segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aconteceu no fim de semana

10º Encontro de Veículos Antigos



Cerca de 50 carros antigos participaram do 10º Encontro de Veículos Antigos, na Praça Marechal Floriano Peixoto, na manhã deste domingo (06/11), em Itaboraí. O evento foi realizado pela Associação de Veículos Antigos em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Diversos carros foram expostos durante o evento, como o fusca vermelho ano 80 do ex-secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra. “Sempre prestigiei o evento e este ano é especial porque estou expondo meu carro pela primeira vez,” disse Cobra. O carro mais antigo foi o Pacemaker 1951, batizado de Hudson, de placa preta, significando que as peças do automóvel são acima de 90% originais.

 “Este ano estamos comemorando nosso 10º encontro no mês de novembro, que é também o mês da fundação da associação. Além de expor os carros antigos este evento também possibilita os colecionadores a trocar ideias e experiências”, disse o vice-presidente Adalgenio R. Antunes.

Outro destaque foi o Chevrolet Belair 1957 preto, que também possuía a placa preta indicando a originalidade das peças. Durante o evento houve sorteio de brindes, troféus de participação e certificados para todos que expuseram seus veículos. “Sou um apaixonado por carros antigos todo ano participo desse evento. Futuramente pretendo expor meu fusca anos 70," disse Alcemir Veiga.

Via

Itaboraí recebe O Duo Cancionâncias







O Teatro Municipal João Caetano recebeu na noite da última sexta feira (04/11) o Duo Cancionâncias, em recital de música erudita brasileira interpretada pelos músicos Manuelai Camargo e Cyro Delvizio.

Itaboraí foi uma das cidades escolhidas para receber o recital através do edital para a 4ª Edição do Circuito das Artes do Rio de Janeiro, O repertório, com 16 músicas, contou a história da música brasileira desde a época do império até a atualidade, sob o olhar de compositores fluminenses tais como Alberto Costa, Barroso Netto, Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Celeste Jaguaribe e Ronaldo Miranda. Além de compositores que contribuíram para a música, como Antônio Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Waldemar Henrique e Cláudio Santoro.

As canções executadas abrangeram modinhas, temáticas folclóricas e músicas que, embora sejam de compositores denominados “eruditos”, flertam com gêneros populares como o samba e a bossa- nova, e faz uso do folclore como inspiração para suas criações.

“Eu adorei! A cidade tem que receber sempre músicas boas assim, músicas do meu tempo”, elogiou Josenir Pereira de Castro, 72 anos.

Para a cantora Manuelai Camargo, o grande objetivo da apresentação é desmistificar a música erudita. “Tirar esse preconceito com a música e mostrar que esse gênero é bonito e melodioso. Trazer a música de volta para as pessoas, pois ela já foi popular em sua época”, destacou.

Cyro Delvizio concluiu o curso de Bacharelado em Violão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2004 e atualmente é mestrando em Musicologia na mesma universidade. Já Manuelai Camargo, soprano dramático, iniciou seus estudos de canto com a professora Maria Helena Schneider no Conservatório de Música Leo Schneider. Atualmente é bacharelada em canto do curso de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Via

Alunos conhecem a maior estação de tratamento de água do mundo




Um dia de muitas descobertas. Assim foi a última quinta-feira (03/11) para os 44 alunos do 6°ano da escola municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi. Em visita a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Guandu, em Nova Iguaçu, os estudantes puderam aprender e conferir de perto o trabalho realizado desde a captação da água até seu consumo final.
De acordo com a diretora da escola, Simone Coelho Pereira, a visita dos alunos a ETA de Guandu faz parte do projeto pedagógico “Luzia e Cidadania no Coração de Itambi”, que trabalha com a valorização da escola, do bairro e do cidadão. “Entrei em contato com o coordenador de atividades da Cedae do Rio de Janeiro, Ronaldo Gama, e ele me informou sobre este projeto de visitação à estação de tratamento. Os alunos adoraram e fizeram várias perguntas, viram na prática aquilo que aprendem em sala de aula”, destacou.

Os estudantes assistiram palestras sobre toda etapa de tratamento e fornecimento da água, responsabilidade com o recurso natural, reciclagem e cuidados com o meio ambiente. Após fizeram um passeio pela estação, acompanhando todo processo de tratamento da água. Os alunos ganharam lanche e transporte gratuito e, ao final, um kit contendo uma garrafa de água, sacolas de lixo ecológicas e livros explicativos.Participaram também da visitação, a diretora adjunta da escola, Roseli de Oliveira e o professor de Ciências da turma, Eris Gomes Amado.

Inaugurada em 1955, a ETA de Guandu é atualmente a maior estação de tratamento do mundo, produzindo cerca de 43 mil litros por segundo para abastecer os municípios de Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí. É responsável por cerca de oitenta por cento do abastecimento de água potável da região metropolitana do Rio de Janeiro. Utiliza as águas do rio Guandu, que é formado pela junção das águas do rio Ribeirão das Lajes e dos rios Piraí e Paraíba do Sul

Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares