quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Itaboraí adere ao Minha Casa Minha Vida 2


A Prefeitura de Itaboraí, juntamente com as 18 prefeituras da região Centro Leste Fluminense firmaram, com a Caixa Econômica Federal firmaram, em Niterói, termo de adesão ao programa Minha Casa Minha 2, que se enquadra na faixa 1 do Programa, destinada a famílias com renda de até R$ 1.600.
O evento aconteceu no auditório da Superintendência Regional da CEF e contou com a presença do prefeito Sérgio Soares, que destacou a importância deste programa para Itaboraí: “com a instalação do Comperj, precisamos viabilizar moradias para a população que virá para a nossa cidade em busca de melhores oportunidades”, disse.

O superintendente regional da Caixa, Raimundo Célio Augusto Macedo, falou sobre a importância da adesão dos municípios ao Programa Minha Casa Minha Vida 2 e informou sobre a criação de uma gerência de Desenvolvimento Urbano, em Niterói. “A área está sendo reestruturada com o objetivo de estreitar o relacionamento com as prefeituras e dar mais celeridade aos projetos que envolvam recursos federais”, ressaltou o superintendente. Durante o evento, a gerente regional de Governo, Valéria Telles, apresentou algumas informações sobre o programa e explicou que o termo de adesão é o primeiro passo para que o município possa participar do Programa 2.

O Minha Casa Minha Vida 2  promete contratar dois milhões de unidades habitacionais e investir R$125,7 bilhões até 2014 - R$ 72,6 bilhões são para subsídio e R$ 53,1 bilhões, para financiamento.  A segunda fase do programa prevê ainda a ampliação das faixas de renda familiar, o que proporcionará inclusão de um maior número de beneficiados, priorizando as famílias de menor renda.

Participaram também prefeitos de Araruama, André Luiz Mônica e Silva; Rio Bonito, José Luiz Alves Antunes; São Gonçalo, Aparecida Panisset; São Pedro da Aldeia, Carlindo José dos Santos Filho; Tanguá e presidente do Conleste, Carlos Pereira, e representantes dos demais municípios.


O que significa isso?

Significa que com o programa Minha Casa Minha Vida é preciso ter uma renda média de 2 mil reais pra financiar uma casa de R$100.000,00 com prestações de R$500,00 em média (por exemplo) .Por isso só encontramos casas de R$100.000,00 para serem financiadas na cidade. Não existe um estimulo a construção de casas mais baratas para serem financiadas.

Com o programa Minha Casa Minha Vida 2 os subsídios do governo são maiores.
Logo, poderemos ver em Itaboraí casas ou apartamentos populares sendo financiados a R$50,00 por mês para familias de baixa rendaque se enquadrem em determinadas regras do programa.

"...esse valor mínimo é o da chamada Faixa 1 de renda. As famílias que ganham até R$ 1.600 por mês podem se cadastrar na prefeitura da cidade onde moram ou nos postos de programas de habitação estaduais para serem beneficiados." 

" A Faixa 1 do programa limita a prestação a até R$ 160 por mês. É um público que foi nas prefeituras, se cadastrou, teve a renda qualificada, recebeu atendimento de assistente social e vai ser atendida pelas listas de Cohab, Inocoop e outros [programas do tipo]."

"O Minha Casa 2 prevê subsídios bem servidos (cerca de 90% do valor total do imóvel), mas só se o preço da casa não passar de R$ 63 mil ou o do apartamento, R$ 65 mil. Os juros do financiamento são zero e cabe às construtoras lançar esses projetos para viabilizar a oferta aos compradores."

Só precisamos torcer (e o poder público se precaver - oferecendo soluções para isso) para que isso não ocorra:

"- No município de SP não tem oferta de imóveis para a Faixa 1. Apesar de a cidade ter o maior déficit habitacional do país, não dá para construir no valor de R$ 63 mil. A escassez de terrenos e o elevado valor do metro quadrado estão inviabilizando as construções."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares