quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Itaboraí inicia renovação de matrícula na rede municipal de ensino para 2014


            A secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) de Itaboraí iniciou em todas as 86 unidades escolares do município, a renovação de matrícula para o ano letivo de 2014. O processo acontece até o dia 14 de novembro para todas as modalidades de ensino, da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a renovação, é necessário apenas que o responsável ou o aluno maior de 18 anos compareça a secretaria de sua unidade escolar.
            Já para quem quiser ingressar na rede municipal de ensino, deve realizar a pré-matrícula em uma das unidades escolares, no período de 18 a 29 de novembro. É imprescindível levar cópia da certidão de nascimento do aluno ou identidade e comprovante de residência, além de informações sobre a série pretendida, telefone para contato, nome da escola e da rede escolar de origem, três opções de escolas e informar se o aluno é beneficiário do programa Bolsa Família, do Governo Federal.
            De acordo com a coordenadora de Estatística e Matrícula da Semec, Cláudia Teixeira, no dia 23 de dezembro sairá a divulgação do resultado da pré-matrícula, indicando a escola onde o aluno cursará o ano letivo de 2014. Já a matrícula será realizada nos dias 26 e 27 de dezembro, diretamente na escola selecionada ao aluno.
            Para a realização da matrícula, efetuada na secretaria da escola, será necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou identidade, comprovante de residência, 2 fotos 3x4, histórico escolar ou protocolo no qual conste a série em que o aluno está habilitado a cursar, carteira de vacinação atualizada apenas para alunos da Educação Infantil e declaração, contendo o Número de Identificação Social (NIS), do Bolsa Família em nome do aluno.
            Todas as unidades escolares receberam a resolução de matrícula N° 08 de 30 de outubro de 2013, que estabelece normas e procedimentos de pré-matrícula e matrícula para o ingresso e permanência de alunos unidades para o ano letivo de 2014.
            “Fizemos um calendário que pudesse priorizar os estudantes que já estão na rede municipal e também oferecer vagas a novos alunos. O objetivo é não deixar nenhum aluno em idade escolar fora da escola. Vale ressaltar ainda, que pessoas em distorção de série-idade podem ser matricular na EJA, voltando, assim, ao ambiente escolar”, destacou Cláudia Teixeira.
            Ainda segundo a coordenadora, atualmente a rede municipal de Itaboraí conta com aproximadamente 31.500 alunos. Destes, 1.476 estudantes estão cursando o 9° ano do Ensino Fundamental, e não poderão mais fazer parte da rede municipal, e sim, ingressar no Ensino Médio, do Governo Estadual do Rio de Janeiro ou outros. Estes alunos poderão efetuar a matrícula por meio do site www.matriculafacil.rj.gov.br , garantindo assim o acesso às vagas nas escolas da rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares