quinta-feira, 18 de abril de 2013

Projeto Vida em Movimento leva saúde aos maiores de 50 em Itaboraí



O projeto Vida em Movimento, destinado à população a partir dos 50 anos, está a todo vapor em Itaboraí, comandado pela primeira-dama do Município, a professora Ana Maria Cardozo, e sua equipe. Ao todo, são 22 polos, nos quais 11 professores qualificados, graduados em Educação Física – a maioria com pós-graduação - que atendem aos mil participantes do programa.

“Temos professores excepcionais e uma equipe que se doa por inteiro, ajudando e contribuindo para o crescimento do programa”, diz Ana Cardozo, que é professora concursada do Município. “Desde que assumi o projeto, no início de fevereiro, visitamos com frequência os locais onde acontecem as atividades físicas, nos aproximando desta população cheia de energia”.

O Vida em Movimento tem o objetivo de resgatar a autoestima e o bem estar da população a partir dos 50 anos, proporcionando melhor qualidade de vida e evitando o sedentarismo.

As atividades físicas oferecidas pelo projeto incluem exercícios de alongamento e um trabalho específico para as articulações, visando a melhorar a força e o equilíbrio. As práticas acontecem duas vezes por semana, com uma hora de duração, em cada um dos polos, no Centro, Manilha, Pacheco, Iguá, Venda das Pedras, Outeiro das Pedras, Mangueira, Três Pontes, Porto das Caixas, Itambi, Santo Antônio, Morada do Sol, Apolo, Aldeia da Prata, Picos, Visconde, Cidade Salém, Marambaia, Gabriela II, Granjas Cabuçu e Bafo do Búfalo.

O Vida em Movimento também oferece oficinas de artesanato - tricô, crochê, pintura em tela e pintura em tecido - e aulas de dança de salão, ministradas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no polo do Centro, para todos os integrantes do projeto.

Ainda há vagas para moradores de Itaboraí - de ambos os sexos e acima de 50 anos. Para se inscrever, basta comparecer a um dos polos com um atestado médico e preencher o formulário de cadastro, junto ao próprio professor.

Ana Cardozo lembra que há um professor fixo em cada polo, o que favorece a criação de identidade e vínculo entre a comunidade e o profissional. A equipe administrativa do projeto realiza ao menos uma reunião semanal, às sextas-feiras, com a presença de todos os professores, quando são feitas avaliações e atualizações de dados relacionados ao projeto.

Integrante do Vida em Movimento, no Centro, a aposentada e moradora de Jardim Imperial, Marli Monteiro, 76 anos, diz que não consegue ficar sem ir as aulas e interagir com a “meninada”. O projeto, segundo ela, “deu uma guinada” em sua vida, após a morte de seu filho, de 51 anos, que era portador de deficiência.

“Eu vivia em função do meu filho, e não me arrependo de nada que fiz. Sei o quanto ele precisava de mim. Agora, preciso cuidar de mim, e esse projeto veio para somar. Aqui, além das atividades físicas, eu me divirto, conheço pessoas e faço amizades”, enfatizou Marli.

Outro participante do projeto, o autônomo Valter da Costa, 62 anos, morador de Ampliação, garante que nada o impede de frequentar as aulas.

“Alguns amigos meus acham que o projeto só é para mulheres, e eu sempre os convido para conhecer e quebrar esse preconceito. Eu adoro este lugar. Movimentar o corpo e a mente é bom para todos, não importa a idade ou o sexo”, afirmou.

Algumas novidades ainda estão por acontecer no Vida em Movimento. Entre elas, a inauguração da nova sede, prevista para este semestre, e um grande café da manhã em comemoração ao Dia das Mães, que acontecerá no Estádio Alzirão, com a presença do prefeito Helil Cardozo. Os integrantes do projeto também participarão do Desfile Cívico do mês de maio, em comemoração ao aniversário da cidade. Também estão previstas festas juninas e outras ações.

“Após inaugurarmos a nova sede, vamos aumentar o número de polos, aumentando, assim, a quantidade de pessoas atendidas”, finalizou Ana Maria Cardozo.

Atualmente, a sede do projeto Vida em Movimento fica na Rua Tavares Pinho, s/n°, Centro, Itaboraí (Restaurante Popular). Mais informações pelo telefone:(21) 3639-1535

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares