segunda-feira, 1 de abril de 2013

Itaboraí intensifica combate à dengue



A Secretaria de Saúde de Itaboraí tem reforçado o combate à dengue no Município por meio de ações diárias que envolvem as áreas de assistência médica e vigilância epidemiológica, além de um trabalho educacional, em parceria com a Secretaria de Educação. Já prevendo a ocorrência de uma epidemia na cidade, levando em conta o estado de abandono no qual foram encontrados os setores que seriam responsáveis pela prevenção à doença, a atual gestão municipal preparou, com rapidez, sua estrutura hospitalar para atender às demandas de pacientes e realiza, desde o início do ano, ações intensivas de combate à proliferação do mosquito.

Há 10 dias o Município montou uma Sala de Situação para concentrar todas as informações sobre a dengue na cidade. O objetivo é monitorar semanalmente os casos suspeitos e mapear as regiões com maiores índices de infestação pelo vírus, além reforçar a mobilização para o combate da doença.

O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior montou um centro de hidratação, instalando uma sala específica para pacientes com suspeita de dengue. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a unidade recebeu medicamentos e equipamentos para auxílio no combate à doença. Foram entregues ainda descansos de braço, suportes de soro e 10 cadeiras de hidratação, que se somam às 14 que o município já possuía.

“Preparamos uma sala específica no hospital para virar uma sala de hidratação, com a ajuda do Estado. Estamos tomando as medidas necessárias e trabalhando intensamente para oferecer todos os recursos aos nossos pacientes”, afirmou o secretário municipal e Saúde, Edilson Francisco dos Santos.

Prevenção - Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou os trabalhos de controle e prevenção da dengue em Itaboraí. Diariamente, mais de 150 agentes de controle a endemias, do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), visitam residências e áreas de difícil acesso, como becos, terrenos baldios, ferros-velhos, dentre outros, para encontrar focos de criadouros de mosquito, alertando a população sobre a necessidade de eliminar itens como garrafas pet, pratinhos de plantas e possíveis reservatórios de água limpa e parada, como pneus, latas e tambores sem tampa. Telas de náilon para caixas d’água, folders e cartazes explicativos também são distribuídos aos moradores, com orientações sobre como eliminar os criadouros e evitar o nascimento de novos mosquitos.

A ação da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, faz parte do movimento “Rio Contra Dengue”. Em breve, os agentes do Município receberão smartphones doados pelo IBGE, utilizados no Censo 2010. Com esses aparelhos, eles poderão inserir informações sobre a situação da doença no Município com mais agilidade, a partir do trabalho de campo, o que irá facilitar o monitoramento.

“O combate à dengue tem de ser contínuo, mas, infelizmente, o governo anterior praticamente abandonou o trabalho de prevenção, e encontramos um caos no setor em Itaboraí”, lembra o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos. “Por isso, já prevíamos a possibilidade de uma epidemia, e iniciamos, antecipadamente, um árduo trabalho para estruturar rapidamente a Prefeitura e amenizar a situação”.

O número de casos suspeitos de dengue em janeiro e fevereiro deste ano em Itaboraí chegou a 993 notificações, contra 496 no mesmo período de 2012. Os números de março deste ano  chegam a 294 casos.
Edilson dos Santos lembra que o combate à dengue no Município, desde janeiro, faz parte de um trabalho multidisciplinar, envolvendo, além de ações na área da Saúde e atividades educacionais. “É importante lembrarmos que 90% dos focos do mosquito encontram-se no interior das residências”, alerta Edilson Francisco. “É preciso que a população ajude no combate ao Aedes aegypti, fiscalizando suas casas, seus quintais e também os dos vizinhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares