terça-feira, 20 de agosto de 2013

Itaboraí investe na qualidade da saúde do município

Representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de profissionais da área de Saúde, se reuniram em Itaboraí   para discutir ações e melhorias de processos realizados pelo programa de saúde da família na cidade. A partir do próximo dia 23 de setembro, equipes do Ministério da Saúde estarão em no município para avaliar o andamento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMQA), ao qual a Prefeitura aderiu.
O PMQA tem como objetivo garantir um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas a atenção básica em saúde em todo Brasil.
O programa prevê como indicadores o pré-natal, a prevenção do câncer de colo de útero, saúde da criança, controle de hipertensão arterial e diabetes mellitus, saúde bucal, saúde mental e doenças transmissíveis.
“Buscamos garantir um padrão de qualidade de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde”, afirma Camila Franco, coordenadora do PMAQ.
De acordo com as regras do programa, as equipes de Atenção Básica poderão receber verba adicional, cujo valor vai variar de acordo com a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais. Caso o município cumpra os requisitos exigidos, poderá ser reconhecido e certificado pelo Ministério da Saúde.
O subsecretário municipal de Atenção Básica, Ronaldo Veiga, afirmou que a proposta é cadastrar todas as unidades básicas de saúde do município, garantindo assim a melhoria da assistência prestada.
“O PMAQ prevê a sistematização dos processos de trabalho, com o apontamento dos problemas e a busca de soluções enquanto equipe e junto ao gestor, garantindo a melhoria do fluxo de atendimento à população", ressaltou.
Ciclo Contínuo
O programa está organizado em quatro fases complementares, que funcionam como um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica: Adesão e Contratualização, Desenvolvimento, Avaliação Externa e recontratualização. Todo o atendimento é monitorado por um sistema informatizado, que acompanha a quantidade de consultas realizadas, o tempo de espera e a qualidade do atendimento.

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