terça-feira, 9 de abril de 2013

Alunos de Itaboraí fazem exames para detectar obesidade e problemas de visão


Cerca de três mil alunos das creches, pré-escolas e do ensino fundamental de 12 escolas públicas municipais de Itaboraí participam da Semana de Mobilização Saúde na Escola. O tema deste ano é “Combate à Obesidade e Saúde Ocular” e a estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

A ação será realizada através de uma parceria entre as secretarias municipal de Saúde e Educação. Ao longo da semana, alunos serão submetidos a avaliação oftalmológica (teste de Snellen), análise antropométrica (verificação do peso e da altura), além de palestras sobre o uso de álcool e tabaco e outras drogas.

De acordo com o secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, que é médico pediatra, é de suma importância dar atenção à saúde dos estudantes, fator que interfere inclusive no rendimento escolar.

“O exame oftamológico é importante para detectar futuros problemas de visão. Quanto antes forem identificados e tratados, melhores serão os resultados”, comentou.

O gestor também alertou para a necessidade de se prevenir a obesidade entre as crianças.

“A escola é parceira fundamental da saúde e das famílias para que as crianças e adolescentes adquiram bons hábitos alimentares. É importante conscientizar este público para se evitar problemas com excesso de peso quando chegarem à vida adulta”, disse.

Para a secretária municipal da Educação e Cultura, Susilaine Duarte, é fundamental que a ação nas escolas envolva a participação de toda comunidade estudantil.

“São questões que dizem respeito à saúde, mas que têm grande reflexo na aprendizagem dos estudantes. Detectar precocemente e agir antes que uma doença se estabeleça é uma garantia de melhor desenvolvimento de nossos alunos”, afirmou.

Após as avaliações feitas durante esta semana, as visitas dos profissionais de saúde permanecem ao longo do ano letivo para acompanhamento.
 
O crescimento da obesidade na infância e na adolescência e a grande repercussão obtida por esta temática no ano de 2012 motivaram a retomada do tema em 2013, acompanhado de saúde ocular. Dados da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares, (2008/09), das duas últimas décadas, indicam que a prevalência da obesidade em crianças, de 5 a 9 anos, saltou de 4,1% para 16,6% entre os meninos e de 2,4% para 11,8% entre as meninas. Nos adolescentes, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% nas últimas quatro décadas.
Já os problemas oculares são uma das principais causas da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem. Estudos apontam que 30% das crianças em idade escolar apresentam refração ocular – distúrbios de visão causados por problemas no cristalino ou na córnea.

Locais que serão visitados:

Distrito Visconde

USF Visconde
E. M. Adelaide de Magalhães Seabra
E. Mz. Pref. João de Magalhães
Creche M. Maria Luzia da Conceição

Distrito Sambaetiba

USF Agrobrasil
E. M. Amélia Guimarães Fernandes

Distrito Pachecos

USF Pachecos
E. M. José Leandro

Distrito Itambi

USF Bairro Amaral
E. M. Izaura Zainotti Peccini

Distrito Manilha

USF Jardim Idália
E.M. Jornalista Alberto Torres

USF Santo Antônio

E. M. Neusa Silva Salles

Distrito Cabuçu

USF Cabuçu
E.M. Pimentel de Carvalho
Creche M. Luiz Antonio Mira de Souza

Distrito Porto das Caixas

USF Porto das Caixas
E.M. Símaco Ramos de Almeida

Distrito Centro
USF Quissamã
E. M. Natércia Rodrigues Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares