quinta-feira, 7 de março de 2013

Itaboraí ganha sete médicos a custo zero para atuar em Postos de Saúde da Família


 Itaboraí conta com mais sete médicos que passam a atuar, a custo zero para o Município, em cinco Postos de Saúde da Família (PSFs) na cidade. Eles trabalharão nas unidades de Jardim Planalto, Ampliação, Areal, Reta Velha e Visconde.

Os médicos foram selecionados por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Governo Federal, que visa estimular a especialização médica na área de Saúde da Família, além de levar os profissionais para localidades com maior carência deste tipo de serviço.

 “Após a retomada da gestão do Hospital Municipal, estamos investindo na qualidade do atendimento nos PSFs. Aos poucos, vamos colocando a saúde de Itaboraí para funcionar”, afirmou o prefeito Helil Cardozo. “Esses novos médicos representam um salto de qualidade na rede de atenção básica do município. A parceria com o Ministério da Saúde trouxe para a cidade sete profissionais previamente selecionados pelo Governo Federal”.

De acordo com o prefeito, também serão desenvolvidas ações na área da saúde junto às secretarias de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, Educação e Cultura, assim como junto à pasta de Desenvolvimento Social, em busca de soluções para demandas identificadas no programa Saúde da Família.

“Tudo isso faz parte de um grande projeto de governo para melhorar a saúde da população”, ressaltou Helil.

O Provab prevê o pagamento de bolsa federal para o médico, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde, para cumprir as diretrizes do Programa Médico de Família. Além disso, a atividade será supervisionada por uma instituição de ensino.

A carga horária é de 32 horas para o desenvolvimento de ações nos PSFs. As oito horas restantes serão direcionadas para o curso de pós-graduação prático-teórico, com 12 meses de duração na área de Saúde da Família. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde acompanhar o trabalho destes profissionais para validar, mensalmente, o pagamento da bolsa.

“O Provab é uma ação que beneficia os gestores municipais, os médicos e a população. O município passará a contar com mais profissionais de medicina atuando em suas unidades de saúde, o que permitirá o fornecimento ao usuário de um serviço mais qualificado”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.  Esta parceria será estendida também para enfermeiros e dentistas que trabalham nos PSFs.
“A chegada destes profissionais faz parte de uma estratégia de reorganização da rede de atenção básica no município que, atualmente, encontra-se fragmentada.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí pretende também estudar a divisão do município em microrregiões e redefinir os critérios de investimentos dos recursos em áreas onde os indicadores de saúde apontam como mais desfavoráveis.

 “Com o apoio e a participação do Conselho Municipal de Saúde, vamos realizar, em breve, um encontro para discutir o papel da atenção básica no município, visando reorganizar a rede e definir novos investimentos, como a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que compartilha as práticas de promoção em saúde com os agentes comunitários”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares