sexta-feira, 26 de abril de 2013

ITABORAÍ FIRMA CONVÊNIO COM ESTADO PARA GARANTIR APOIO TÉCNICO EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA URBANA


ITABORAÍ FIRMA CONVÊNIO COM ESTADO PARA GARANTIR APOIO TÉCNICO EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA URBANA

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), Felipe Peixoto, assinaram  um convênio para promover a integração de políticas públicas e a troca de experiências por meio de apoio técnico e operacional entre a Prefeitura e a Secretaria. O objetivo é atuar em conjunto na estruturação territorial da cidade e em projetos de requalificação e infraestrutura urbana.

“Fico imensamente feliz por concretizar essa parceria, que não gerará custo algum para a Prefeitura. Pelo contrário, teremos um ganho muito grande”, disse Helil Cardozo. “Sem dúvidas, vamos conseguir trazer muitas realizações, não apenas para Itaboraí, mas para o Estado do Rio de Janeiro", disse o prefeito, agradecendo a parceria com a secretaria.

A cooperação prevê ainda o intercâmbio de recursos humanos e a utilização comum de estruturas do município e da Sedrap para programas, projetos e ações a serem desenvolvidas na cidade.

“É um prazer estar novamente em Itaboraí. Fico muito feliz em tratar desse assunto com um prefeito comprometido, interessado e acessível como o Helil”, disse Felipe Peixoto. “Quando o governador Sérgio Cabral me chamou para assumir a Secretaria, pediu para que eu atuasse em todo o Estado, e que desse atenção especial ao Leste Fluminense, nessa região do entorno do Comperj. Essa parceria com Itaboraí é de grande importância”.

Felipe lembrou que a assinatura do convênio apenas formalizou ações que já vêm acontecendojunto à Prefeitura de Itaboraí, como o geoprocessamento, no qual imagens captadas por satélite são disponibilizadas pela Sedrap à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para o melhor planejamento e controle do crescimento da cidade. Também está em andamento um projeto pelo qual a Sedrap dá apoio aos agricultores locais, oferecendo, inclusive, assistência técnica.

Conforme o termo assinado nesta sexta-feira, caberá  à Sedrap, entre outras ações, criar um grupo de trabalho com representantes das duas partes e realizar capacitações que fortaleçam o planejamento territorial e a gestão participativa integrada no município. Já a Prefeitura dará apoio à secretaria na criação do grupo de trabalho e no atendimento a demandas originárias dos planos e projetos a serem executados, além de promover a participação da comunidade no processo de elaboração das ações.
Também participaram da assinatura do convênio o secretário municipal de Trabalho e Renda, Álvaro Adolpho, e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares