sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inicio da vacinação contra febre aftosa em Itaboraí



A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, iniciou este mês de novembro a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa nos animais município.
quatro propriedades rurais, como Sítio Santa Luzia, em Sambaetiba, e a Fazenda Vargem Grande, na Reta Velha, que cedem seu espaço para os profissionais vacinarem o gado dos pequenos produtores vizinhos. Cerca de 300 cabeças de gado foram imunizadas.

Durante todo este mês a equipe irá às propriedades para aplicar a vacina, que é gratuita aos pequenos produtores. “Itaboraí é o único município da região a fornecer a vacina e aplicação sem nenhum custo para os produtores”, disse Renato Ferreira. De acordo com ele, a expectativa é vacinar 15 mil cabeças até o fim deste mês, somando, em média, 30 mil doses fornecidas anualmente. A primeira etapa foi realizada em maio.

O produtor rural que não vacinar ou não declarar a vacinação está sujeito a penalidades, como multas e ainda ter a venda do animal proibida. O transporte dos animais que não estão imunizados também é proibido. Para isso, a secretaria está viabilizando o fornecimento do Guia de Transporte de Animais (GTA), aqui mesmo no município. Atualmente fornecido pela Secretaria Estadual de Agricultura, o que obriga o produtor ir ao Rio para retirar, em breve estará disponível em Itaboraí.

A Secretaria de Agricultura recomenda ao produtor que não estiver com a vacinação dos animais em dia que agende uma visita da equipe de imunização para evitar punição. A vacinação é obrigatória. Informações pelo telefone 3639-1570.

Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares