quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Produtores de flores de Itaboraí levam mais colorido a Copacabana


Uma parte da Praia de Copacabana ganhou colorido especial neste fim e semana. Cerca de 30 produtores de plantas ornamentais, com a ajuda do paisagista Guto Silva, decoraram, no sábado (16/11), uma faixa de areia em frente ao quiosque da TV Globo, junto ao calçadão, com flores e arbustos de diversos tipos. A ação marcou o lançamento oficial da 10ª edição da Itaflores, exposição que reúne, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o melhor da produção do setor em Itaboraí, cidade da Região Metropolitana,  a 2ª maior produtora do estado.

O lançamento contou com a participação da atriz Dig Dutra, do humorístico Zorra Total, que recepcionou os produtores e falou a respeito do projeto Verdejante, da Globo, que promove a valorização do meio ambiente e a preservação da natureza. Na ocasião, o público recebeu dicas de como plantar flores para decorar interiores e ainda levou para casa cerca de 300 mudas oferecidas pelos produtores de Itaboraí.

A expectativa é a de que a Itaflores receba cerca de 20 mil visitantes nos três dias de evento, realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação Cultural de Itaboraí, Sebrae e Governo do Estado.

“Será uma grande oportunidade, tanto para os produtores, quanto para o público em geral. Itaboraí produz mais de 180 espécies diferentes de plantas ornamentais de excelente qualidade, que superam em muito aquelas que geralmente são vendias em supermercados e no comércio em geral”, ressalta José Geraldo Basílio, engenheiro agrônomo da Emater, que trabalha há mais de 20 anos em Itaboraí.

Também presente ao quiosque da Globo, o presidente da Associação Itaflor, Nilson Souza Bastos, enfatizou a importância da exposição, que possibilita maior aproximação entre produtores e consumidores de plantas ornamentais.

“Quero agradecer pela oportunidade de estar aqui em Copacabana mostrando o que Itaboraí tem de melhor no setor de flores. Todos estão convidados a visitar nossa exposição, e tenho certeza de que sairão encantados de nossa cidade”, prometeu Nilson.

Moradora de Copacabana, a aposentada Leonor Tavares, 74 anos, aproveitou a oportunidade para ouvir dicas sobre como plantar corretamente as flores para a decoração de seu apartamento:

“Achei ótimo, e estou levando duas mudas para plantar em casa. Costumo ter muitas plantas em minha varanda, mas elas sempre morrem rápido. Agora, acho que aprendi como cuidar melhor do meu jardim”, comemorou.

O secretário de Agricultura de Itaboraí, José Carlos Rodrigues, o Zeca de Pacheco, convidou os presentes a visitar a Itaflores.

“Estão todos convidados para essa festa das flores, que estamos preparando com tanto carinho”, disse Zeca.

Oleiros

Além de plantas ornamentais, Itaboraí também é um grande centro produtor de artefatos de barro. Oleiros da cidade participaram do lançamento da Itaflores confeccionando vasos e ensinando crianças e adultos a arte de criar objetos diversos a partir da argila.

“A escolha de um vaso adequado tem muito a ver com a saúde da planta. É muito comum as pessoas comprarem flores em vasos de plástico, o que não é recomendável. O barro, assim como a planta, vem da natureza, e interage com ela”, afirma o oleiro José Rivaldo de Lima, 44 anos, que desde os 11 se dedica à atividade.

A Itaflores tem o apoio da Globo e acontece a partir dessa sexta-feira (22/11) na Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí, das 10h às 22h, com entrada franca. Além da exposição, haverá workshops e oficinas, apresentação de novas tecnologias, palestras, atrações musicais e diversas atividades para os agricultores, produtores e a população em geral. Personalidades do paisagismo e jardinagem já confirmaram presença, como  Tânia Santos e Léo Mendes, especialistas em artes florais e atualmente envolvidos na produção da novela Sangue Bom da TV Globo; e o renomado paisagista holandês Gustaaf Winters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares