terça-feira, 15 de maio de 2012

Mulheres são maioria em curso de pedreiro e pintor de obras

Nada de curso de manicure, cabeleireira, costureira ou culinária. Um grupo de 29 mulheres está colocando, literalmente, a mão na massa em Itaboraí. De olho nos empregos oferecidos pela construção civil, que está em expansão no município por conta do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, elas estão buscando profissões antes tidas como masculinas.

E para atender a esta demanda, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou a aula inaugural dos cursos profissionalizantes de pedreiro de alvenaria e pintor de obras.

Sônia Márcia, de 39 anos, moradora do bairro Reta Velha está desempregada e percebeu que só teria chance se tivesse qualificação. “Vi que o curso de pintor de obras poderia ser uma ótima oportunidade para eu ter uma profissão. O mercado de construção está crescendo muito e nós, mulheres, estamos mostrando que somos tão capazes quanto os homens em qualquer tipo de trabalho, até mesmo num canteiro de obras,” disse.
De um total de 41 alunos matriculados para os cursos, 29 são do sexo feminino, o que equivale a aproximadamente 70% do total de alunos. O curso é direcionado para famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) inscritos no CAD-ÚNICO. O curso de pintor de obras tem uma carga horária de 180 horas e duração de 45 dias. O de pedreiro de alvenaria, 160 horas e 40 dias. Os alunos terão aulas teóricas e práticas na Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim. Ao final, todos os estudantes receberão certificados de conclusão do curso.

A subsecretária Sueli Nunes enfatizou a importância de agarrar as oportunidades que estão surgindo. “As empresas já veem a mulher nessa área com bons olhos por conta da escassez de mão de obra especializada. Isso se deve ao fato delas serem criteriosas, responsáveis, detalhistas, fazerem o serviço bem feito e com aquele toque feminino. Por isso, quero parabenizar todas por este interesse. Precisamos buscar novos horizontes para que possamos viver com dignidade. Vocês são exemplos para suas comunidades. Espero que depois da conclusão outras pessoas se inspirem em vocês e também busquem melhorar a vida,” destacou a subsecretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares