sexta-feira, 1 de março de 2013

Manobra judicial impede nova eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Itaboraí


A pedido do  Prefeito de Itaboraí Helil Cardozo, a  presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), a desembargadora Leila Mariano, derrubou a liminar da juíza Rosana Albuquerque França, da 2ª Vara Cível de Itaboraí, que determinava uma nova eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaboraí.

Com isso, o Legislativo  da cidade continua sem presidente e com as atividades inoperantes.

O TJ atendeu ao pedido da Procuradoria Geral do Município, orientada por Helil Cardozo. A antiga liminar solicitando novas eleições foi pedida pelo vereador Alzenir Santana (PTB), que pensa em recorrer da decisão.

Segundo a desembargadora, a realização de nova eleição colocava em risco a ordem pública, pois o primeiro pleito para a Mesa Diretora, realizado em 1º de janeiro, elegera o vereador Marcos Araújo (PP) e este empossara Helil Cardozo como chefe do Executivo. Com a anulação da eleição da Mesa Diretora através da liminar de Rosana Albuquerque França, a posse de Helil não teria mais efeito, ou seja, a cidade ficaria sem prefeito.

A disputa pela presidência da Câmara continua na esfera judicial. Segundo fontes ligadas aos vereadores da oposição, o prefeito tenta ganhar tempo para conseguir o apoio de mais um parlamentar e, assim, ter maioria no Legislativo.

Em 1º de janeiro, Marcos Araújo e Alzenir Santana lideravam chapas concorrentes na eleição para a Mesa Diretora. Porém, Araújo conseguiu impugnar a chapa de Santana (ex presidente da Câmara em mandatos anteriores) alegando o Regimento Interno da Casa, que impediria nova eleição de quem já teve dois mandatos como presidente do Legislativo.

Mas, segundo Santana, a regra vale apenas para quem tinha sido reeleito e disputava um terceiro mandato consecutivo. O parlamentar deixou o cargo no final de 2008.

Atualmente a Câmara de Vereadores de Itaboraí está dividida em 2 grupos: o chamado G8 composto por Alzenir Santana, Rosana Rosa, Wellington Quintanilha, Souza de Manilha, Zé Manel, Clemilson Mixaria, Roberto Costa e Sandro da Construforte que visam anular a eleição de Marcos Araújo.

Já do outro lado estão Marcos Araújo, Bil, Deoclécio Machado, Ezio Barcelos, Lucas Borges, Irmão Caio e Edinho que contam com o apoio do prefeito Helil Cardozo.


O chamado G8 luta judicialmente para anular a eleição de Marcos Araújo como presidente da Câmara de Vereadores de Itaboraí e conta com o apoio do Deputado Estadual Altineu Côrtes, adversário de Helil Cardozo nas últimas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares