quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Itaboraí promove encontro para profissionais que cuidam de pessoas ostomizadas


Cerca de 200 profissionais de saúde de Itaboraí e de mais 20 municípios participaram da “1ª Capacitação em Cuidados Especializados à Pessoa Ostomizada”. O evento aconteceu no Clube Vera Gol Esporte e Lazer, no Centro, e foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Polo dos Ostomizados de Itaboraí, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

Ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite comunicação entre o órgão interno e o exterior com finalidade de eliminar dejetos do organismo. A nova abertura chama-se estoma ou ostoma. A razão para se criar o orifício ocorre por motivo de perfurações acidentais no abdome, câncer no reto, no intestino grosso ou na bexiga, entre outros motivos. Pacientes portadores de traqueostomia e os que usam cateteres ou sondas também são considerados ostomizados.

O foco da capacitação foi qualificar e aperfeiçoar o conhecimento daqueles que atuam no cuidado ao portador de ostomias, através da assistência e reabilitação. O encontro também serviu para iniciar as comemoração pelo Dia Nacional dos Ostomizados, a ser celebrado em 16 de novembro.

Representando o Prefeito Helil Cardozo, a primeira-dama da cidade e coordenadora do Projeto Vida em Movimento, Ana Cardozo, afirmou que a rede pública de saúde de Itaboraí vem se estruturando para se tornar referência em toda Região Metropolitana.

“Esta gestão preza pela valorização do ser humano, acima de qualquer tipo de limitação que possua. A prioridade do governo Helil Cardozo é a saúde, e todos os esforços estão sendo feitos para que o município possa oferecer mais infraestrutura e atendimento de qualidade ao cidadão”, frisou.

O Secretário Municipal de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, ressaltou que a cidade foi a primeira do Estado do Rio a implantar o serviço, de acordo com as diretrizes do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, em 2008. Três anos depois, o município foi contemplado com um polo para também prestar serviços aos pacientes de Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim.

“Estamos todos mobilizados para investir e ampliar o programa. Parabenizo a coordenação pela organização do evento e, como médico, sei da importância do trabalho do profissional de saúde na atenção aos pacientes ostomizados para que tenham mais qualidade de vida”, afirmou Edilson.

Debates

Durante o dia inteiro, representantes dos municípios São Gonçalo, Tanguá, Maricá, Silva Jardim, Itaperuna, Belford Roxo, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Cabo Frio, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Campo dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Volta Redonda, Rio Bonito, Três Rios, Niterói e Tanguá participaram de uma programação que contou com palestras voltadas para a rede de reabilitação atual e novas propostas para o tratamento da pessoa ostomizada.

O curso abordou também temas como Definição e tipos de Ostomias, Direitos e Benefícios das Pessoas com Ostomias, Estomas Pediátricos, Equipamentos, Coletores de Proteção de Segurança, Complicações nas Ostomias, além da importância da equipe multiprofissional. Após a programação, os profissionais receberam certificado de participação.

Cadastro

Atualmente, 165 pacientes estão cadastrados em Itaboraí. Destes, cinco são bebês com até dois anos de idade. Todos recebem, mensalmente e de forma gratuita, um kit contendo 30 bolsas coletoras de colostomia, ileostomia ou urostomia e material como gazes, luvas e soro fisiológico, entre outros itens, dependendo da avaliação médica, e são atendidos por uma equipe composta por médico, enfermeiro, assistente social e técnico de enfermagem.

A coordenadora do Polo dos Ostomizados de Itaboraí, a assistente social Cláudia Alonso, falou sobre a importância da capacitação do profissional da saúde, para um atendimento de qualidade aos
ostomizados.

“A importância dessa capacitação é para que os profissionais sejam mais preparados a lidar com situações em que o ostomizado precisa de ajuda. Os pacientes se sentem rejeitados e com vergonha de usar as bolsas coletoras. A equipe multiprofissional atua, então, para que possa dar suporte aos pacientes”, disse.

Para se cadastrar no programa, o portador de ostomia deve levar identidade, CPF, comprovante de residência, laudo médico e cartão do SUS até a Policlínica de Especialidades Médicas José de Oliveira Filoco (Rodovia Manilha-Magé - BR 493, km 0, Trevo de Manilha, Itaboraí, ao lado da UPA 24 hora. Telefones: 2635-9577 ou 2635-9296. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Benefícios

Os ostomizados são classificados como deficientes físicos. Desta forma, ganham o amparo de um significativo conjunto de leis, que regulamentam os direitos dos deficientes no Brasil, nas esferas
federal, estadual e municipal. Além disso, um expressivo número de ostomizados convive com a condição de pacientes com câncer, que é considerada uma moléstia grave. Portanto, seus portadores também são contemplados com outros benefícios sociais.

Dentre os benefícios estão: aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, isenção de imposto de renda na aposentadoria, isenção de ICMS, IPI e IPVA para veículos adaptados, quitação do financiamento da casa própria, saque do FGTS e do PIS e passe livre. A lista completa pode ser acessada através do link: http://www.inca.gov.br/publicacoes/DireitosPacientesCancer.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares