quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Saiu na Veja: Itaboraí foi a cidade que teve maior aumento na coleta de lixo no Brasil



Na última edição da Revista Veja impressa, a maior revista em circulação do país, com o mais alto índice de credibilidade, Itaboraí foi destaque por ser a cidade com mais de 200 mil habitantes que mais ampliou a coleta de lixo no Brasil. A publicação n°2241 da revista, em 02 de novembro/2011 destaca que em 2000, apenas 60% dos domicílios do município eram atendidos pela coleta de lixo. Atualmente este número cresceu consideravelmente, chegando há 93% de coletas.

Um dos maiores influenciadores para este benefício foi a implantação de um aterro particular, em uma área isolada. O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) em Itaboraí é a prova de que é possível tratar resíduos sem prejudicar o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores que vivem em regiões próximas. Segundo a Veja, o investimento reduziu o despejo de lixo em rios e na Baía de Guanabara. Com uma área de 2,7 milhões de metros quadrados, o CTR tem capacidade para receber, por dia, cinco mil toneladas de resíduos.

“Lançado há três anos sobre forte pressão popular, que alegava que o centro poderia causar grandes prejuízos à cidade, o nosso acompanhamento nos faz crer que o CTR atendeu todas as exigências impostas pelos órgãos reguladores (INEA) e por isso não está causando nenhum prejuízo ao município”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Adelmo Santos.

Ainda de acordo com o secretário, se continuar neste ritmo, atenderá plenamente não somente a Itaboraí como também aos municípios vizinhos. “Para não fazermos correções tardias, estamos monitorando os aquíferos existentes na área de influência do CTR, verificando as alterações dos níveis de água e acompanhando a situação, buscando inovações para essas mudanças”, acrescentou.

Para chegarmos ao nível de excelência, o próximo passo é intensificar a coleta seletiva de lixo com projetos voltados para Educação Ambiental, reciclagem e geração de emprego e renda, revertendo o lixo em riqueza para cidade

Daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares