domingo, 27 de novembro de 2011



Foi promovido o encontro nesta sexta-feira (25) no Polo de Atenção às Pessoas Ostomizadas em funcionamento na Policlínica de Manilha, Itaboraí, que foi o município escolhido este ano para sediar o encerramento das atividades de 2011 da reunião estadual dos ostomizados, com o intuito de mobilizar a sociedade e defender a cidadania dos portadores de ostomia.

Cerca de 200 pessoas participaram da confraternização, que também comemorou o Dia Nacional dos Ostomizados, lembrado no dia 16 de novembro.
Itaboraí foi a primeira cidade do Estado do Rio a implantar o serviço de acordo com as diretrizes do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde.

Além do município, a unidade também presta serviços aos pacientes de Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, que são atendidos por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social.

A presidente da Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), Cândida Carvalheira, ostomizadas há 29 anos, informou que no Rio há 25 polos para atender os portadores de ostomia. “Devemos mobilizar a sociedade e o poder público para que todos os municípios ofereçam esse atendimento e melhorem a qualidade de vida desta parcela da população. Estamos lutando para que a Portaria nº 400/2009 do Ministério da Saúde saia do papel para garantir a cidadania de todos os ostomizados”, destacou.

Desde 2008 os ostomizados de Itaboraí recebem orientação e apoio da Prefeitura.
Atualmente 99 pacientes estão cadastrados e recebem, mensalmente, um kit contendo 10 bolsas coletoras de colostomia ou urostomia e material como gazes, luvas, álcool, soro fisiológico, entre outros itens, dependendo da avaliação médica.
Além de fornecer a bolsa, o polo também dispõe de serviço social, para apoiar os familiares, e dinâmicas de grupo para trocas de experiências entre os pacientes que se encontram nessa situação.

O mais novo paciente cadastrado na unidade tem apenas sete meses de vida. Miguel Cosme Peixoto, nasceu com problema no intestino grosso e usa bolsa de colostomia desde seu primeiro dia vida. De acordo com mãe do bebê, a dona de casa Flávia Cosme da Silva Peixoto, no começo foi difícil superar a dificuldade, mas toda família teve que se acostumar. “Foi uma surpresa pra gente quando ele nasceu. Hoje fazemos um acompanhamento do seu desenvolvimento e recebemos toda assistência do polo de ostomizados de Itaboraí, que tem nos orientado também na área psicológica”, afirma.

Pacientes de Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim podem se cadastrar.
Para se cadastrar no programa o portador de ostomia deve levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, laudo médico e cartão do SUS até a Policlínica de Especialidades Médicas José de Oliveira Filoco, que fica na Rodovia Manilha-Magé (BR 493), km 0, Trevo de Manilha, Itaboraí (ao lado da UPA 24 horas). Telefones: 2635-9577 ou 2635-9296. 
O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares