segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia de mobilização para cuidar da saúde da mulher


A unidade de saúde da família de Ampliação II, em Itaboraí, promoverá um dia de mobilização para cuidar da saúde da mulher.

Nesta terça-feira, dia 08/11, das 8h às 17h, os profissionais estarão incentivando mulheres sexualmente ativas, principalmente na faixa etária dos 25 aos 59 anos, para realizar gratuitamente exames preventivo e da mama.
Também haverá palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDS, câncer do colo do útero e técnicas para realização do autoexame.

O objetivo é buscar o público feminino que nunca fez o exame ou está há mais de dois anos sem fazer. Servirá também para rastrear nesta população casos de lesão pré-cancerígenas, além de sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis.

O exame preventivo ou Papanicolaou é simples, rápido (dura cerca de 10 minutos) e sem dor. Para garantir a eficácia do resultado, a mulher deve evitar relações sexuais nas últimas 72 horas e também não pode estar menstruada. Inicialmente, um preventivo deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um intervalo de um ano) apresentarem resultado normal, o Papanicolaou pode passar a ser feito a cada três anos.


Um comentário:

  1. meu nome e marcia rodrigues do nascimento, estou aguardando marcarem exame de biopsia de mama de SUS, eles dizem que não tem previsão, tenho 2 nódulos, eles dizem que não apareceu nada para marcarem esse exame de biopsia de mama, os papeis ficam preço no posto do antigo fórum, peço ajuda que marquem mais rápido possível, obrigado.

    ResponderExcluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares