quinta-feira, 4 de abril de 2013

Hospital de Itaboraí volta a realizar cirurgia odontológica


A Secretaria de Saúde de Itaboraí volta a realizar o serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior.
Descontinuada desde o ano passado  a especialidade voltou a funcionar em fevereiro, realizando também atendimento ambulatorial aos pacientes. O serviço tem como objetivo tratar cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como traumatismos e deformidades dos maxilares e da mandíbula.
De acordo com o coordenador do programa de Saúde Bucal do Município, Sérgio Lopes, a equipe tem realizado, em média, quatro cirurgias por mês. Mas a demanda deve aumentar por conta do número de casos de traumatismos faciais que costumam chegar ao hospital.
“Esta cirurgia pode garantir a sobrevida da pessoa após o trauma inicial, com chances mínimas de haver sequelas. Por isso, é fundamental esta especialidade no Município, que é cercado por quatro rodovias. Além disso, nossa unidade de saúde também atende pacientes vindo de outras regiões”, lembra Lopes.
Para a contadora Raquel Motta, 35 anos, moradora de Ampliação, ter este serviço em Itaboraí significa melhor qualidade de vida. Ela foi submetida a uma cirurgia para retirada de um tumor na mandíbula. Servidora da Prefeitura de Itaboraí, Raquel aguardava desde 2011 para fazer este procedimento, que ocasionava muita dor e dificuldade para falar e comer.
“Meu dentista diagnosticou um pequeno problema no meu dente e me encaminhou para o cirurgião bucomaxilofacial. Fiz três vezes os exames pré-operatórios, mas eles perdiam a validade porque não conseguia fazer a operação. Já emagreci 10 quilos. Comer virou sinônimo de sofrimento”, contou a paciente, antes da operação.
De acordo com o coordenador, pacientes vítimas de trauma facial com risco de morte são imediatamente operados. O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia, Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares