terça-feira, 16 de abril de 2013

Prefeito de Itaboraí presta contas dos primeiros 100 dias de governo



O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, realizou, na noite de quarta-feira, uma prestação de contas relativas aos primeiros 100 dias de sua gestão na cidade. O chefe do Executivo planeja se dirigir à população e também a representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo ao longo dos próximos dias para dar prestar contas da atual gestão.  Em evento promovido pela subseção de Itaboraí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Helil Cardozo esteve na sede da instituição, onde  expôs a convidados da OAB o que o governo atual realizou desde 1º de janeiro.

A aquisição de um tomógrafo para o Hospital Municipal, a regularização e início de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na cidade, o aumento concedido aos profissionais da Educação e o enxugamento da folha salarial foram algumas das realizações citadas  pelo prefeito Helil Cardozo. Acompanhado do vice-prefeito, Audir Santana, e de seus secretários, ele falou para cerca de 100 pessoas, a maioria advogados e membros do Poder Judiciário.

“Quando assumi a Prefeitura, encontrei muitas dificuldades. Por isso, precisamos de um tempo para arrumar a casa antes de conseguirmos concretizar nossas realizações”, disse Helil. “Uma das primeiras providências que tomei foi desonerar a nossa folha. Reduzi de 54% para 38% o impacto em nosso Orçamento, gerando uma economia de R$ 2,5 milhões aos cofres públicos, dinheiro que será revertido para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que é a nossa meta”.

Helil afirmou que a prioridade da atual gestão é a Saúde.

“Por isso, iniciei o governo instalando meu gabinente no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ)”, lembrou o prefeito. “Conseguimos trazer um equipamento de tomografia de última geração, o que, sem dúvidas, vai facilitar o trabalho de nossa equipe e ajudar a salvar muitas vidas”.

Helill lembrou, ainda, que já determinou a compra de 130 camas elétricas e de novo mobiliário, que deve chegar ao hospital em alguns dias.

O prefeito ressaltou, ainda, o resgate para Itaboraí das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Porto das Caixas, e a luta para recuperar projetos semelhantes em outras regiões da cidade, como Rato Molhado I e II, Itambi e Engenho Velho.
Em relação à educação, o prefeito lembrou a concessão de 10% de aumento salarial a todos os funsuncionários estatutários do setor, inclusive os novos convocados deste ano. Ele lembrum ainda, que já deu início ao projeto de implementação de ensino em tempo integral no Município;

Sobre os problemas causados pelo impacto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaboraí, como o grandioso aumento populacional e os engarrafamentos frequentes no transito, Helil, recém-eleito para a presidência do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), garantiu estar trabalhando desde cedo para buscar as melhores soluções:

O prefeito também ressaltou as medidas tomadas para regularizar algumas ilegalidades que ocorriam na cidade.

“Às vezes, temos que tomar algumas medidas, como tirar os ambulantes das ruas e paralisar as vans, mas não são para impedir as pessoas de trabalhar”, afirmou o prefeito. “Pelo contrário, queremos que elas trabalhem da melhor forma possível, mas é preciso que façam isso de forma regularizada”, disse, reforçando que já foi iniciado  processo para a desapropriação, na Avenida 22 de Maio, no Centro, de um terreno onde será construído o Centro de Comércio Popular.

O vice-prefeito, Audir Santana, falou sobre a importância da prestação de contas à população:

“Uma boa administração só funciona se for transparente. E a transparência será, sem dúvidas, a marca da nossa gestão. O desafio de melhorar o nosso município é enorme, mas a nossa motivação para isto é ainda maior”, disse Audir.

Anfitrião da noite, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Jocivaldo da Silva, falou sobre como vê os primeiros 100 dias do novo governo em Itaboraí.

“Posso falar com clareza que jamais vi um prefeito que tivesse tanta disposição como o Helil”, disse o advogado. “Desde às 6 da manhã, ele já está nas ruas para visitar as escolas e o hospital. Ter um prefeito atuante dessa forma é maravilhoso para os cidadãos. Que ele e sua equipe tenham muito sucesso no decorrer do mandato”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares