quarta-feira, 13 de março de 2013

Itaboraí faz parceria com o Estado para receber dados de satélites


A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí fez um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca para receber imagens e dados precisos a respeito do Município obtidos por meio de satélites. A parceria vai melhorar a estrutura de geoprocessamento da cidade.

“O objetivo é termos um banco de imagens mais atualizado para sabermos exatamente onde e de que forma o município está crescendo”, afirma o secretário municipal Eduardo Zangari. “Com isso, poderemos dimensionar, entre outros fatores, possíveis danos ambientais e iniciarmos ações para combate e prevenção. Dessa forma, vamos conseguir trabalhar com mais agilidade para atender à toda a população”.

Além de trabalhar na prevenção de danos ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, por meio de seus técnicos, já conseguiu colocar em dia a tramitação de todos os requerimentos de consulta prévia relacionadas a empreendimentos imobiliários, incluindo casos que estavam parados desde fevereiro do ano passado, realizando as devidas exigências para concessões das licenças ambientais.

Entre as ações futuras da Secretaria está um projeto de educação ambiental, visando levar aos alunos da rede municipal noções de meio ambiente e sustentabilidade:

“Não adianta conduzirmos a pasta por meio de uma gestão técnica, como estamos fazendo, se não investirmos também na conscientização da população”, disse Zangari. “Para obtermos bons resultados, precisamos trabalhar em conjunto com os cidadãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares