quarta-feira, 16 de maio de 2012

Itaboraí terá observatório para políticas e programas sociais

Com objetivo de implantar um observatório voltado ao monitoramento das políticas e programas sociais nos municípios impactados por grandes projetos, tais como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), a secretaria municipal de Desenvolvimento Social recebeu na sexta-feira 11/05 a visita técnica da Superintendente de Análise e Acompanhamento de Projeto (SAAP) da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Sede do Comperj, Itaboraí está sendo a primeira cidade visitada e monitorada pelo projeto, que servirá como piloto para o observatório nacional. A superintendente de Análise e Acompanhamento de Projetos, Lindalva Cid detalhou seu funcionamento: “Além de Itaboraí, vamos visitar mais dez municípios em torno do Comperj. Após este trabalho de campo, faremos relatórios técnicos para reorientarmos a gestão pública em função dos impactos previstos”, informou.

Representantes do Estado estão colhendo informações dos seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), além do Centro de Referência Especial em Assistência Social (CREAS). O foco é mapear as necessidades dos cidadãos itaboraienses e contribuir para que os investimentos nestes projetos resultem em desenvolvimento sustentável em seus múltiplos aspectos, como: redução das desigualdades, crescimento com melhoria urbana, entre outros.

“Temos de identificar as reais necessidades de nossos cidadãos para planejar as ações diante do crescimento populacional que o município já vive. Não adianta nada a cidade evoluir se o povo não estiver preparado para acompanhar o ritmo. E é nisso que consiste o projeto. Vamos trabalhar em conjunto com o Estado e a União para buscar melhorias”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares