quinta-feira, 21 de março de 2013

Novo posto de saúde fica pronto em maio em Itaboraí




Até o fim de maio, a Secretaria de Obras de Itaboraí finaliza a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Verde, localizada no distrito de Manilha. Na manhã desta segunda-feira (11), o gestor da pasta, Rafael Cohen, visitou a obra, que estava abandonada desde 2011 pela gestão anterior da Prefeitura.

Além de fiscalizar o serviço, Cohen também verificou se todos os equipamentos e materiais para a finalização dos trabalhos já estavam comprados.

“Nesse governo, as obras serão planejadas e realizadas de forma correta. Acabou aquela história de fazer tudo de forma intuitiva. O trabalho agora é realizado de forma técnica”, afirmou Cohen.

Com orçamento de R$ 418 mil o projeto, retomado em fevereiro deste ano, é custeado pelo Governo Federal, incluindo a contrapartida do município. A UBS vai disponibilizar à população salas para atendimento de ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, além de locais para a realização de curativos, vacinação e um espaço multiuso para palestras e campanhas de conscientização.

Os principais serviços oferecidos pela unidade de saúde serão consultas médicas, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Todo o mobiliário, contratação de pessoal e custeio da unidade ficará a cargo da Prefeitura.

O secretário municipal de Saúde, Edimilson Francisco dos Santos, comemora a retomada das obras, e o início do funcionamento da unidade:

“Ver as obras deste posto paralisadas era uma situação absurda, crítica. Estamos agilizando os trabalhos para pôr esta unidade para funcionar. A população não pode mais ser prejudicada”, garantiu.

Também já foi apresentada a documentação ao Governo do Estado para a construção da primeira Clínica Estadual de Saúde da Família no município. Em fevereiro passado, representantes do Executivo estadual visitaram um terreno no bairro de Cabuçu, 6º distrito da cidade, local escolhido pelo Prefeito Helil Cardozo por se tratar de área mais necessitada e distante do centro da cidade.

Pré-moldada e de rápida execução – no estilo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – a construção da Clínica de Saúde da Família visa aumentar e dar mais suporte ao atendimento das famílias residentes na região.

Ao Estado cabe o custeio e a construção da unidade. A administração e a contratação de funcionários ficarão sob responsabilidade do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares