terça-feira, 19 de novembro de 2013

Itaboraí comemora o Dia Nacional da Consciência Negra


A Prefeitura de Itaboraí, por meio de sua Fundação Cultural (FCI), realiza, na próxima quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, um evento especial em comemoração à data, das 16h às 21h, na Praça Marechal Floriano Peixoto. Em sua primeira edição no município, a ação visa ressaltar os valores da cultura negra, por meio das manifestações culturais de matriz africana, como músicas, danças e outros.
A cerimônia de abertura acontecerá em frente à Câmara de Vereadores, com roda de capoeira e homenagem aos escravos, com os grupos de afoxé Associação Cultural e Religiosa Inzo Tumbenganga e Filhos de Gandhy. A programação prosseguirá num cortejo por dentro da Praça até a Casa Heloísa Alberto Torres (Chat).
Na Chat, Deolinda Alves, africana que mora em Itaboraí há aproximadamente 30 anos, falará sobre sua vivência da cultura africana, além de cantar duas canções. representativas de seu país. A Casa abrigará, também, os shows de Dawson Nascimento e Quinteto, com Jazz e clássicos da MPB, principalmente de compositores negros, como Milton Nascimento, Djavan e Gilberto Gil.
Encerrando a festividade, a cantora Margarete Mendes e a banda Mojubá se apresentam. Carioca nascida em Santa Tereza, Margarete Mendes bebeu nas mais nobres fontes do samba, recebendo influências de grandes damas como Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara, e de outros mestres como Cartola, Candeia e Monarco. Com uma voz marcante e dança ancestral, a cantora conduz o público por uma viagem cultural pelos caminhos do Samba.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, e dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965, um símbolo de resistência e luta contra a escravidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares