sexta-feira, 22 de março de 2013

Itaboraí agrega moto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município


Uma motolância (moto equipada com remédios e equipamentos médicos) começa a rodar nas próximas semanas em Itaboraí para atendimento às ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Município. O veículo zero km  foi levado para a oficina mecânica, onde passa por uma revisão geral.

Doada pelo Ministério da Saúde, a motolância foi entregue ao Samu em setembro de 2010. De acordo com Ronaldo Cavalcanti, coordenador do Samu de Itaboraí, a importância do uso da moto se dá devido à rapidez com que o veículo pode chegar aos locais de ocorrências e realizar o atendimento prévio de pacientes até a chegada da ambulância básica ou da UTI Móvel. Essa motolância é fundamental para toda a população de Itaboraí, pois pode entrar rapidamente em áreas de difícil acesso e realizar mais atendimentos. O veículo será equipado com aparelhos e remédios utilizados em primeiros socorros, além ser conduzido por técnicos de enfermagem experientes e qualificados há pelo menos dois anos para fazer intervenções e demais avaliações imediatas”, disse Cavalcanti. “Ao chegar com mais rapidez ao local do socorro, o técnico poderá acionar as demais forças, como Polícia Militar e Bombeiros, em caso de necessidade”.

A motolância vai operar durante o dia, obedecendo ao protocolo federal. A habilitação do veículo na Rede do Samu 192 do Governo Federal também vai garantir repasse mensal de R$ 7 mil ao Município para a manutenção do serviço.

Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a motolância vai ampliar as chances de sobrevida do paciente com risco de morte que buscar o atendimento pelo telefone 192. “Apesar de hoje os nossos socorristas já terem o compromisso diário de salvar vidas, a motolância vai nos ajudar a diminuir o tempo de resposta no atendimento e avaliação inicial da vitima”, diz Edilson Francisco. “No caso de uma parada cardíaca, por exemplo, 5 minutos de diferença aumentam em mais de 50% as chances de sobreviver sem sequelas. A moto terá também a função de dar à base do Samu um respaldo técnico mais apurado da gravidade da ocorrência para definirmos a liberação, se necessário, da Unidade de Suporte Avançado”.

A maioria dos atendidos pelo Samu em Itaboraí são de vítimas de acidentes de trânsito (grande parte devido ao aumento no número de carros e motos que transitam pela cidade), mal súbito em residência, crise hipertensiva ou renal e surto psiquiátrico. O Samu realiza o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e emergência em domicílio e via pública. É um serviço no qual não se exige documentação do usuário, e destinado a toda população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares