terça-feira, 12 de novembro de 2013

20ª edição da Feira do Livro agita Itaboraí


Nem o calor intenso foi capaz de desanimar o público na abertura da 20ª edição da Feira do Livro da Cidade de Itaboraí, a Felicita, nesta terça-feira (12), na Praça Marechal Floriano Peixoto. Com o tema “Quem lê conhece e faz a sua história!”, a “festa literária” acontece gratuitamente até esta quarta-feira (13), das 9h às 21h. Ao longo do dia, diversas atividades marcaram o primeiro dia do evento, incluindo uma palestra do autor, cantor e compositor Gabriel, O Pensador, que falou para jovens alunos de escolas municipais, antes de fazer um show no palco principal montado na Praça.

Realizada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), este ano os homenageados são os escritores Vinícius de Moraes, Rubem Braga, Oscar Niemeyer, Graciliano Ramos e o autor itaboraiense Orcival Barbosa Velho. Todos os homenageados tiveram suas obras trabalhadas ao longo do ano letivo nas 86 unidades escolares da rede municipal, como parte do projeto pedagógico. Na abertura do evento, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, saudou os presentes e parabenizou toda equipe da Semec pela realização da Felicita.

“Aquele que lê escreve sua história, e vocês têm esta oportunidade, de escrever a sua própria história. Peço aos professores que estimulem nossas crianças à leitura, pois através dela participamos de muitas experiências importantes. Desejo que vocês sejam eternos amantes da leitura”, afirmou Helil Cardozo aos estudantes presentes.

A secretária municipal de Educação, Susilaine Duarte, destacou a importância de se democratizar o hábito da leitura.

“Nesses dois dias de Felicita, a principal Praça da cidade se transforma em um espaço de leitores, numa biblioteca viva, para todos os públicos. Esta Feira do Livro foi pensada com objetivo de prestigiar todos os públicos, da criança ao adulto, para que não seja negado o direito de ler a ninguém”, disse Susilaine.

No palco principal, em frente à Igreja Matriz São João Batista, a festa literária começou com o show “Vinícius para Crianças”, com a dupla Carla Moreno e Nunu, animando e interagindo com o público, com canções de Vinícius de Moraes, um dos autores homenageados na Felicita.

Também no palco principal, a Vanart Produções Artísticas apresentou, em três horários, o espetáculo “O Mágico de Oz”, em uma apresentação única. A peça teatral encantou o público. As primas Beatriz Rosa e Evelin Rosa, ambas de 7 anos e estudantes da Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, eram só alegria.

“Eu não conhecia a história do Mágico de Oz, mas já tinha ouvido falar. Adorei, principalmente a bruxa, que é muito engraçada. A Praça está linda, muito colorida e cheia de livros”, disse Beatriz.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e algumas tendas montadas pela cidade abrigaram as contações de histórias, contadas pelas professoras da Sala de Leitura. Já a Casa Heloísa Alberto Torres (Chat) ofereceu o Café Literário, com bate papo com a autora do livro “A menina e o golfinho”, Ana Cláudia Ramos. Ao todo, aproximadamente 200 crianças, em diferentes horários, participaram do bate papo, com perguntas como “Como Ana Cláudia se tornou autora?”, “Como ela se inspira para escrever os livros?”, e “Quanto tempo demora em escrever um livro?”.  As 10 escolas da rede municipal contempladas com o bate papo, receberam dois livros autografados pela autora, para serem utilizados em suas bibliotecas.

Ainda na Chat, a autora Jacilene Brataas, nascida em Itaboraí e que atualmente mora na Noruega, falou sobre a importância desta feira na cidade. “Eu sempre venho a Itaboraí, por conta dos meus pais que moram em Venda das Pedras, é uma cidade que amo. Assim que fiquei sabendo da feira, antecipei minha vinda para cá. Trouxe alguns exemplares do meu livro infantil “Reciclagem criativa” e do livro “A literatura das mulheres da floresta”, e sorteei entre as crianças. Estou muito feliz em poder participar novamente desta feira”, disse Jacilene.

Quem também esteve por lá, foi o Doutor em Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), André Dias. Em uma conversa com adolescentes, André, um grande estudioso das obras de Vinícius de Moraes pode expressar tudo que aprendeu sobre este autor. “É uma alegria poder estar aqui hoje, Vinícius de Moraes foi o primeiro autor que pesquisei academicamente. Um poeta do amor, capaz de alentar e inspirar jovens de qualquer idade, atravessando as gerações”. Ao final, os participantes puderam se deliciar com as músicas da Banda de Dawson Nascimento e Amigos.

Nos Espaços Baby e Kids, brinquedos como pula pula, casinha, balanço, escorregador e cama elástica, os “pequenos” fizeram a festa. Já no Espaço Teen, um dos mais procurados, cada escola teve o direito de tirar três fotografias personalizadas com o grupo de alunos. A foto impressa na hora foi levada para comprovar a ida à Felicita, e colocar no mural da unidade escolar. Além do show “A pedidos”, de James West.

O espaço “Eu sou leitor, eu sou autor” apresenta os livros produzidos pelos alunos das escolas municipais, sobre os homenageados da Felicita. No Salão Paroquial aconteceu exibição de documentários e filmes sobre os homenageados. Além de declamação de poesias por toda parte e oficinas literárias e de música.

A cabeleireira Luciana Pereira da Silva, 33 anos e moradora do bairro  Joaquim de Oliveira chegou cedo ao evento, acompanhada do seu filho caçula João Gabriel, 3 anos. “Desde ontem que o João Gabriel está empolgado com esta feira, ele dizia que era a “festa dos livros”. Hoje ele acordou às 7h, já querendo vir pra cá. Adoramos, ele brincou nos brinquedos, assistiu contação de histórias e levamos alguns livros para casa”, enfatizou Luciana.

O corredor literário, abriga estandes de diversas editoras, com livros dos mais variados temas. Vale ressaltar que todas as escolas municipais receberam, da Prefeitura, um bônus no valor de R$ 300 a R$ 500 para a compra de exemplares para as escolas. E para incentivar ainda mais a leitura, os alunos da rede municipal foram presenteados pelos expositores com uma bolsa, contendo um livro e uma 'squeeze'.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, a Felicita surge com uma versão inovadora, mais literária e com uma visão ampliada. “Esta feira do livro foi elaborada no sentido de contemplar toda a população. Quero agradecer ao prefeito Helil Cardozo pelo apoio e incentivo, se comprometendo com a valorização da literatura em nossa cidade, com o objetivo de fazer de Itaboraí uma cidade leitora”, finalizou Susilaine.

E a programação continua, nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, a Felicita recebe mais alunos da rede municipal, estadual, privada e a população em geral.

Confira a programação

Palco:
10h e 14h – Show com o grupo Tiquequê      
19h     Show com Douglas e Kleberson
Casa Heloísa Alberto Torres (Chat)  – Espaço Literário
9h - Cafezinho Literário com Ângela Madureira, autora do livro “Coisas de poeta”. (professora da rede municipal de Itaboraí)
10h - Ana El Achkar – Lançamento do Livro Resiliência – Ferramenta para uma Educação de Qualidade. (professora em Itaboraí)
13:30h – Juareis Mendes - Desenhos Personalizados
14h - Bianca Barbosa em: Palavra de Bicho
15:30h - Lançamento do livro “Piquenique da Monique” de Sônia Rosa, autora dos livros  “O menino Nito”, “Cadê Clarisse?” entre outros.
17h - Café Literário sobre o Major Orcival Barbosa Velho, autor itaboraiense.
Histórias que os tapetes contam
Sessões às 9h – 10:30h – 14h – 15:30h
Com o Espetáculo Embarcando na Arca (Homenagem a Vinícius de Moraes)
Encontros
9h - Bianca Barbosa em: Palavra de Bicho
10h - Encontro com Patrícia Barboza, autora de “O livro das princesas”, “As Mais” e “Confusões de garoto”.
14h e 15:30h - Show com  Glorinha e Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares