quinta-feira, 17 de maio de 2012

Representantes do Conleste entregam projeto de segurança a Beltrame


Assustados com a onda de violência que atinge Niterói e receosos de que ela se propague aos municípios vizinhos, um grupo de prefeitos e secretários de segurança pública dos municípios participantes do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) apresentou ao secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, e para chefe de Polícia Civil, delegada Marta Rocha, o projeto de Cinturão de Segurança para a região.

“Não podemos ficar de braços cruzados e esperar que o Governo do Estado crie uma política preventiva. Temos que nos preparar antecipadamente para o grande “boom” populacional que teremos nos próximos anos com a implantação do Comperj em nossa cidade. Já concluímos nosso projeto e queremos o apoio do Estado e da União”, disse o secretário municipal de Segurança, cel. Alcides Menezes, autor do projeto do Cinturão de Segurança.

O presidente do Conleste e também prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, expôs na ocasião tudo o que se tem realizado dentro do consórcio no que diz respeito à área de segurança, mas que não foi inserida entre os temas que receberão aporte financeiro da Petrobras. “Estamos nos reunindo mensalmente para criarmos meios efetivos de combater a criminalidade na nossa região, que já está crescendo”, disse.

O secretário de segurança de Maricá, delegado Alexandre Neto, destacou a falta de estatística como o maior entrave para o reforço na segurança. De acordo com ele, as notificações de ocorrências acabam não sendo efetuadas pela distância entre a casa dos moradores e a delegacia mais próxima. “Alegam não haver estatística para justificar um aumento de efetivo para nós. Sabemos que a violência está crescendo, mas não existem números que justifiquem”, explica ele, se dizendo contrário à política de improvisação que tem sido feita em Niterói.

José Mariano Beltrame declarou já estar em andamento um estudo sobre segurança para os municípios do Conleste e que em breve será colocado em execução. Porém, os secretários presentes alegaram que seria mais prudente a análise do projeto do Cinturão para que ambos se completassem e atendessem às necessidades dos municípios do Conleste.

A delegada Marta Rocha informou estar viabilizando uma política de segurança voltada para ações de proteção às mulheres. Além dela, também participaram da reunião o prefeito de Rio Bonito, José Luís Alves Antunes (Mandiocão), os secretários de segurança de Magé, cel. Samuel, e o de São Gonçalo, Marcos Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares