sexta-feira, 29 de março de 2013

Prefeitura de Itaboraí vai recadastrar 6 mil servidores




A Secretaria Municipal de Administração de Itaboraí já iniciou estudos para realizar o recadastramento dos 6 mil servidores efetivos e comissionados da Prefeitura. O objetivo é atualizar os dados cadastrais de todos os funcionários da ativa, para que haja melhor distribuição dos recursos humanos no Município. Além disso, as informações poderão ser usadas como subsídios para a implementação de políticas públicas direcionadas ao funcionalismo. A previsão é a de que, em até 60 dias, o estudo esteja concluído.

De acordo com o secretário de Administração, Jorge Armando Pimentel, o recadastramento exige um levantamento preliminar sobre todos os servidores, e será dividido em diversas etapas. O procedimento, diz ele, vai marcar o início de uma nova era no processo de atualização dos dados do funcionalismo em Itaboraí.

“Uma empresa será contratada para realizar este censo e digitalizar os documentos. Todos os servidores da Administração Direta, Autarquias e Fundações serão convocados”, afirma o secretário. “O recadastramento também será obrigatório para funcionários cedidos a outras instituições, afastados ou licenciados”.

Fazer o recadastramento é uma obrigação legal de todo servidor público. Informações como endereço, número de dependentes, email e telefone deverão ser atualizados. O procedimento também é um instrumento de gestão que irá dimensionar e localizar por lotação os servidores do Município.

Médico em outro estado

Ainda de acordo com Jorge Armando, já foram identificados 30 funcionários da Prefeitura de Itaboraí cedidos para outros poderes. Há um caso de cessão até para outro estado.

“Descobrimos um médico concursado do nosso Município trabalhando há anos em um estado da Região Norte do país”, contou o secretário.

Aposentados e Pensionistas

Segue até o dia 31 de maio o recadastramento anual dos 701 aposentados e 202 pensionistas no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi). A atualização obrigatória está sendo realizada por meio do cadastro biométrico (identificação das digitais) para garantir a segurança da base de dados, além de tornar o processo mais rápido e eficaz.

Os beneficiários estão recebendo o aviso nos contracheques a respeito do procedimento. Para realizar o recadastramento é necessário a apresentação dos seguintes documentos originais: RG, CPF, comprovante de residência e o último contracheque.

Prefeito de Itaboraí volta a despachar no hospital para checar atendimento



O Prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, voltou a acompanhar de perto, nesta quarta-feira (27/03), o atendimento ao público no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Helil dedicou todo o dia para verificar o andamento da fila de espera para a realização da primeira consulta e tomou providências para agilizar ainda mais o atendimento. O prefeito também auxiliou na triagem do pronto-atendimento, verificando as fichas dos pacientes e encaminhando as pessoas até os consultórios médicos. Às 8h30, havia 40 pacientes na sala de espera para serem atendidas. Após as 10h, o número caiu para 11.

“A prioridade do meu governo é a saúde. Quando cheguei hoje, vi que a sala de espera estava cheia, e pedi ao diretor do hospital, Ronaldo Veiga, para que também viesse atender”, explicou o prefeito. “Não quero que o paciente fique esperando por mais de meia hora”, disse Helil, que, no primeiro dia de governo, montou um gabinete provisório no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior para acompanhar durante uma semana os problemas da unidade.

O pronto-atendimento é o primeiro lugar para onde o paciente se dirige para relatar seus problemas e ter o diagnóstico médico. Atualmente, o setor conta com cinco clínicos e três auxiliares que ajudam na triagem e encaminhamento de pacientes.

Com fortes dores no estômago, o coletor de lixo Antônio Carlos de Oliveira Filho, 24 anos, chegou ao hospital às 7h.

“Ainda bem que o prefeito está aqui hoje. Estou esperando há um tempão, mas acho que iria ficar ainda mais se o Helil não estivesse agilizando o serviço. Todo Ppefeito tem que dar atenção total à saúde e ver o que o povo está precisando”, afirmou.

Durante o dia inteiro, Helil Cardozo ouviu os pedidos dos pacientes, reclamações e sugestões, além de despachar com alguns secretários municipais e atender algumas pessoas.

“Vou colocar a saúde de Itaboraí para funcionar. Virei aqui quantas vezes forem necessárias para melhorar o atendimento à população. É a prioridade do meu governo”, finalizou o prefeito.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Itaboraí terá reforço de PMs do Proeis



Policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) passarão, dentro de alguns meses, a reforçar a segurança em Itaboraí. Ao todo, 12 policiais militares atuarão diariamente na cidade, durante seus períodos de folga da corporação, com gratificações pagas pela Prefeitura.

“Nosso objetivo é aumentar a segurança dos cidadãos e, ao mesmo tempo, retirar os policiais da informalidade, dando a eles a oportunidade de atuarem legalmente em seus horários de folga”, disse Ricardo Sales, secretário municipal de Segurança e Defesa Civil. “Estamos estudando quais são onde distribuí-los.

Estão nos planos do secretário, ainda, a realização de ações conjuntas da Guarda Municipal com o 35° Batalhão da Polícia Militar. Sales também quer ouvir a população, e disponibilizará, em breve, urnas em alguns pontos do Município, nas quais serão coletadas opiniões, sugestões e reclamações sobe segurança.

“Queremos realizar planejamentos através, também, de dados coletados nas comunidades, verificando aspectos sociais, econômicos e físicos, para fazermos um bom estudo de nossas ações, a fim de obtermos sucesso na execução das atividades em parceria com a PM”, disse Sales.

Os PMs que atuam no Proeis trabalham fardados e armados, com os equipamentos e as garantias constitucionais do Estado, agindo em diferentes funções, desde o apoio à Guarda Municipal no combate ao comércio irregular, até a fiscalização de trânsito e da ordem locais. As viaturas utilizadas terão identificação do Proeis, e os policiais usarão braçadeiras especiais, na cor vermelha.

Itaboraí faz primeira reunião do programa “Crack, É Possível Vencer”



Após a definição dos membros que farão parte do Comitê Gestor Municipal do “Crack, É Possível Vencer”, programa do Governo Federal ao qual Itaboraí vai aderir, a primeira reunião do grupo ocorreu  com o objetivo de acelerar a regularização das condições necessárias para a implementação do projeto, que tem a missão de prevenir o uso, combater o tráfico e promover um serviço de atenção integral ao usuário da droga.

“Nossa intenção é desenvolver uma série de ações, em conjunto com outras secretarias, para, com a colaboração da sociedade, ampliarmos e fortalecermos nossa capacidade de prevenção e combate à essa droga”, disse o coronel Livington de Faria, subsecretário municipal de Segurança. “Temos de pensar de forma integrada, sempre atentos para que este mal não afete nossos cidadãos”.

Além de Livington, fazem parte do comitê os secretários municipais de Segurança e Defesa cilvil, Roberto Salles, e Saúde, Edilson dos Santos. Também compõem o grupo Antônio de Souza, representando a Secretaria de Educação e Cultura; Cleunice Maria Gomes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Carlos Márcio Lisboa.

A próxima ação do grupo é a realização de uma videoconferência com representantes do Governo Federal, para tratar de assuntos referentes ao projeto.

O programa “Crack, É Possível Vencer” tem por objetivo aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas e promover ações de educação, informação e capacitação. O projeto reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública, além de atividades complementares de educação e garantia de direitos. A metodologia é dividida em três eixos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridade.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Itaboraí amplia atendimento psicopedagógico a estudantes



O Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (Napem) de Itaboraí passará a atender os alunos da Rede Municipal diariamente, conforme anunciou o prefeito Helil Cardozo. Com três polos de atendimento e 43 funcionários, o Napem oferece aos alunos da rede pública os serviços de psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.
Até o ano passado, os polos atendiam de duas a três vezes na semana. A partir de agora, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Helil Cardozo também anunciou a intenção de instalar novos polos de atendimento no município.

"Começamos um governo com muitas dificuldades, principalmente na Educação. Por isso, o Napem ainda não vai funcionar da forma que queremos, mas já começamos a atender todos os dias, com todos os serviços disponíveis, o que é um avanço”, disse Helil. “Mas nossa intenção é a de construir novos polos ainda este ano, e até 2016 queremos ter pelo menos um polo em cada distrito da cidade".

Geni de Mello, mãe de um aluno atendido pelo Napem, se mostra otimista com com o atendimento diário.
"Meu filho é hiperativo, e muitas vezes fui até o polo de Manilha mas não tinha psicólogo para atender. Agora, sabendo que estarão lá todos os dias, posso ir tranquila. Esse tipo de atendimento é muito importante para nós", disse Geni.
Segundo Lorena Coutinho, diretora-geral do Napem, os polos também serão mais abrangentes no atendimento às crianças.
"O foco do Napem era somente a aprendizagem. Hoje, vamos atender o aluno independentemente do problema estar ou não vinculado ao seu desempenho escolar, e, se for preciso, vamos encaminhá-lo para um tratamento mais específico", afirmou Lorena.
Também participaram do encontro o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, e a secretária de Educação, Susilaine Duarte, junto com os subsecretários de sua pasta.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Vaga de encarregado civil para construtora em Itaboraí




Necessário:
Ensino médio completo;
Experiência em construção (obra civil), fundação, concreto armado, blocos de concreto (alvenaria), pintura, esquadrias e revestimentos;
Conhecimento de leitura de projetos;
Com liderança.

Disponibilidade para trabalhar aos sábados.

Salário: R$2.200,00

Benefícios:
VT / Alimentação no local / Cesta básica / Seguro de Vida.

Interessados enviar CV no corpo do e-mail para curriculo@referenciarh.com no assunto colocar ENCARREGADO CIVIL.

Obs.: E-mails com CV anexado ou fora do assunto serão automaticamente excluídos.


Via Vagas Itaboraí

Itaboraí agrega moto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município


Uma motolância (moto equipada com remédios e equipamentos médicos) começa a rodar nas próximas semanas em Itaboraí para atendimento às ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Município. O veículo zero km  foi levado para a oficina mecânica, onde passa por uma revisão geral.

Doada pelo Ministério da Saúde, a motolância foi entregue ao Samu em setembro de 2010. De acordo com Ronaldo Cavalcanti, coordenador do Samu de Itaboraí, a importância do uso da moto se dá devido à rapidez com que o veículo pode chegar aos locais de ocorrências e realizar o atendimento prévio de pacientes até a chegada da ambulância básica ou da UTI Móvel. Essa motolância é fundamental para toda a população de Itaboraí, pois pode entrar rapidamente em áreas de difícil acesso e realizar mais atendimentos. O veículo será equipado com aparelhos e remédios utilizados em primeiros socorros, além ser conduzido por técnicos de enfermagem experientes e qualificados há pelo menos dois anos para fazer intervenções e demais avaliações imediatas”, disse Cavalcanti. “Ao chegar com mais rapidez ao local do socorro, o técnico poderá acionar as demais forças, como Polícia Militar e Bombeiros, em caso de necessidade”.

A motolância vai operar durante o dia, obedecendo ao protocolo federal. A habilitação do veículo na Rede do Samu 192 do Governo Federal também vai garantir repasse mensal de R$ 7 mil ao Município para a manutenção do serviço.

Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a motolância vai ampliar as chances de sobrevida do paciente com risco de morte que buscar o atendimento pelo telefone 192. “Apesar de hoje os nossos socorristas já terem o compromisso diário de salvar vidas, a motolância vai nos ajudar a diminuir o tempo de resposta no atendimento e avaliação inicial da vitima”, diz Edilson Francisco. “No caso de uma parada cardíaca, por exemplo, 5 minutos de diferença aumentam em mais de 50% as chances de sobreviver sem sequelas. A moto terá também a função de dar à base do Samu um respaldo técnico mais apurado da gravidade da ocorrência para definirmos a liberação, se necessário, da Unidade de Suporte Avançado”.

A maioria dos atendidos pelo Samu em Itaboraí são de vítimas de acidentes de trânsito (grande parte devido ao aumento no número de carros e motos que transitam pela cidade), mal súbito em residência, crise hipertensiva ou renal e surto psiquiátrico. O Samu realiza o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e emergência em domicílio e via pública. É um serviço no qual não se exige documentação do usuário, e destinado a toda população.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Itaboraí convoca 163 professores concursados



Conforme anunciado pelo Prefeito Helil Cardozo em fevereiro, mais 163 professores concursados deverão se apresentar para integrar a rede de ensino de Itaboraí. Esta é a segunda convocação realizada pela Prefeitura para os profissionais da educação este ano. Em janeiro, 80 educadores foram chamados e já estão trabalhando nas salas de aula do Município.
 
Os habilitados nesta etapa serão encaminhados à junta médica do Município a fim de realizar exames admissionais. Segundo o secretário municipal de Administração, Jorge Armando, os novos professores darão aulas para o primeiro (1º ao 5 º ano) e segundo (6º ao 9º ano) segmentos.
 
Até 2016, a Secretaria de Educação de Itaboraí quer implementar o ensino integral em todas as escolas municipais, e planeja que ao menos metade das unidades de ensino já tenha adotado o sistema até o fim de 2014.

Das 86 escolas municipais de Itaboraí, 60 foram contempladas, este ano, pelo Programa Mais Educação, do Governo Federal, que proporciona atividades complementares, visando a auxiliar na implementação do horário integral para cerca de 100 alunos em cada unidade. Cabe à Prefeitura contemplar os estudantes que não foram incluídos no programa.

“Tenho certeza de que nossa equipe é capacitada para cumprir todos os objetivos”, diz a secretária de Educação, Susilaine Duarte.

O processo de implementação do horário integral já foi iniciado, com a estruturação da rede. Num primeiro momento, 18 escolas serão contempladas com atividades de balé, teatro, coral e banda, que devem começar ainda este mês.

Novo posto de saúde fica pronto em maio em Itaboraí




Até o fim de maio, a Secretaria de Obras de Itaboraí finaliza a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Verde, localizada no distrito de Manilha. Na manhã desta segunda-feira (11), o gestor da pasta, Rafael Cohen, visitou a obra, que estava abandonada desde 2011 pela gestão anterior da Prefeitura.

Além de fiscalizar o serviço, Cohen também verificou se todos os equipamentos e materiais para a finalização dos trabalhos já estavam comprados.

“Nesse governo, as obras serão planejadas e realizadas de forma correta. Acabou aquela história de fazer tudo de forma intuitiva. O trabalho agora é realizado de forma técnica”, afirmou Cohen.

Com orçamento de R$ 418 mil o projeto, retomado em fevereiro deste ano, é custeado pelo Governo Federal, incluindo a contrapartida do município. A UBS vai disponibilizar à população salas para atendimento de ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, além de locais para a realização de curativos, vacinação e um espaço multiuso para palestras e campanhas de conscientização.

Os principais serviços oferecidos pela unidade de saúde serão consultas médicas, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Todo o mobiliário, contratação de pessoal e custeio da unidade ficará a cargo da Prefeitura.

O secretário municipal de Saúde, Edimilson Francisco dos Santos, comemora a retomada das obras, e o início do funcionamento da unidade:

“Ver as obras deste posto paralisadas era uma situação absurda, crítica. Estamos agilizando os trabalhos para pôr esta unidade para funcionar. A população não pode mais ser prejudicada”, garantiu.

Também já foi apresentada a documentação ao Governo do Estado para a construção da primeira Clínica Estadual de Saúde da Família no município. Em fevereiro passado, representantes do Executivo estadual visitaram um terreno no bairro de Cabuçu, 6º distrito da cidade, local escolhido pelo Prefeito Helil Cardozo por se tratar de área mais necessitada e distante do centro da cidade.

Pré-moldada e de rápida execução – no estilo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – a construção da Clínica de Saúde da Família visa aumentar e dar mais suporte ao atendimento das famílias residentes na região.

Ao Estado cabe o custeio e a construção da unidade. A administração e a contratação de funcionários ficarão sob responsabilidade do Município.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Itaboraí repara 572 pontos de luz em dois meses



Em dois meses de gestão, a Secretaria de Serviços Públicos de Itaboraí tem atendido a diversos pedidos de reparos feitos por meio do Disque Serviços Públicos, serviço telefônico que a Prefeitura colocou à disposição da população. Nesse período, já foram reparados 572 pontos de luz no Município. O Centro foi a região com maior demanda, somando 366 ocorrências, seguido por Manilha, com 80, e Itambi, que teve 79 pontos de luz reparados até 28 de fevereiro. O serviço também foi realizado em Visconde (26), Pachecos (13), Cabuçu (6) e Porto das Caixas (2).
O Disque Serviços Públicos pode ser acionado pelo número 2635-7452, ramal 205,

Trabalhando inclusive aos sábados e domingos, a Secretaria também fez limpeza manual em 57.228m² de córregos e canais, além da retirada de 1.555m³ de entulhos. Em parceria com a pasta de Agricultura, Abastecimento e Pesca, foram realizadas, também, podas, aparação de grama e limpeza nas praças dos bairros Jardim Imperial e Campo Lindo, além das praças Marechal Floriano Peixoto e Alarico Antunes, no Centro.

“Começamos a atuar há apenas dois meses, e sabemos que ainda há muita coisa a ser feita. O cidadão pode ter certeza de que continuaremos trabalhando diariamente, de domingo a domingo, buscando o melhor para nossa cidade”, disse Marcos Le Gentil, secretário municipal de Serviços Públicos de Itaboraí, anunciando, ainda, a conclusão de reparos no piso de cerca de 2 km da Avenida Genésio da Costa Cotrim, que liga os bairros de Quissamã e Nova Cidade.

O Disque Serviços Públicos está à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Cursos gratuitos de artes com inscrição aberta em Itaboraí



A Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa, em Itaboraí, está com inscrições abertas para cursos de vitral, cerâmica (modelagem e pintura), bordado em fitas e pintura em seda.

Ao todo, são 160 vagas, sendo 40 para cada especialidade.
O aluno pode se inscrever até o dia 28 de março em, no máximo, duas modalidades.

Os cursos, gratuitos duram 10 meses, com aulas uma vez por semana, de 4 horas de duração, nos períodos da manhã ou tarde. Ao término, os alunos recebem um certificado.

Segundo o presidente da Fundação Cultura de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, o principal objetivo da atual administração municipal é dar uma “nova cara” à Escola de Artes e Ofícios. “Nossa meta é valorizar e potencializar a capacidade artística dos futuros artistas da cidade. Assim, eles terão mais condições de apresentar seus trabalhos. Também vamos investir em cursos de capacitação e aperfeiçoamento”, ressalta Cláudio Dutra.

Além dos novos cursos, a instituição conta ainda com aulas de patchwork, corte e costura, manicure, aplicação de pedrarias, artesanato em feltro, bonecas de pano, bordado, crochê, decoupagem, desenho artístico, pintura em tecido, pintura em tela, tear e tricô. Para alguns desses cursos, ainda há algumas vagas disponíveis.

Os interessados devem ser maiores de 14 anos, exceto para a área de cerâmica, cuja idade mínima é de 7 anos. Para a inscrição é preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores devem ir acompanhados de seus responsáveis e levar declaração escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3639-1507.

A Escola de Artes e Ofícios Washington Luiz José da Costa fica na Rua Coronel Antônio Leal, nº 53, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Itaboraí planeja aumentar verba do ICMS Verde



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí planeja investir em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, visando a preservação do meio ambiente e, consequentemente, o aumento no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para o Município, por meio da Lei do ICMS Verde.

As ações, previstas para serem concretizadas ainda este ano, incluem o fim dos lixões de Jardim Ferma e Itambi, a implantação de um sistema de coleta seletiva porta a porta e a estruturação da reciclagem desse lixo, coletado por meio de cooperativas, as quais já executam o serviço em Itaboraí, mas que não tinham o devido apoio da Prefeitura. Além disso, já estão sendo avaliadas áreas para serem transformadas nas primeiras unidades de conservação do Município.

No fim de fevereiro, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Zangari, participou do Seminário de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O evento reuniu 20 prefeitos e 77 secretários do Ambiente das 92 cidades fluminenses.

Entre os assuntos discutidos, um ponto importante para o município refere-se ao trabalho de macrodrenagem, executado pelo Inea e a SEA em diversas regiões do estado, e que ainda não chegou a Itaboraí. Segundo o secretário, esse trabalho resolveria o problema de drenagem, por meio de rebaixamento de calhas de córregos e rios, evitando a construção de imóveis em áreas com alto potencial de acidentes.

“Este ano, o Governo do Estado vai distribuir R$ 177,7 milhões às prefeituras que investem na preservação do meio ambiente. Para receber boa parte desta verba faremos nosso dever de casa, que inclui avançar em saneamento básico e investir em unidades de conservação municipal”, afirmou o secretário. “Gestão ambiental gera emprego e ganho financeiro para a cidade, além de representar um benefício gigante para o meio ambiente”, acrescentou.

Criada em 2007 pela Lei Estadual nº 5.100, a iniciativa tem dois objetivos principais: ressarcir os municípios pela restrição ao uso de seu território, notadamente no caso de unidades de conservação da natureza e mananciais de abastecimento; e recompensar os municípios pelos investimentos ambientais realizados, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos os vizinhos, como no caso do tratamento do esgoto e na correta destinação de seus resíduos.

O ICMS Verde é composto pelos seguintes critérios: 45% para unidades de conservação; 30% para qualidade da água; e 25% para gestão dos resíduos sólidos. Para se habilitar a receber os recursos, os municípios devem dispor de Sistema Municipal de Meio Ambiente, composto por órgão executor de política ambiental, um conselho e um Fundo de Meio Ambiente, além de guarda ambiental.

Os repasses são proporcionais às metas alcançadas nessas áreas: quanto melhores os indicadores, mais recursos as prefeituras recebem. A cada ano, os índices são recalculados, dando uma oportunidade aos municípios que investiram em conservação  ambiental para que aumentem sua participação no repasse de ICMS.

terça-feira, 19 de março de 2013

Vagas de emprego em Itaboraí

 Cargo:   Eletricista Industrial

Local: Itaboraí - RJ

Empresa de médio porte no ramo da construção civil, com mais de 30 anos de mercado na área de fabricação de argamassa localizada em Itaboraí, contrata:

Vaga Eletricista Industrial

Morador de Itaboraí, São Gonçalo ou Tanguá.

Trabalho temporário de um mês, diária de R$ 100,00.

Interessados enviar currículo para: rhcerta@yahoo.com.br; Imprescindível mencionar no assunto Eletricista Industrial VG URG

Via



Cargo:   Ajudante de Carga e Descarga

Local: Itaboraí - RJ

Empresa de médio porte no ramo de construção civil, na área de fabricação de argamassa, com mais de 30 anos de mercado, localizada em Itaboraí, contrata:

Vaga Ajudante de Carga e Descarga

Com experiência em trabalhar com peso;

Sexo masculino;

Morador de Itaboraí, São Gonçalo ou Tanguá.

De segunda à sexta de 7h até 17h.

Oferecemos:
-Salário de R$ 770,00;
-Cesta básica;
-Horas extras;
-Vale transporte.

Interessados enviar currículo para: rhcerta@Yahoo.com.br; Imprescindível mencionar no assunto Ajudante de Carga e Descarga VG URG.

Via

Vagas de emprego para motorista carreteiro em Cachoeiras de Macacu



Necessário
Experiência com carreta
CNH categoria - E

Salário:
R$1.178,00
Comissão:
R$800,00
Por viagem:
R$17,00

Benefícios:
Plano de Saúde
Plano Odontológico
Seguro de Vida

Interessados encaminhar CV no corpo do e-mail para: curriculo@referenciarh.com no assunto colocar MOTORISTA CARRETEIRO

Obs.: E-mails com CV anexado serão automaticamente excluídos.

Via Vagas Itaborai

segunda-feira, 18 de março de 2013

Audição R.I.O Street Company em Itaboraí


A R.I.O Street Company criada em 2011, pelos bailarinos Marcos Paulo, Ewerton Quirino e Kyvya Karla, chegou em Itaboraí no final do mesmo ano a convite do Studio de dança Patrícia Araújo. Em 2012 a Cia. Se transferiu de vez para cidade e começou ter bailarinos itaboraienses compondo o seu elenco.

Percebendo o potencial artístico da cidade, em 2013 fará sua primeira seleção aberta ( audição) para escolha de novos intérpretes.



Os pré- requisitos são: ser maiores de 15 anos, ter disponibilidade de ensaios aos finais de semana e já ter tido alguma experiência com dança.

Os interessados, devem comparecer à audição no dia 23 de março às 14h, no Studio de dança Patrícia Araújo localizada na Academia Estação Sport Center – Rua Vicente Celestino 143 – Centro – Itaboraí. Maiores informações: 21 8003-4946 / 7223- 4116 - marcospcorreia@hotmail.com

Posto de saúde Milton Rodrigues terá sistema de marcação de consultas modernizado



A prefeitura de Itaboraí vai modernizar o sistema de marcação de consultas médicas do posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues, no Centro, já a partir do dia 25 de março, quando a reserva passará a ser feita pelo sistema de livre demanda: o paciente vai ao posto em qualquer dia do mês para marcar sua consulta. A medida deve solucionar o problema das filas.

“Queremos evitar a formação de aglomerações. Há pacientes que dormiam na fila para pegar número de atendimento. Algumas pessoas se aproveitavam da situação e chegavam a cobrar para ceder a vez àqueles que não tinham condições de ficar ao relento. Não queremos mais isso”, afirmou a diretora-geral do posto, Ana Paula Rangel.
Em um mês a unidade de saúde realiza, em média, 1.500 consultas para clínico geral, pediatra, endocrinologista, nutricionista e dentista. Para a marcação, é necessário a visita ir ao posto levando documentos pessoais e comprovante de residência.

Além das consultas, o posto Milton Rodrigues também realiza o teste do pezinho, troca de sonda,  curativos, retirada de pontos, verificação de pressão arterial (P.A.), teste de glicemia (HGT), ultrassonografia vaginal e obstetrícia, além de vacinação.

Por ser o posto central da cidade, o Milton Rodrigues recebe paciente de todos as  unidades que atuam no programa de saúde da família ( PSFs) do município, principalmente para vacinação.

“Eu sabia que aqui encontraria a vacina que preciso tomar, então vim direto’, disse Fabrício Guimarães, que recebeu indicação dr dru rmptrgsdor para receber uma dose de antitetânica.

A vacina no posto de saúde é universal e disponível para qualquer pessoa, independentemente de morar ou não no município. O Milton Rodrigues disponibiliza doses contra hepatite B e febre amarela, além das vacinas antitetânica, antirrábica, BCG e todas as infantis.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Equipe de Rugby oferece treinos gratuitos em São Gonçalo


Os treinos são todo sábado na Vila Olímpica do lado da fazenda do Colubandê em São Gonçalo.
Com início às 17:00hrs.

É totalmente gratuito e estão começando agora, com 12 pessoas, entre homens e mulheres.

Interessados em treinar adicionem André Mendes no Facebook  .



Itaboraí já recebeu uma partida oficial de Rugby no Alzirão.
Clique aqui e veja as fotos da partida.

Vagas de emprego para Pintor em Itaborai


 
A Gelre, assessorando um de seus clientes, seleciona candidatos com o perfil abaixo:

02 Vagas Pintor

Horário de Trabalho: 7h30 às 17h30;

Salário: R$ 735,00; Benefícios: Vale transporte e Ticket Refeição no valor diário R$15,00;

Vaga TEMPORÁRIA com início imediato;

Formação: ensino fundamental;

Conhecimento específico: Tinta Epóxi Bi Componente;

Interessados pela oportunidade devem enviar currículo para o e-mail recrutamento.carioca@yahoo.com.br; Imprescindível mencionar no assunto Pintor VG URG.

Via

vice-prefeito de Itaboraí instala gabinete itinerante


O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Audir Santana, fez uma visita-surpresa à Central de Atendimento do Bolsa Família na manhã desta segunda-feira (11/03), dando início ao seu gabinete itinerante, que percorrerá com frequência todos os pontos de atendimento ao cidadão sob responsabilidade da pasta. Só no caso do Bolsa Família, cerca de 200 pessoas são atendidas diariamente. Audir vai despachar durante toda esta semana no local.

“Quero acompanhar de perto o atendimento ao usuário,  ouvir críticas e sugestões para melhorar constantemente os nossos serviços”, disse Audir. “Aqui, o espaço é pequeno para os nossos funcionários e para as pessoas que vêm buscar o benefício do Bolsa Família. Como já divulgamos, até a primeira quinzena de abril teremos mais uma área com 100 metros quadrados. Vamos instalar também um call center,  que além de agilizar  os procedimentos, oferecerá mais conforto aos usuários”.

A dona de casa Fabiana Oliveira, grávida de 6 meses e acompanhada dos filhos, de 1 e 4 anos, estava entregando os documentos necessários para obter o Bolsa Família, durante a chegada do vice-prefeito.
“Já dei entrada nos documentos e estou aguardando a resposta da confirmação do meu cadastro. Moro em Itambí e preciso muito do Bolsa Família, porque o meu companheiro, que é pedreiro, ganha muito pouco, cerca de R$ 200”, disse Fabiana.

Itaboraí tem hoje 16 mil beneficiários do Bolsa Família, e estabeleceu como meta chegar a 27 mil, número limite estipulado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que investiu, em 2012, cerca de R$ 2 milhões no programa gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O processo de recadastramento é feito a cada dois anos. Com a futura informatização do sistema, os levantamentos dos benefícios bloqueados serão feitos com mais rapidez e eficiência.
“Hoje, estima-se que o número de benefícios bloqueados chegue a 5.600, mas  pode ser maior. O bloqueio é feito pelo Governo Federal quando as famílias deixam de cumprir determinadas exigências, como não se recadastrar, deixar de comprovar a frequência escolar dos filhos, não apresentar a carteira de vacinação atualizada, não participar de palestras etc”, explicou Audir.
A população alvo do programa é constituída por famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. As famílias extremamente pobres são aquelas com renda per capta de até R$ 70 por mês. As famílias pobres são as que têm renda per capita de R$ 70,01 a R$ 140 por mês, e que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.
Os documentos necessários para o cadastramento são: certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e contracheque (se houver), declaração escolar (caso haja filhos em idade escolar) e ficha de saúde a ser encaminhada à Unidade de Saúde da Família mais próxima. Essa ficha será disponibilizada no ato do cadastramento.

Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com a renda familiar e o número de crianças e adolescentes (até 17 anos). Contudo, para receber o benefício não é necessário que a família tenha menores de 17 anos.

Itaboraí investe em obras de saneaento


A Secretaria Municipal de Obras de Itaboraí vai começar, em abril, a implementação do sistema de esgotamento sanitário nos bairros de Ampliação, Centro, Jardim Imperial, Retiro e Nova Cidade. Realizado pela Fundação Bio/Rio (UFRJ), o projeto já foi licitado pelo Governo do Estado e está em fase final de adequação.

A área beneficiada pelo Sistema de Esgoto Sanitário vai da Rua 100, em Ampliação, até a Avenida Américo Cardoso, em Nova Cidade, num trecho de aproximadamente 45 quilômetros, abrangendo cerca de dois quilômetros de extensão da Avenida 22 de Maio, no Centro. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ficará no bairro Retiro.

Os recursos para o projeto, orçado em R$ 89 milhões, são resultado de uma multa aplicada pelo Governo do Estado à Petrobras, que deveria saldar a dívida por meio de prestação de serviços à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

O secretário municipal de Obras de Itaboraí, Rafael Cohen, ressalta a importância do projeto para a cidade.

“Itaboraí precisa de muitas intervenções, e o esgotamento sanitário é fundamental, principalmente quando levamos em consideração a quantidade de novos empreendimentos no Município”, afirmou.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Exposição na Casa de Cultura de Itaboraí sobre Heloisa Alberto Torres




A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres inaugurou uma exposição de peças do acervo da antropóloga itaboraiense que dá nome ao espaço. A mostra “Uma mulher à frente do seu tempo” faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

A exposição abre suas portas com mostra de fotos, matérias jornalísticas, relatos históricos e objetos pessoais de Heloísa Alberto Torres, entre outras peças. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, a exposição é uma forma de homenagear uma das personagens femininas mais influentes do século 20, que influenciou instituições do campo científico e cultural brasileiro e internacional, além de ser a primeira mulher a se tornar diretora do Museu Nacional.

 “Heloísa Alberto Torres foi uma defensora ardorosa dos direitos da mulher, tendo participado ativamente da mobilização nacional pelo voto feminino em 1932, além de ser responsável pela redescoberta e inserção da cultura e memória de Itaboraí no cenário nacional e mundial”, afirmou Dutra.

Ainda segundo o presidente, graças ao trabalho da antropóloga e à preocupação em dispor o seu acervo, Itaboraí hoje recebe pesquisadores brasileiros e de outras partes do mundo, como americanos, italianos e franceses, para estudos sobre antropologia, sociologia e memória da cidade.

A exposição, com entrada franca, estará aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h até o dia 05/04/2013.
 A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro. Mais informações pelo telefone 3639-2022.


Itaboraí começa as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa



Cerca de 300 professores da rede municipal de Itaboraí participaram do primeiro encontro de formação continuada do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que tem a adesão do Município e visa alfabetizar todas as crianças do Brasil com idade até 8 anos. O evento ocorreu na Escola Municipal Alto Rodrigues, em Manilha, e contou com a palestra da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Elaine Constant, mestre em Educação e doutora em Politicas públicas e Formação humana.

Ao todo, são mais de 5.300 cidades participantes em todos os Estados. Em Itaboraí, 16 coordenadores e 400 professores serão preparados, por meio da formação continuada oferecida pelo MEC em parceria com a UFRJ. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Susilaine Duarte, Itaboraí vai cumprir todos objetivos fixados pelo Ministério.

"A palavra pacto sugere que os dois lados devem se comprometer com o objetivo proposto, e é isso que vamos fazer. O MEC nos ofereceu o material e a formação. Em dois meses, a Prefeitura realizou duas convocações de professores: a primeira com 80 convocados, e agora chamamos mais 60, informa Susilaine. “Foram 20 educadores só para atender ao ciclo de alfabetização, e ainda chamaremos os especialistas para compor a equipe pedagógica de cada escola".

Na palestra, a professora Elaine Constant, que coordena o Pacto nos 92 municípios do Estado, falou sobre sua experiência como alfabetizadora e a importância do Pnaic para os alunos e o desenvolvimento do país.

"Espero que Itaboraí tenha êxito com a alfabetização, visto que a cidade demostra total interesse. Aqui, cada departamento da Secretaria de Educação assumiu uma responsabilidade com o Pacto, algo que eu não tinha visto nos outros municípios. Creio eu que será uma experiência muito bem sucedida. Estou orgulhosa de Itaboraí".

A ideia de trazer Elaine Constant para falar aos professores, segundo Susilaine Duarte, foi inspirada no ministro da Educação, Aloizio Mercadante."Pensamos em fazer o primeiro encontro convidando a professora Elaine para que todos se envolvam, assim como o ministro fez em Brasilia, falando sobre o Pacto com os prefeitos", explicou a secretária.

A palestra agradou aos professores do Município."Com a proposta de trazer s formação continuada, com orientação para o professor e material de apoio pedagógico adequado, o Pnaic tem tudo para dar certo", disse Daniele dos Santos Gomes, uma das educadoras inseridas no programa.

Também estiveram presentes no encontro os subsecretários de Educação de Itaboraí e toda a equipe pedagógica da pasta.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Itaboraí faz parceria com o Estado para receber dados de satélites


A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí fez um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca para receber imagens e dados precisos a respeito do Município obtidos por meio de satélites. A parceria vai melhorar a estrutura de geoprocessamento da cidade.

“O objetivo é termos um banco de imagens mais atualizado para sabermos exatamente onde e de que forma o município está crescendo”, afirma o secretário municipal Eduardo Zangari. “Com isso, poderemos dimensionar, entre outros fatores, possíveis danos ambientais e iniciarmos ações para combate e prevenção. Dessa forma, vamos conseguir trabalhar com mais agilidade para atender à toda a população”.

Além de trabalhar na prevenção de danos ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, por meio de seus técnicos, já conseguiu colocar em dia a tramitação de todos os requerimentos de consulta prévia relacionadas a empreendimentos imobiliários, incluindo casos que estavam parados desde fevereiro do ano passado, realizando as devidas exigências para concessões das licenças ambientais.

Entre as ações futuras da Secretaria está um projeto de educação ambiental, visando levar aos alunos da rede municipal noções de meio ambiente e sustentabilidade:

“Não adianta conduzirmos a pasta por meio de uma gestão técnica, como estamos fazendo, se não investirmos também na conscientização da população”, disse Zangari. “Para obtermos bons resultados, precisamos trabalhar em conjunto com os cidadãos”.

Itaboraí vai apoiar lutadora no Pan-Americano de jiu-jitsu



A Prefeitura de Itaboraí vai apoiar uma de suas principais atletas juvenis na busca pelo título do Campeonato Pan-Americano de jiu-jitsu, que ocorre a partir de 20 de março, na Califórnia (EUA).
Brenda Heller, 17 anos, atual campeã mundial nas categorias juvenil médio e juvenil absoluto, viaja no dia 15.
Ela se reuniu o prefeito Helil Cardozo, que garantiu o apoio.

“É uma felicidade grande para todos nós podermos contar com uma atleta desse nível em nosso município. A Brenda já demonstrou o seu potencial pela quantidade de títulos que conquistou, e tenho certeza de que, com ela, nossa cidade estará muito bem representada. Daremos todo o apoio necessário”, disse Helil.

Por ser menor de idade, a lutadora vai viajar acompanhada do irmão, Vítor Freitas.

“Ano passado tive um pouco de dificuldade com patrocínios. Mesmo assim, ganhei o Mundial. Agora, com essa ajuda da Prefeitura, a tranquilidade é maior para eu focar apenas na luta e trazer esse troféu para minha cidade”, disse Brenda. “Quero aproveitar este incentivo para popularizar o esporte no município”.

Durante o encontro, na companhia do secretário municipal de Esporte e Lazer, Sérgio Gil, o prefeito Helil Cardozo lembrou que, muitas vezes, bons atletas perdem grandes oportunidades por falta de incentivo.

Além do Campeonato Mundial nas categorias juvenil médio e juvenil absoluto (com lutadores de todos os pesos), Brenda conquistou, também em 2012, o Campeonato Brasileiro e o torneio Rio-International Open.

Organizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), o Campeonato Pan-Americano de jiu-jitsu teve sua primeira edição em 1995, e é disputado anualmente nos Estados Unidos.
A edição atual começa no dia 20 de março.

terça-feira, 12 de março de 2013

Itaboraí monta Sala de Situação de combate à dengue


A Prefeitura de Itaboraí tem realizado, desde o início do ano, um trabalho de controle e prevenção da dengue no Município, com a ação de 152 agentes de controle a endemias, do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), que visitam, diariamente, residências e áreas de difícil acesso, como becos, terrenos baldios e ferros-velhos, entre outros, para encontrar focos de criadouros de mosquito transmissor da doença e conscientizar a população sobre formas de evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde montou uma Sala de Situação para concentrar todas as informações sobre a dengue na cidade, com a realização de uma reunião comandada pelo Secretário Municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos. Além disso, o Hospital Municipal Dr. Leal Junior recebeu do Governo do Estado medicamentos e equipamentos para auxílio no combate à doença. Foram entregues dois descanços de braço, três suportes de soro e 10 cadeiras de hidratação, que se somam às 14 que o Município já tinha a oferecer. “Estamos em estado de alerta e, desde o início do ano, nos antecipando na ação e agindo preventivamente para amenizar o problema da dengue em Itaboraí”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edilson Franciso dos Santos.

O objetivo da Sala de Situação é monitorar, diariamente, os casos suspeitos de dengue e mapear as regiões da cidade com maiores índices de infestação pelo vírus, além de reforçar a mobilização para o combate da doença na cidade. De acordo com Edilson, três ações são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes aegypti: a vigilância epidemiológica para orientar as ações e a organização da rede de assistência, a capacitação dos profissionais de saúde e a mobilização da comunidade.

Ao visita as casas e áreas com risco de proliferação do Aedes, os agentes da Prefeitura realizam ações de bloqueio de 200 metros nas proximidades do imóvel, instalam telas protetoras em caixas d’água e distribuem à população de material informativo com dicas de prevenção sobre o mosquito transmissor.

Edilson Santos informa que as unidades de saúde do município foram preparadas para um rápido atendimento aos pacientes que chegarem com os sintomas da doença. “A dengue não escolhe as pessoas, nem os locais. Por isso, estamos deixando todos os postos de saúde e o Hospital Municipal em alerta para receberem um número maior de pacientes”, afirmou o secretário, que pede a mobilização da população contra a doença.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Vaga de Supervisor Técnico para construção civil em Itaboraí



Sexo: Masculino

Preferencialmente Técnico em Eletrotécnica.

Necessário:
CREA ativo;
Experiência como Encarregado (acompanhamento de obra);
Comprovação em Carteira;
Saber ler projetos;
Conhecimento de Informática;


Salário:
R$2.500,00

Benefícios:
VT - Plano de Saúde - Cesta básica - Alimentação no local

Interessados enviar CV no corpo do e-mail para curriculo@referenciarh.com no assunto Supervisor Técnico.


Itaboraí vai revitalizar o Parque Paleontológico




O Parque Paleontológico de São José, em Itaboraí, conhecido mundialmente  principalmente por pesquisadores, recebeu a visita do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Eduardo Zangari, e do subsecretário da pasta, André Pereira, que conheceram de perto o local para iniciar a confecção de projetos de revitalização e melhor aproveitamento do parque. Também participaram da visita Antônio Edésio e Clice Campos, coordenadores do Programa Saúde nas Escolas (PSE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Voluntários que têm auxiliado na preservação e exploração do local acompanharam as equipes.

“Precisamos fortalecer o atendimento às necessidades dos pesquisadores e também oferecer lazer de qualidade à população local. Nossa intenção é a de criar uma estrutura para um programa de visitação regular no parque, disse o secretário. “Há potencial para a instalação, por exemplo, de áreas para a prática de corrida e caminhada, de um mini-zoológico e até de um serviço de triagem para animais silvestres. Essa área riquíssima merece mais atenção”.

Com a missão inicial de reformar a estrutura do parque, como banheiros, estacionamento e a área de entrada, o secretário contará ainda com a colaboração do PSE, que pretende agregar visitações ao parque no calendário municipal de ensino. A intenção é proporcionar às crianças o conhecimento a respeito das riqueza histórica de Itaboraí.

A paleontóloga Lílian Bergqvist, que costuma explorar o local para fins científicos e acadêmicos, se mostrou emocionada e empolgada com o interesse da Prefeitura em investir no lugar.

“Recebemos aqui estudiosos do mundo todo, atraídos pela riqueza fossilífera. Aqui, foram encontrados os mamíferos mais primitivos da América do Sul, como a preguiça gigante e o mastodonte, datados de cerca de 60 milhões de anos. Temos também o tatu mais antigo do mundo, o riostegotherium”, lembrou a cientista.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Itaboraí: Dia Internacional da Mulher leva milhares à Avenida e prossegue neste sábado



Milhares de pessoas, de todos os distritos da cidade, prestigiaram o Viva Bela, evento organizado pela Prefeitura  de Itaboraí para celebrar o Dia Internacional da Mulher, na Avenida Amélia Saraiva dos Santos, no Centro. O prefeito Helil Cardozo abriu o evento pela manhã, já anunciando que a celebração, que, inicialmente, ocorreria apenas nesta sexta-feira, será estendida até este sábado, para atender às mulheres que não puderam comparecer no primeiro dia. Helil Cardozo aproveitou para cortar o cabelo numa das tendas que oferecem serviços à população e distribuiu rosas. Ao todo, cerca de 5 mil pessoas foram atendidas nos estandes.

“Em primeiro lugar, tenho que parabenizar a todas vocês. Este evento é só uma pequena demonstração da atenção que esta gestão quer dar às mulheres de nosso município”, disse Helil. “O dia da mulher não é hoje. É todo dia. Hoje é apenas uma data especial, e espero que vocês possam aproveitar ao máximo”.

Helil estava acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aidir Santana, e de representantes do Legislativo, como a vereadora Rosana Rosa (PCdoB) e os vereadores Ézio Barcellos (PRTB) e Irmão Caio (PSC). À tarde, o vereador Edinho (PMDB) também mostrou presença.

“Estamos aqui para dar segmento às várias ações que estamos realizando e que queremos oferecer para as mulheres de nossa cidade. Não poderia deixar de dar os parabéns a todas vocês”, disse Audir Santana.

O Viva Bela é um grande encontro voltado às mulheres de Itaboraí, com 18 tendas para prestarem auxílio jurídico, lazer, dicas e serviços de beleza, exames médicos e orientação e prevenção de doenças. A missão é contribuir para a melhoria de vida das cidadãs em todas as áreas, tanto pessoal quanto profissional.

“Passei ontem (quinta-feira) aqui, vi a estrutura sendo montada e fiquei curiosa. Resolvi passar hoje para ver como seria.  Está melhor do que eu pensava. Depois de cortar o cabelo, espero conseguir aproveitar para fazer minha mamografia”, disse a dona de casa Catia Regina Pimentel, moradora do bairro Areal.

As crianças também puderam participar, se divertindo num espaço especialmente dedicados a elas, com cama elástica, touro mecânico e tobogã.

A celebração teve início com o programa Vida em Movimento, com uma aula de ginástica que animou não só os idosos, mas todos os presentes.

“Eu amo o projeto e vou às aulas quatro vezes por semana. Não poderia perder esta comemoração. Espero me divertir bastante, porque as atividades são sempre muito boas, mas hoje está realmente especial”, disse Genice Gomes, moradora do bairro de Santo Antônio.

A parte da manhã ficou marcada, também, pelas homenagens a cidadãs ilustres do município, como a primeira dama, Ana Cardozo, e Nathálie Alves, única mulher de Itaboraí com graduação em dança. A banda da Guarda Municipal tocou clássicos da música popular brasileira, e o Studio Monart apresentou um espetáculo de dança e teatro, que continuaria à tarde.

Um concurso de beleza também fez parte da programação, com a eleição, no fim da tarde, da estudante de Letras da UFF Fabiane Carneiro, como a Miss Espaço Universitário.

"Achei o evento maravilhoso, e espero que aconteça sempre aqui na cidade. Estou muito feliz por ter sido eleita em meio a mulheres tão bonitas", disse Fabiane.

À noite, um grande show com a cantora Thalita Pertuzatti, destaque do programa The Voice Brasil, ocorreria na Praça Marechal Floriano. A cantora, inclusive, compareceu à tarde na Avenida Amélia Saraiva, onde deu uma demonstração do que apresentaria mais tarde.

Diversos órgãos da Prefeitura montaram tendas para oferecer serviços às mulheres na Avenida Amélia Saraiva dos Santos. O Sistema Nacional de Empregos (Sine) cadastrou currículos para cursos de capacitação e inclusão e reinclusão no mercado de trabalho, enquanto a Assistência Social deu informações e encaminhamentos para os órgãos de atendimento das necessidades apresentadas pelas mulheres no evento.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da Secretaria de Desenvolvimento Social, prestou orientações para as mulheres vítimas de violência. A secretaria de Saúde ofereceu exames preventivos e de mamografia, além da verificação do nível de glicose e da pressão arterial.

Houve ainda a distribuição de preservativos e um trabalho de  conscientização a respeito de doenças sexualmente transmissíveis, além da ação de fisioterapeutas, que realizaram massagens e deram orientações a respeito da prevenção de lesões. Dentistas ofereceram consultas gratuitas, com limpeza e aplicação de flúor.

Uma das tendas ofereceu cortes de cabelo e maquiagem gratuitos, incluindo dicas de beleza. As mulheres também tinham, à sua disposição, fotógrafos que registraram o resultado dos serviços de beleza oferecidos.

Um estande da Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez a divulgação de seus projetos, bem como a implementação da educação integral no Município. O Espaço Universitário também interagiu com o público, mostrando seus projetos aos presentes.

Neste sábado, a programação começa às 9h e termina às 17h.

Itaboraí: Esporte e Lazer apresenta projetos e quer ajudar escolinhas da cidade



O secretário de Esporte e Lazer de Itaboraí, Sérgio Gil, reuniu cerca de 40 representantes de entidades esportivas da cidade, muitas delas relacionadas a escolinhas voltadas a crianças e jovens, para reforçar o diálogo com as instituições e apresentar projetos de sua gestão.
Especificamente para as escolinhas, a ideia é oferecer aos centros suporte técnico especializado, disponibilizando profissionais de educação física, assistentes sociais e profissionais de saúde para acompanhar as atividades, sempre em conjunto com os treinadores locais. Gil também quer ajudar as entidades a obter a documentação necessária para a legalização de suas atividades, que poderão ser realizadas nos equipamentos esportivos do Município.

 “Encontrei a Secretaria de Esportes numa situação difícil, mas tenho a certeza de que, trabalhando em conjunto, vamos deixar uma herança maravilhosa para a população”, disse Sérgio Gil, acompanhado do subsecretário de Esporte, Alexandre Arêas, e do coordenador da pasta, Everardo Lindenmayer, além de toda a equipe da Secretaria.

Os treinadores locais aprovaram a iniciativa. “A gestão está apenas no início, mas já posso agradecer ao novo secretário por nos receber aqui e demonstrar boa intenção. Isso dá mais esperança para mim e para os meus colegas continuarmos investindo, não só na formação esportiva, mas dando mais oportunidade para o desenvolvimento dos nossos cidadãos. É complicado fazer isso sem apoio”, disse José Carlos Freitas, treinador da Escola de Futebol Planalto Marambaia, que conta com cerca de 200 jovens, dos cinco aos 18 anos de idade.

Além do apoio às escolinhas comunitárias e da reforma das quadras do Município, o secretário também apresentou projetos, como o de um melhor aproveitamento do Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), a construção de núcleos esportivos na cidade e a inclusão de Itaboraí nos programas Segundo Tempo, do Governo Federal, e Viva Vôlei, da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Itaprevi adota identificação biométrica de beneficiários



O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi) vai adotar a identificação biométrica, por meio de impressão digital, para recadastrar os aposentados e pensionistas do Município já a partir de março.

O aviso a respeito do procedimento está impresso nos contracheques, e foi reforçado durante o tradicional café da manhã com os beneficiários, realizado mensalmente na sede da instituição.
Segundo o presidente do Itaprevi, Geraldo Saraiva, o novo método tem o objetivo de manter a atualização e a segurança da base de dados, além de tornar o processo de recadastramento mais rápido e eficaz.

“Vale ressaltar que o recadastramento anual é necessário para garantir o pagamento mensal dos beneficiários. Com isso, estipulamos um período de quase três meses para efetuá-lo”.

O recadastramento começa a partir de 11 de março e vai até 31 de maio para os 701 aposentados e 202 pensionistas. No ato do recadastramento é imprescindível a apresentação dos seguintes documentos originais: RG, CPF, comprovante de residência e o último contracheque. Caso o segurado seja casado, é necessário também a certidão de casamento. Se possuir dependentes solteiros e menores de 21 anos, é obrigatório levar RG ou certidão de nascimento.

Segundo o presidente do Itaprevi, Geraldo Saraiva, o novo método tem o objetivo de manter a atualização e a segurança da base de dados, além de tornar o processo de recadastramento mais rápido e eficaz.
Quem não realizar o procedimento no prazo estipulado será notificado, podendo ter o benefício bloqueado. O Itaprevi garante que os aposentados e pensionistas que não puderem comparecer à sede do instituto por estarem enfermos ou com dificuldade de locomoção não serão prejudicados. Nesse caso, é preciso ligar para o telefone 3785-6600 e solicitar a visita de uma equipe do Itaprevi, que realizará o recadastramento na residência do beneficiário.

Obras do novo bairro de Itaboraí começam até outubro


Famílias receberão o título de propriedade

Secretários municipais de Itaboraí foram conhecer  a área de um milhão de metros quadrados onde será construído um novo bairro, com toda infraestrutura e entrega de títulos de propriedade, numa parceria dos governos municipal, estadual e federal. Essas obras, que fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), têm início previsto para outubro e beneficiarão dezenas de famílias que moram em locais de risco. Numa pequena área do terreno está instalada a Colônia Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, antigo hospital que funciona hoje como ambulatório.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, o projeto está em ritmo acelerado, com a documentação em andamento. Os secretários municipais que visitaram a área entregarão, até 15 de março, sugestões para acrescentar ao projeto nas áreas de Saúde, Obras, Meio ambiente, Esporte e lazer, Educação, Planejamento, Serviços públicos, Transporte e Agricultura..

“Entreguei hoje ao prefeito um documento do Instituto de Terras do Estado do Rio de Janeiro (Iterj, órgão da Secretaria de Estado de Habitação), que colocou seus técnicos à disposição da Prefeitura para desenvolver um trabalho visando o assentamento fundiário e regularização para, finalmente, a entrega do título de propriedade”, disse Wolney Trindade.

No novo bairro, onde já moram cerca de mil pessoas, serão construídos, inicialmente, 55 apartamentos que receberão famílias de baixa renda e que estejam morando em áreas de risco. Em seguida, outras 230 unidades serão erguidas, além de áreas de lazer e escolas. Haverá, ainda, a implantação de uma linha de ônibus para atender a comunidade, que terá lotes destinados à instalação do comércio local, como padarias, mercados, bares, lanchonetes e farmácias.

O terreno pertence ao Estado que, por meio da Cehab, o está cedendo à Prefeitura, com o projeto já aprovado pelo Ministério das Cidades. O investimento inicial para os serviços de topografia, planta, legalização e parcelamento do solo, entre outros, é de R$ 1 milhão por parte do governo do Rio de Janeiro. Já o Ministério das Cidades vai disponibilizar, para a realização das obras, cerca de R$ 70 milhões. Quanto à Prefeitura de Itaboraí, como contrapartida, após a conclusão das obras, caberá a implantação da linha de ônibus e da rede de serviços públicos, como coleta de lixo, iluminação e manutenção das vias, praças e escolas.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Itaboraí ganha sete médicos a custo zero para atuar em Postos de Saúde da Família


 Itaboraí conta com mais sete médicos que passam a atuar, a custo zero para o Município, em cinco Postos de Saúde da Família (PSFs) na cidade. Eles trabalharão nas unidades de Jardim Planalto, Ampliação, Areal, Reta Velha e Visconde.

Os médicos foram selecionados por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Governo Federal, que visa estimular a especialização médica na área de Saúde da Família, além de levar os profissionais para localidades com maior carência deste tipo de serviço.

 “Após a retomada da gestão do Hospital Municipal, estamos investindo na qualidade do atendimento nos PSFs. Aos poucos, vamos colocando a saúde de Itaboraí para funcionar”, afirmou o prefeito Helil Cardozo. “Esses novos médicos representam um salto de qualidade na rede de atenção básica do município. A parceria com o Ministério da Saúde trouxe para a cidade sete profissionais previamente selecionados pelo Governo Federal”.

De acordo com o prefeito, também serão desenvolvidas ações na área da saúde junto às secretarias de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, Educação e Cultura, assim como junto à pasta de Desenvolvimento Social, em busca de soluções para demandas identificadas no programa Saúde da Família.

“Tudo isso faz parte de um grande projeto de governo para melhorar a saúde da população”, ressaltou Helil.

O Provab prevê o pagamento de bolsa federal para o médico, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde, para cumprir as diretrizes do Programa Médico de Família. Além disso, a atividade será supervisionada por uma instituição de ensino.

A carga horária é de 32 horas para o desenvolvimento de ações nos PSFs. As oito horas restantes serão direcionadas para o curso de pós-graduação prático-teórico, com 12 meses de duração na área de Saúde da Família. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde acompanhar o trabalho destes profissionais para validar, mensalmente, o pagamento da bolsa.

“O Provab é uma ação que beneficia os gestores municipais, os médicos e a população. O município passará a contar com mais profissionais de medicina atuando em suas unidades de saúde, o que permitirá o fornecimento ao usuário de um serviço mais qualificado”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.  Esta parceria será estendida também para enfermeiros e dentistas que trabalham nos PSFs.
“A chegada destes profissionais faz parte de uma estratégia de reorganização da rede de atenção básica no município que, atualmente, encontra-se fragmentada.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí pretende também estudar a divisão do município em microrregiões e redefinir os critérios de investimentos dos recursos em áreas onde os indicadores de saúde apontam como mais desfavoráveis.

 “Com o apoio e a participação do Conselho Municipal de Saúde, vamos realizar, em breve, um encontro para discutir o papel da atenção básica no município, visando reorganizar a rede e definir novos investimentos, como a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que compartilha as práticas de promoção em saúde com os agentes comunitários”, afirmou o secretário.

Estudantes do EJA de Itaboraí ganham transporte escolar



A Prefeitura de Itaboraí inaugurou  um programa inédito de transporte de estudantes. É voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que frequentam o período noturno. Desde segunda-feira (25/02), eles já se beneficiam dos quatro ônibus que fazem o transporte de ida e volta, de suas casas até as escolas. Em breve, mais oito ônibus serão disponibilizados. Ontem, o prefeito Helil Cardozo e a secretária de Educação, Susilaine Duarte, acompanharam de perto o funcionamento do serviço. Conferiram os ônibus que estão sendo utilizados no transporte dos estudantes e visitaram uma das escolas, onde assistiram aula.

Os estudantes da Escola Municipal Geremias Fontes, em Sambaetiba, foram surpreendidos ao encontrarem o prefeito. Helil afirmou que, a partir de agora, fará visitas-surpresa às unidades escolares, assim como já tem feito em relação às unidades de saúde municipais.

"Susilaine e eu vamos visitar todas as unidades, começando pelas que oferecem o ensino de jovens e adultos, não só indo às secretarias e coordenações, mas também assistindo aulas, merendando e ouvindo os funcionários”, disse Helil. “Assim, saberemos como está, verdadeiramente, a educação no município".

Os ônibus escolares são disponibilizados ainda para o transporte de crianças matriculadas no primeiro e segundo segmentos – do primeiro ao nono ano. A partir de agora, os veículos passam a servir também ao EJA. Segundo Susilaine, ao oferecer o transporte para os jovens e adultos, a Secretaria incentiva a permanência dos alunos na unidade escolar.

"O trajeto para a escola é cansativo, principalmente para quem trabalhou o dia todo. A Secretaria tem como dever colaborar para que esse aluno não desanime e continue estudando", afirmou a secretária.

O novo serviço foi implantado inicialmente em quatro regiões do município, atendendo cerca de 180 alunos. Segundo o prefeito, oito novos ônibus oferecidos pelo Governo Federal chegarão à cidade para complementar o transporte escolar.

Minha Casa, Minha Vida chega a Itaboraí para suprir déficit habitacional de baixa renda



O sonho da casa própria vai se tornar realidade para famílias de baixa renda de Itaboraí, que terão acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida, do Ministério das Cidades, com prestações mensais de, no mínimo R$ 25, durante 30 anos. Após o prefeito Helil Cardozo assinar, recentemente, o Termo de Adesão ao Programa do Governo Federal, o secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, recebeu uma equipe de técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF), que deu todas as explicações sobre o programa para o vice-prefeito Audir Santana, que representou Helil, e demais secretários municipais que estarão envolvidos no processo. O encontro foi no Salão Nobre da Prefeitura.

“Vamos construir, de imediato, 1.600 unidades habitacionais, sempre com uma escola por perto, como deseja o prefeito Helil Cardozo. O programa Minha Casa, Minha Vida também contempla a área rural, e nós vamos oferecer este programa a 2.500 famílias que buscam o seu sustento no campo”, disse Wolney.

Segundo Fábio Quintino, técnico da CEF e responsável pelo Minha Casa, Minha Vida em 21 municípios, Itaboraí, depois do Rio, é a cidade que sofre a maior transformação urbana do Estado.
“Itaboraí tem a oportunidade de realizar com eficiência um trabalho de urbanização, o que não aconteceu em Macaé com o boom do petróleo. O município pode zerar seu déficit habitacional com a construção de quatro mil unidades”, disse Quintino.

Para que o programa seja desenvolvido com eficiência, pela experiência que viu em outros municípios, Quintino sugeriu que a prefeitura tome algumas providências, como: criar uma coordenação habitacional, estruturar uma equipe técnica executiva e fazer a revisão das leis urbanística/código de obras e de tributação (ISS/IPTU).
O programa Minha Casa, Minha Vida beneficia famílias com casas de 35 metros quadrados ou apartamentos com 42 metros quadrados, em condomínios ou loteamentos, com financiamento sem entrada para famílias com renda de até 3 salários mínimos. O custo do imóvel é de R$ 75 mil, com subsídio do governo de R$ 23 mil e financiamento em 30 anos, com prestações iniciais de R$ 25. O programa também beneficia famílias com renda de 3 até 10 salários mínimos, com juros de 5% ao ano + TR até 8,16% a.a. + TR.
Segundo Wolney Trindade, a prefeitura terá de elaborar o levantamento das áreas que receberão as moradias; providenciar alvarás, licenças ambientais, saneamento, luz, água e inserir as famílias no cadastro único dos programas sociais do governo federal.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Itaboraí agiliza PAC com equipe de especialistas



Um escritório formado por uma equipe de 10 pessoa com engenheiros, arquitetos, assistentes sociais e pedagogos trabalha para agilizar e por em prática todos os processos que envolvem projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Itaboraí. O grupo foi formado pelo secretário municipal de Habitação que pretende tirar da gaveta, o mais rapidamente possível os programas habitacionais e também aqueles desenvolvidos a partir da atual gestão municipal, como o Casa Legal, que será lançado pela Prefeitura, e o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Os assistentes sociais vão cadastrar e avaliar as famílias que terão direito às novas moradias, e os professores promoverão reuniões para dar orientações sobre o dia a dia nos condomínios, abordando questões como regras de convivência e normas de moradia. As famílias também receberão orientações sobre economia de água e energia elétrica e de procedimentos relacionados à coleta de lixo.
Já os engenheiros, arquitetos e estagiários vão oferecer à população de baixa renda orientações técnicas, disponibilizando, inclusive, projetos de moradias para quem obtiver um lote e quiser construir, regularizar ou ampliar sua casa. 

Vagas de emprego Motorista D em Itaboraí



Local: Itaboraí - RJ

Empresa de médio porte no ramo de construção civil, na área de fabricação de argamassa, com mais de 30 anos de mercado, localizada em Itaboraí, contrata:

Vaga Motorista D

Sexo masculino;

Morador de Itaboraí, São Gonçalo ou Tanguá.

De segunda à sexta de 7h às 17h.

Oferecemos:
-Salário de R$ 1.296,00;
-Cesta básica;
-Horas extras;
-Vale transporte.

Interessados enviar currículo para: rhcerta@Yahoo.com.br; Imprescindível mencionar no assunto Motorista D VG URG.

Via 

Itaboraí disponibiliza Centro de Atendimento ao Microempreendedor Individual


Para incentivar a regularização de trabalhadores que atuam na informalidade, a Prefeitura de Itaboraí oferece orientação e incentivos tributários a quem optar por tornar-se Microempreendedor Individual (MEI). No primeiro ano de adesão, não será cobrada a taxa para a emissão do alvará, havendo, ainda, desconto de 75% no segundo ano, e de 50% no terceiro. Além disso, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo disponibiliza um local exclusivo para o atendimento ao MEI no município.

Localizado na sede da secretaria, o centro de atendimento tira dúvidas e presta esclarecimentos sobre a dinâmica que envolve a abertura de uma microempresa, acompanhando todas as fases do processo, até a inscrição no CNPJ e a emissão de alvarás. Após verificar se todos os requisitos são preenchidos pelo candidato a microempreendedor, o centro de atendimento abre um processo solicitando a realização da fiscalização pela Posturas, gerando o alvará provisório. Se tudo estiver dentro das normas, o documento definitivo é emitido em até 180 dias.

O Microempreendedor deve ter faturamento de até R$ 60 mil por ano, possuir apenas um estabelecimento e empregar até um funcionário ganhando salário mínimo ou o piso da categoria. Ele também não pode ter sócios, nem ser titular, sócio ou administrador de outra empresa.

O MEI é enquadrado no Simples Nacional, recolhendo valores mensais bem mais reduzidos. No total, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é de R$ 39,90. O empreendedor tem, ainda, benefícios que incluem aposentadoria por idade (após 180 contribuições), aposentadoria por invalidez (após 12 contribuições), auxílio-doença (após 12 contribuições) e salário-maternidade (após 10 contribuições).

Os dependentes têm direito ao auxílio reclusão e pensão por morte. A contratação do funcionário também será facilitada pela redução dos impostos pagos pelo empregador.

O Centro de Atendimento ao Microempreendedor funciona na Rua Fidelis Alves, 47, 2º andar, Centro. Mais informações pelo telefone: 3639-2069,  ramal 323

terça-feira, 5 de março de 2013

Vaga para Auxiliar Administrativo em Itaboraí


Vaga para Auxiliar Administrativo com foco em Departamento Pessoal para Itaboraí.

Sexo: ambos

Necessário:
2º grau completo;
Conhecimentos e experiência no programa ALTERDATA;
Experiência comprovada em Carteira.

Salário: R$1.200,00

Benefícios:
Vale Refeição e VT.

Interessados enviar CV no corpo do e-mail para: curriculo@referenciarh.com no assunto colocar DP.

Via

Secretário de saúde de Itaboraí é eleito vice presidente do Cosems


O secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, foi reeleito vice-presidente da Região Metropolitana II no Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ).
A escolha do gestor ocorreu  durante o encontro do colegiado de gestão regional, em Niterói, que também elegeu nova diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2013/2015.  Edilson Francisco dos Santos é médico pediatra formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria e Servidor de Carreira da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro desde 1987. Especialista em Pneumologia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz. Especialista em Gestão de Saúde pela UERJ. Ex-Secretário Municipal de Saúde dos Municípios de São Gonçalo (1996 a 1997), Maricá (2001 a 2003) e Tanguá (2006 a 2012). Ex-Coordenador do Núcleo Central de Vigilância Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (2004 a 2005). Ex-Superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Saúde de Maricá. Ex-Subsecretário Municipal de Saúde de São Gonçalo (1998 a 2000), entre outros cargos públicos exercidos na área de Saúde. Também é Diretor Geral de Saúde do CONLESTE (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense).

Entre as principais propostas que serão levadas pelo vice-presidente estão as seguintes: buscar soluções para as demandas de cirurgias eletivas, melhoria no atendimento de ortopedia e neurocirurgia, qualificação das equipes do Samu, rediscussão do planejamento em saúde para adequação aos Planos Plurianuais (PPAs) de cada município e ao impacto da implantação do Comperj, e qualificação de gestores e gerentes da região para as novas técnicas do setor e adequação à legislação em vigor.

Para Edilson, ser representante dessas cidades no Cosems/RJ vai facilitar o encaminhamento dos assuntos de interesse das secretarias de Saúde e potencializar a gestão municipal dentro do Conselho.

“Por meio dessa representação, haverá o fortalecimento das ações junto ao Estado para benefício dos sete municípios integrantes da Região Metropolitana II”, disse o secretário. Região que integra as cidades de Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Silva Jardim, Rio Bonito e Tanguá.
 
O Cosems é a associação que representa e defende os interesses dos municípios nas pactuações interfederativas do Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão é constituído por gestores municipais de Saúde, sendo um importante mecanismo de disputa de projetos no processo de construção do SUS no Estado do Rio de Janeiro, por meio do diálogo e da comunicação entre todos os municípios fluminenses.

É também o representante dos gestores municipais na esfera estadual por meio da participação nas Comissões de Intergestores Regionais (CIR) e de Intergestores Bipartite (CIB). Os encontros do Cosems são mensais e reúnem representantes de diversos colegiados do Estado do Rio de Janeiro.



Itaboraí atende 60 escolas com programa de educação do Governo Federal


A Secretaria de Educação de Itaboraí quer implementar o ensino integral em todas as escolas municipais até 2016, e planeja que ao menos metade das unidades de ensino da rede já tenham adotado o sistema até o fim de 2014. O prefeito Helil Cardozo esteve presente numa reunião com a Secretária de Educação para conhecer alguns aspectos do projeto. Uma de suas primeiras medidas nesse sentido foi alterar a nomenclatura da antiga subsecretaria de Projetos Especiais, que passa a ser denominada Subsecretaria de Educação Integral e Projetos Estratégicos.
 
Das 86 escolas municipais de Itaboraí, 60 foram contempladas, este ano, pelo Programa Mais Educação, do Governo Federal, que proporciona atividades complementares, visando a auxiliar na implementação do horário integral para cerca de 100 alunos em cada unidade. Caberá à Prefeitura contemplar os estudantes que não foram incluídos no programa.

“Não tenho dúvidas de que esta equipe é capacitada para cumprir os objetivos. Receberemos reforços nas escolas, além dos 80 professores aprovados no último concurso, que já foram convocados", disse Susilaine Duarte, secretária de educação. "Agora, vamos chamar os especialistas, além de mais professores”, acrescentou.

O processo de implementação do horário integral já foi iniciado, com a estruturação da rede. Num primeiro momento,18 escolas serão contempladas, com atividades de balé, teatro, coral e banda. As atividades nas primeiras unidades devem começar a partir de março.
 

Vaga de emprego para Eletricista em Itaboraí


Empresa da área de construção civil, no ramos de fabricação de argamassa, com 33 anos de mercado, localizada em Itaboraí, contrata:

Eletricista, para trabalho temporário.

* Com formação em eletrotécnica, Com experiência em elétrica industrial, Morador de Itaboraí, São Gonçalo ou Tanguá.

* Oferecemos: Diária de R$ 90,00

Interessados enviar currículo para: rhcerta@yahoo.com.br

Via

segunda-feira, 4 de março de 2013

Cargo: Vagas de emprego para Motoboy com foco em Vendas em Itaboraí



Local: REGIÕES DE MARICÁ, NITERÓI, SÃO GONÇALO, ITABORAÍ - RJ

EMPRESA DO RAMO DE TELEFONIA CONTRATA

VAGA MOTOBOY COM FOCO EM VENDAS

PARA REGIÕES DE MARICÁ, NITERÓI, SÃO GONÇALO, ITABORAÍ
REQUISITOS
ENSINO MÉDIO COMPLETO OU CURSANDO ENSINO SUPERIOR (DIFERENCIAL)
EXPERIÊNCIA EM VENDAS
TER MOTO E CNH A
A EMPRESA OFERECE:
SALÁRIO 1055,00 + PREMIAÇÃO + VR + PS + PO + SV + AJUDA DE CUSTO

OS INTERESSADOS DEVERÃO ENVIAR CURRÍCULO COLADO NO CORPO DO E-MAIL PARA: empregosevagasrh@yahoo.com.br ASSUNTO: MOTOBOY VENDAS Imprescindível mencionar no assunto o nome da vaga VG URG.


Prefeitura de Itaboraí faz análise do Orçamento



A Secretaria Municipal de Planejamento de Itaboraí, com auxílio da Secretaria de Fazenda e da Controladoria Geral do Município, iniciou a análise do orçamento deste ano no valor de aproximadamente R$ 710 milhões, previsto pelo governo anterior. De antemão, sabe-se que a quantia não atende às demandas da administração municipal, motivo pelo qual os técnicos estudam quais as principais prioridades do município para a aplicação da verba.

No encontro, começaram a ser discutidos também os planos e metas da administração pública para as despesas relativas a um período mais longo, de 2014 a 2017, por meio do Plano Plurianual (PPA). Foi discutido, ainda, o planejamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as prioridades e metas da administração pública para o ano seguinte e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, estimando-se a receita e fixando as despesas do município para o exercício financeiro do próximo ano.

“Nosso objetivo é unir esforços para elaborar um orçamento que beneficie toda a população de Itaboraí”, explicou o controlador-geral, Rodney Mendonça.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Vagas de emprego para Pedreiro/Ladrilheiro em Itaboraí


Local: Itaboraí - RJ

Empresa de Terceirização de mão de obra, ampliando seu quadro operacional para atuar em Construtora de Grande Porte na região admite:

Vaga Pedreiro/Ladrilheiro


  • Ensino fundamental completo ou em andamento;


  • Vivência na função anterior de seis meses, no mínimo (Não precisa ter comprovação CTPS);


  • Estar em boas condições físicas para exercer a atividade, independente de faixa etária, pois irá atuar diretamente com construção civil;


  • Residir em cidades próximas ao local (Desejável); 


Empresa oferece:
-Piso salarial das sategorias;
-Regime de Contratação: CLT;
-Vale-Transporte e Refeição no local;
-Oportunidade de crescimento profissional,através de programas de desenvolvimento interno.

Aos interessados e no perfil para a vaga, favor encaminhar currículo (NO CORPO DO EMAIL) para cv.sdemoraes@yahoo.com.br; Imprescindível mencionar no assunto Pedreiro/Ladrilheiro VG URG.

Manobra judicial impede nova eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Itaboraí


A pedido do  Prefeito de Itaboraí Helil Cardozo, a  presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), a desembargadora Leila Mariano, derrubou a liminar da juíza Rosana Albuquerque França, da 2ª Vara Cível de Itaboraí, que determinava uma nova eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaboraí.

Com isso, o Legislativo  da cidade continua sem presidente e com as atividades inoperantes.

O TJ atendeu ao pedido da Procuradoria Geral do Município, orientada por Helil Cardozo. A antiga liminar solicitando novas eleições foi pedida pelo vereador Alzenir Santana (PTB), que pensa em recorrer da decisão.

Segundo a desembargadora, a realização de nova eleição colocava em risco a ordem pública, pois o primeiro pleito para a Mesa Diretora, realizado em 1º de janeiro, elegera o vereador Marcos Araújo (PP) e este empossara Helil Cardozo como chefe do Executivo. Com a anulação da eleição da Mesa Diretora através da liminar de Rosana Albuquerque França, a posse de Helil não teria mais efeito, ou seja, a cidade ficaria sem prefeito.

A disputa pela presidência da Câmara continua na esfera judicial. Segundo fontes ligadas aos vereadores da oposição, o prefeito tenta ganhar tempo para conseguir o apoio de mais um parlamentar e, assim, ter maioria no Legislativo.

Em 1º de janeiro, Marcos Araújo e Alzenir Santana lideravam chapas concorrentes na eleição para a Mesa Diretora. Porém, Araújo conseguiu impugnar a chapa de Santana (ex presidente da Câmara em mandatos anteriores) alegando o Regimento Interno da Casa, que impediria nova eleição de quem já teve dois mandatos como presidente do Legislativo.

Mas, segundo Santana, a regra vale apenas para quem tinha sido reeleito e disputava um terceiro mandato consecutivo. O parlamentar deixou o cargo no final de 2008.

Atualmente a Câmara de Vereadores de Itaboraí está dividida em 2 grupos: o chamado G8 composto por Alzenir Santana, Rosana Rosa, Wellington Quintanilha, Souza de Manilha, Zé Manel, Clemilson Mixaria, Roberto Costa e Sandro da Construforte que visam anular a eleição de Marcos Araújo.

Já do outro lado estão Marcos Araújo, Bil, Deoclécio Machado, Ezio Barcelos, Lucas Borges, Irmão Caio e Edinho que contam com o apoio do prefeito Helil Cardozo.


O chamado G8 luta judicialmente para anular a eleição de Marcos Araújo como presidente da Câmara de Vereadores de Itaboraí e conta com o apoio do Deputado Estadual Altineu Côrtes, adversário de Helil Cardozo nas últimas eleições.

Secretária de desenvolvimento social de Itaboraí divulga dados


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí (Semds) finalizou, a pedido do prefeito Helil Cardozo, relatório a respeito das condições nas quais o secretário e vice-prefeito, Audir Santana, encontrou as instalações da pasta. Entre os problemas herdados da gestão anterior estão infiltrações, instalações hidráulicas e elétricas precárias e piscinas abandonadas. Medidas já estão sendo tomadas para resolver a situação.

Audir Santana acionou a Secretaria Municipal de Obras e também a Vigilância Sanitária para verificar as condições da sede da Secretaria, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no centro da cidade; e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), em Venda das Pedras.

“Do jeito como encontramos as instalações, não dá para atender à população com dignidade. Estamos, inclusive, procurando outros espaços com melhor infraestrutura e aumentando a nossa frota de veículos”, afirmou Audir.
 
Apesar das más condições encontradas, a pasta já iniciou alguns projetos importantes para a cidade, como o cadastramento de ambulantes e a investigação social que determinará quais deles terão direito a um box no Centro Comercial Popular, que será construído pela prefeitura numa área a ser desapropriada na Avenida 22 de Maio.

A investigação social está em fase final e os dados completos serão divulgados em breve. Segundo o vice-prefeito, informações preliminares mostram que muitos dos camelôs não moram na cidade e deram endereços residenciais inexistentes.

“Creio que eles (os camelôs) não acreditavam que a investigação social seria feita”, diz Audir.

Os ambulantes que não residem em Itaboraí não terão direito a um box no Centro Comercial Popular. A investigação social está em fase final, e os dados completos serão divulgados em breve.

Entre os planos da Secretaria de Desenvolvimento Social também estão investimentos em tecnologia e qualificação de servidores e da população.

“Vamos informatizar toda a rede de proteção social do município e melhorar o atendimento do Bolsa Família, além de requalificar os nossos servidores e oferecer cursos profissionalizantes para os trabalhadores de nossa cidade”. Audir busca ainda parcerias com os governos estadual e federal.

Os problemas encontrados pela atual gestão nas instalações da pasta são diversos e vão além da estrutura física dos prédios. Segundo o relatório, a lei seca impera desde o ano passado na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro da Ampliação, já que a gestão anterior não pagou durante nove meses as contas do fornecimento de água da Cedae. As contas estão sendo renegociadas. Enquanto isso, a unidade é abastecida por carros-pipa. Também há de carência de linhas telefônicas e acesso à internet. Há ainda problemas nos banheiros, com rachaduras e infiltrações nas paredes e teto. O cenário de abandono também foi registrado nas sedes dos Cras de Itambi, Vila Esperança e Manilha.

Também foram encontrados problemas nas unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Itambi e Vila Esperança, com janelas e portas quebradas, telhados com infiltrações, banheiros em mau estado de conservação e instalações elétricas e hidráulicas comprometidas. No Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), em Venda das Pedras, havia uma piscina abandonada, servindo de foco para proliferação de mosquitos, entre eles, o transmissor da dengue. O imóvel é alugado.

Já o local utilizado como ponto de cadastramento do Bolsa Família, no centro, é pequeno e tem pouca estrutura para atender à grande demanda de pessoas que buscam o benefício. A partir da segunda quinzena de março, os beneficiários do programa serão atendidos em outro imóvel, também no centro, numa área de 100 metros quadrados, onde será instalado um call center com 10 pontos de atendimento para cadastramento e recadastramento. Hoje, 16 mil pessoas são beneficiadas com o Bolsa Família, mas a meta a ser alcançada é de 27 mil nos próximos anos, teto estipulado pelo governo federal para o município de Itaboraí.

Postagens populares