terça-feira, 12 de março de 2013

Itaboraí monta Sala de Situação de combate à dengue


A Prefeitura de Itaboraí tem realizado, desde o início do ano, um trabalho de controle e prevenção da dengue no Município, com a ação de 152 agentes de controle a endemias, do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), que visitam, diariamente, residências e áreas de difícil acesso, como becos, terrenos baldios e ferros-velhos, entre outros, para encontrar focos de criadouros de mosquito transmissor da doença e conscientizar a população sobre formas de evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde montou uma Sala de Situação para concentrar todas as informações sobre a dengue na cidade, com a realização de uma reunião comandada pelo Secretário Municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos. Além disso, o Hospital Municipal Dr. Leal Junior recebeu do Governo do Estado medicamentos e equipamentos para auxílio no combate à doença. Foram entregues dois descanços de braço, três suportes de soro e 10 cadeiras de hidratação, que se somam às 14 que o Município já tinha a oferecer. “Estamos em estado de alerta e, desde o início do ano, nos antecipando na ação e agindo preventivamente para amenizar o problema da dengue em Itaboraí”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edilson Franciso dos Santos.

O objetivo da Sala de Situação é monitorar, diariamente, os casos suspeitos de dengue e mapear as regiões da cidade com maiores índices de infestação pelo vírus, além de reforçar a mobilização para o combate da doença na cidade. De acordo com Edilson, três ações são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes aegypti: a vigilância epidemiológica para orientar as ações e a organização da rede de assistência, a capacitação dos profissionais de saúde e a mobilização da comunidade.

Ao visita as casas e áreas com risco de proliferação do Aedes, os agentes da Prefeitura realizam ações de bloqueio de 200 metros nas proximidades do imóvel, instalam telas protetoras em caixas d’água e distribuem à população de material informativo com dicas de prevenção sobre o mosquito transmissor.

Edilson Santos informa que as unidades de saúde do município foram preparadas para um rápido atendimento aos pacientes que chegarem com os sintomas da doença. “A dengue não escolhe as pessoas, nem os locais. Por isso, estamos deixando todos os postos de saúde e o Hospital Municipal em alerta para receberem um número maior de pacientes”, afirmou o secretário, que pede a mobilização da população contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares