quinta-feira, 15 de agosto de 2013

11° Simpósio da Educação de Itaboraí


Terminou na sexta-feira o 11º Simpósio da Educação de Itaboraí – A formação do educador e o cotidiano escolar, que teve início na noite de quarta-feira, com a palestra magna do psiquiatra e escritor Augusto Cury, sobre o tema “Educação em Itaboraí: um resgate das memórias por um futuro transformador”. Na ocasião, Cury destacou a importância do mestre e as dificuldades em exercer o magistério nos dias atuais. Ao todo, cerca de 2.500 pessoas - a maioria professores da rede de ensino municipal – participam do evento, que oferece uma série de palestras, talk-shows, mesas-redondas e mostras pedagógicas.

O prefeito Helil Cardozo acompanhou a palestra de Cury, e se declarou um admirador do psiquiatra, desejando que a parceria da Prefeitura com o escritor vá além de sua participação no Simpósio. O evento continuou por todo o dia nesta quinta-feira (08/08), quando Helil agradeceu pela participação e dedicação dos professores do município.

“Me alegra muito estar aqui vendo vocês, profissionais da educação, unidos em prol da capacitação, para que possam oferecer um conteúdo cada vez melhor aos nossos alunos. A escola é a base de qualquer profissão. Nela, fortalecemos, também, nosso lado humano”, disse o prefeito Helil Cardozo aos participantes.

No segundo dia de atividades, os palestrantes do Simpósio se dividiram em cinco auditórios, que levam os nomes de importantes educadores brasileiros: Darcy Ribeiro, Anisio Teixeira, Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Sonia Kramer.

“O evento está superando as nossas expectativas. Ontem (quarta-feira), a palestra do Augusto Cury foi muito elogiada. O Simpósio é muito importante para que os professores se sintam mais valorizados. É um espaço não só de atualização e capacitação, como também de troca de conteúdo. Vale lembrar que o grupo de palestrantes deste ano foi escolhido pelas próprias escolas”, disse Susilaine Duarte, secretária municipal de Educação e Cultura.

Na quinta-feira, a palestra principal foi ministrada pelo especialista Max Haetinger, que, durante cerca de duas horas, exibiu vídeos, slides, músicas e promoveu atividades educativas e sociais em sua exposição sobre “Os projetos e os temas transversais na prática pedagógica: educação para a vida”. Ao fim da apresentação, Haetinger foi aplaudido de pé.

“Os professores de hoje em dia precisam saber que há uma nova significação na sua função. Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e midiático, no qual a informação não é encontrada apenas na sala de aula, mas também na internet e demais meios de comunicação. Com isso, os profissionais precisam se redescobrir como educadores. O meu maior sonho é que, na visão dos alunos, o melhor momento da aula deixe de ser quando o sinal toca anunciando a hora de ir embora”, disse Max.

Ao longo do dia, Haetinger ainda faria um talk-show, junto com o colega Júlio Furtado. Além deles, mais nove palestrantes foram escalados, como Carlos Brandão (A educação popular e a educação de jovens e adultos: antes de depois) e Marcelo Sando (Nova escola, novos tempos: o desafio de ser um novo professor). Todos os professores presentes ao Simpósio receberam um vale-livro no valor de R$ 70 para ser gasto no evento, além de concorrerem ao sorteio de 15 tablets.

“O evento foi melhor do que eu esperava. Gostei muito da palestra do Marcelo Sando, por exemplo, que mostrou um lado interessante que devemos valorizar cada vez mais em nossas aulas. Saio daqui com uma bagagem bem maior. E quem ganhará com isto são meus alunos”, disse Bruno Rosa, professor da Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia.

Emoção

Um momento de grande emoção marcou esta quinta-feira, durante o Simpósio, quando o prefeito Helil Cardozo apresentou ao público o cantor Saulo Laucas, de 29 anos. Autista e deficiente visual, Saulo supera as dificuldades e hoje estuda canto na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele encantou o público ao interpretar uma Ave Maria e a canção italiana Con Te Partirò.

Na programação desta sexta-feira, pela manhã, às 9h, uma mesa-redonda  debate o tema “A inclusão de alunos com necessidades especiais na sala de aula: desafios e possibilidades”. Ainda, mostras pedagógicas e palestras ao longo do dia. A palestra principal do dia fica a cargo de Miguel Arroyo, com o tema “Escola de tempo integral: pode ser esse o futuro da educação brasileira?”.

Um comentário:

  1. eu queria muito que vc postasse um link para que eu possa assistir as apresentacões principalmente as de teatro, pois eu fiz parte,mas n consigo assistir em lugar algum,desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares