quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sai o resultado da eleição do novo uniforme das escolas públicas de Itaboraí




Após 12 dias de votações, quase 35 mil pais e alunos decidiram, pelo voto direto, qual será o modelo de uniforme adotado durante este ano letivo nas escolas públicas municipais de Itaboraí. Entre as três opções apresentadas, o modelo vencedor foi o número 3, que obteve 16.754 votos, contra 12.820 do segundo colocado (número 2) e 3.513 do terceiro (número 1).

O colégio eleitoral foi formado por todos os estudantes e pais de alunos da rede de ensino. O voto era facultativo.

Por meio do projeto Vista Essa Camisa, a eleição, inédita no Município, foi idealizada após o prefeito Helil Cardozo receber diversas queixas dos estudantes, que não gostavam do uniforme adotado anteriormente. Segundo Helil, o processo eleitoral também serviu como exemplo prático de democracia entre os alunos da rede pública.

“Foi uma experiência fabulosa para os estudantes. Pude acompanhar a votação em praticamente todas as escolas, e percebi o clima de alegria e até de uma saudável disputa entre eles”, disse Helil. “Foi um grande aprendizado para todos nós”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as opções de uniforme disponíveis para votação fora elaboradas a partir de prévia pesquisa realizada com os próprios alunos e seus responsáveis, de modo que qualquer um dos modelos servisse tanto ao Ensino Infantil (entre 2 e 8 anos de idade), quanto para o Ensino Fundamental e Ensino Médio (idade entre 9 e 17 anos), e também à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Os estudantes, principalmente os mais jovens, tiveram uma aula prática de democracia, e terão prazer em vestir um uniforme escolhido por eles, democraticamente”, observou a secretária municipal de Educação, Susilaine Duarte.

A estreia do novo uniforme está programada para o desfile cívico do próximo dia 22 de Maio, quando Itaboraí celebra 180 anos de emancipação político-administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares