terça-feira, 5 de novembro de 2013

Programa Maturidade Saudável é lançado pelo Itaprevi


O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi) realizou, na manhã de terça-feira (29), o lançamento do programa Maturidade Saudável, destinado aos aposentados e pensionistas do município. O evento ocorreu durante o tradicional café da manhã do Itaprevi, realizado todos os meses, em decorrência da entrega dos contracheques dos 986 aposentados e pensionistas da autarquia, e contou com a presença do prefeito Helil Cardozo e do vice e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana.
Em uma tenda montada na sede do Instituto, foram oferecidos, gratuitamente, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de conscientização e direcionamento individualizado e orientação psicológica gratuita, com a psicóloga credenciada do Itaprevi Vanessa Campbell. Ao todo, foram prestados mais de 120 atendimentos, incluindo o próprio Helil Cardozo, Audir e o presidente do Itaprevi, Geraldo Saraiva.
“Quero parabenizar a Geraldo Saraiva, juntamente com sua equipe, pelo belo trabalho desenvolvido à frente do Itaprevi. O Maturidade Saudável é um caminho que nos leva onde todos queremos chegar: a uma vida prazerosa e saudável”, afirmou o prefeito.
Uma das primeiras pessoas a serem atendidas foi a aposentada Euzinete Rocha, que estava com as taxas normais..
“Foi bom saber que estou com a saúde em dia, agora que me aposentei estou me cuidando melhor”, disse a moradora de Visconde.
Já para o aposentado Jacyr Duarte, a medicação de suas taxas foi de grande importância, e o fez buscar orientação médica.
“Estou com a pressão um pouco alta, e vi que tenho que procurar um médico e tomar os devidos cuidados. Gostei desta iniciativa do Itaprevi”, elogiou Jacyr”.
Ao serem atendidos na tenda, três aposentados foram diagnosticados com hipertensão e encaminhados ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí, com taxas elevadas de pressão arterial. Todos desconheciam estavar com as taxas alteradas.
O presidente do Itaprevi, Geraldo Saraiva, se mostrou satisfeito com o início do projeto, e agradeceu pela presença do prefeito.
“É uma satisfação receber o prefeito em nosso Instituto. Helil sempre se mostra presente e solícito às causas que beneficiam os aposentados e pensionistas do Itaprevi. Este é apenas um dos projetos que estamos implantando nesta gestão, e novidades estão por vir”, disse Geraldo Saraiva. “Também sou grato pela presença de Audir Santana, não apenas como vice-prefeito, mas também como grande médico que é”.
O programa Maturidade Saudável contou com a parceria da secretaria municipal de Saúde, por meio da coordenação Hiperdia (Hipertensão e Diabetes) e do programa Saúde do Idoso. E teve como principal objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos beneficiários da instituição, o público alvo da campanha.
Segundo a coordenadora do Hiperdia, Viviane Alves, a hipertensão e a diabetes são o começo da principal causa de mortes por doenças cardiovasculares. Cerca de 20% da população brasileira possuem alguma destas doenças, mais frequentes a partir dos 30 anos de idade.
“A hipertensão, por exemplo, é uma doença silenciosa, e só a detectamos por meio da medição de pressão arterial. Já no caso da diabetes, os sintomas geralmente são cansaço, fome, sede e vontade de urinar em excesso. Após o diagnóstico, o paciente pode se prevenir, mantendo uma vida saudável, com dieta balanceada, atividade física apropriada e o uso de remédios, se necessário”, completou Viviane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares