sexta-feira, 8 de março de 2013

Itaboraí: Dia Internacional da Mulher leva milhares à Avenida e prossegue neste sábado



Milhares de pessoas, de todos os distritos da cidade, prestigiaram o Viva Bela, evento organizado pela Prefeitura  de Itaboraí para celebrar o Dia Internacional da Mulher, na Avenida Amélia Saraiva dos Santos, no Centro. O prefeito Helil Cardozo abriu o evento pela manhã, já anunciando que a celebração, que, inicialmente, ocorreria apenas nesta sexta-feira, será estendida até este sábado, para atender às mulheres que não puderam comparecer no primeiro dia. Helil Cardozo aproveitou para cortar o cabelo numa das tendas que oferecem serviços à população e distribuiu rosas. Ao todo, cerca de 5 mil pessoas foram atendidas nos estandes.

“Em primeiro lugar, tenho que parabenizar a todas vocês. Este evento é só uma pequena demonstração da atenção que esta gestão quer dar às mulheres de nosso município”, disse Helil. “O dia da mulher não é hoje. É todo dia. Hoje é apenas uma data especial, e espero que vocês possam aproveitar ao máximo”.

Helil estava acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aidir Santana, e de representantes do Legislativo, como a vereadora Rosana Rosa (PCdoB) e os vereadores Ézio Barcellos (PRTB) e Irmão Caio (PSC). À tarde, o vereador Edinho (PMDB) também mostrou presença.

“Estamos aqui para dar segmento às várias ações que estamos realizando e que queremos oferecer para as mulheres de nossa cidade. Não poderia deixar de dar os parabéns a todas vocês”, disse Audir Santana.

O Viva Bela é um grande encontro voltado às mulheres de Itaboraí, com 18 tendas para prestarem auxílio jurídico, lazer, dicas e serviços de beleza, exames médicos e orientação e prevenção de doenças. A missão é contribuir para a melhoria de vida das cidadãs em todas as áreas, tanto pessoal quanto profissional.

“Passei ontem (quinta-feira) aqui, vi a estrutura sendo montada e fiquei curiosa. Resolvi passar hoje para ver como seria.  Está melhor do que eu pensava. Depois de cortar o cabelo, espero conseguir aproveitar para fazer minha mamografia”, disse a dona de casa Catia Regina Pimentel, moradora do bairro Areal.

As crianças também puderam participar, se divertindo num espaço especialmente dedicados a elas, com cama elástica, touro mecânico e tobogã.

A celebração teve início com o programa Vida em Movimento, com uma aula de ginástica que animou não só os idosos, mas todos os presentes.

“Eu amo o projeto e vou às aulas quatro vezes por semana. Não poderia perder esta comemoração. Espero me divertir bastante, porque as atividades são sempre muito boas, mas hoje está realmente especial”, disse Genice Gomes, moradora do bairro de Santo Antônio.

A parte da manhã ficou marcada, também, pelas homenagens a cidadãs ilustres do município, como a primeira dama, Ana Cardozo, e Nathálie Alves, única mulher de Itaboraí com graduação em dança. A banda da Guarda Municipal tocou clássicos da música popular brasileira, e o Studio Monart apresentou um espetáculo de dança e teatro, que continuaria à tarde.

Um concurso de beleza também fez parte da programação, com a eleição, no fim da tarde, da estudante de Letras da UFF Fabiane Carneiro, como a Miss Espaço Universitário.

"Achei o evento maravilhoso, e espero que aconteça sempre aqui na cidade. Estou muito feliz por ter sido eleita em meio a mulheres tão bonitas", disse Fabiane.

À noite, um grande show com a cantora Thalita Pertuzatti, destaque do programa The Voice Brasil, ocorreria na Praça Marechal Floriano. A cantora, inclusive, compareceu à tarde na Avenida Amélia Saraiva, onde deu uma demonstração do que apresentaria mais tarde.

Diversos órgãos da Prefeitura montaram tendas para oferecer serviços às mulheres na Avenida Amélia Saraiva dos Santos. O Sistema Nacional de Empregos (Sine) cadastrou currículos para cursos de capacitação e inclusão e reinclusão no mercado de trabalho, enquanto a Assistência Social deu informações e encaminhamentos para os órgãos de atendimento das necessidades apresentadas pelas mulheres no evento.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da Secretaria de Desenvolvimento Social, prestou orientações para as mulheres vítimas de violência. A secretaria de Saúde ofereceu exames preventivos e de mamografia, além da verificação do nível de glicose e da pressão arterial.

Houve ainda a distribuição de preservativos e um trabalho de  conscientização a respeito de doenças sexualmente transmissíveis, além da ação de fisioterapeutas, que realizaram massagens e deram orientações a respeito da prevenção de lesões. Dentistas ofereceram consultas gratuitas, com limpeza e aplicação de flúor.

Uma das tendas ofereceu cortes de cabelo e maquiagem gratuitos, incluindo dicas de beleza. As mulheres também tinham, à sua disposição, fotógrafos que registraram o resultado dos serviços de beleza oferecidos.

Um estande da Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez a divulgação de seus projetos, bem como a implementação da educação integral no Município. O Espaço Universitário também interagiu com o público, mostrando seus projetos aos presentes.

Neste sábado, a programação começa às 9h e termina às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares