quinta-feira, 17 de maio de 2012

Itaboraí oferece diagnóstico gratuito de hanseníase

Neste mês a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma campanha de conscientização sobre a doença com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O objetivo é alertar a população sobre a importância da doença e realizar diagnósticos gratuitos de hanseníase. O atendimento foi realizado por dermatologistas nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) dos bairros de São Joaquim e de Ampliação I.

“Muitas pessoas deixam de tratar a hanseníase por preconceito e por falta de informação. Se a pessoa tem qualquer mancha, seja ela mais clara, mais avermelhada ou mais acastanhada, em que perceba diminuição da sensibilidade, ela deve procurar serviço médico o mais rápido possível", afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Josimar Alves.

Meta - Referência no tratamento da doença, Itaboraí conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 86% de cura. Em 2009, o município alcançou 88,5%. Em 2010, o número ficou em 87% e em 2011, 87,5% dos pacientes ficaram livres da doença.

Doença - A hanseníase é uma doença infecciosa ocasionada pelo bacilo de Hansen. A transmissão ocorre a partir do contato direto com pacientes sem tratamento, que eliminam os bacilos por meio de secreções nasais e gotículas da fala, assim como pela tosse e por espirros. No caso dos doentes que recebem tratamento, com medicamentos via oral, não há risco de transmissão.

Seus principais sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

O tratamento é feito gratuitamente em unidades públicas de saúde e pode durar até um ano, se seguido corretamente. Mais informações sobre a doença podem ser obtidas pelo Disque Saúde (0800-61-1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares