sexta-feira, 8 de março de 2013

Obras do novo bairro de Itaboraí começam até outubro


Famílias receberão o título de propriedade

Secretários municipais de Itaboraí foram conhecer  a área de um milhão de metros quadrados onde será construído um novo bairro, com toda infraestrutura e entrega de títulos de propriedade, numa parceria dos governos municipal, estadual e federal. Essas obras, que fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), têm início previsto para outubro e beneficiarão dezenas de famílias que moram em locais de risco. Numa pequena área do terreno está instalada a Colônia Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, antigo hospital que funciona hoje como ambulatório.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, o projeto está em ritmo acelerado, com a documentação em andamento. Os secretários municipais que visitaram a área entregarão, até 15 de março, sugestões para acrescentar ao projeto nas áreas de Saúde, Obras, Meio ambiente, Esporte e lazer, Educação, Planejamento, Serviços públicos, Transporte e Agricultura..

“Entreguei hoje ao prefeito um documento do Instituto de Terras do Estado do Rio de Janeiro (Iterj, órgão da Secretaria de Estado de Habitação), que colocou seus técnicos à disposição da Prefeitura para desenvolver um trabalho visando o assentamento fundiário e regularização para, finalmente, a entrega do título de propriedade”, disse Wolney Trindade.

No novo bairro, onde já moram cerca de mil pessoas, serão construídos, inicialmente, 55 apartamentos que receberão famílias de baixa renda e que estejam morando em áreas de risco. Em seguida, outras 230 unidades serão erguidas, além de áreas de lazer e escolas. Haverá, ainda, a implantação de uma linha de ônibus para atender a comunidade, que terá lotes destinados à instalação do comércio local, como padarias, mercados, bares, lanchonetes e farmácias.

O terreno pertence ao Estado que, por meio da Cehab, o está cedendo à Prefeitura, com o projeto já aprovado pelo Ministério das Cidades. O investimento inicial para os serviços de topografia, planta, legalização e parcelamento do solo, entre outros, é de R$ 1 milhão por parte do governo do Rio de Janeiro. Já o Ministério das Cidades vai disponibilizar, para a realização das obras, cerca de R$ 70 milhões. Quanto à Prefeitura de Itaboraí, como contrapartida, após a conclusão das obras, caberá a implantação da linha de ônibus e da rede de serviços públicos, como coleta de lixo, iluminação e manutenção das vias, praças e escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares