Técnicos da secretaria estão percorrendo as propriedades rurais, como Sítio Santa Luzia, em Sambaetiba, e a Fazenda Vargem Grande, na Reta Velha, para aplicar a vacina, que é gratuita aos pequenos produtores.
A primeira fase de imunização termina no dia 31 de maio.
“Itaboraí é o único município da região a fornecer a vacina e aplicação sem nenhum custo para os produtores”, disse Bianca Mello, secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. De acordo com ela, a expectativa é vacinar 15 mil cabeças até o fim deste mês.
O produtor rural que não vacinar ou não entregar a declaração de vacinação do seu rebanho está sujeito a multa e ainda ter a venda do animal proibida. O transporte dos animais que não estão imunizados também é proibido. Para isso, a secretaria já viabiliza o fornecimento do Guia de Transporte de Animais (GTA), aqui mesmo no município.
Quem não estiver com a vacinação dos animais em dia deve agendar a visita da equipe de imunização para evitar punição. A vacinação é obrigatória. Mais informações pelo telefone 3639-1570.
A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Também afeta elefantes, camelos, lhamas, ratos e capivaras. Não afeta equideos (cavalos, asnos, mulas e bardotos). Os seres humanos raramente são infectados pelo vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai