segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Itaboraí conclui a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente


A Prefeitura Municipal de Itaboraí concluiu a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, na qual foram apresentadas diversas propostas, resultado de debates realizados por quatro grupos de trabalho divididos por temas, todos relacionados a resíduos sólidos. De todas as propostas, foram eleitas 20 prioritárias, que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Meio Ambiente. Foram eleitos, ainda, quatro delegados que representarão Itaboraí no evento estadual.

Entre os principais tópicos debatidos, a necessidade de implantação da coleta seletiva de lixo no município teve grande destaque, assim como o aproveitamento de diversos materiais como óleos de fritura e motor, pneus e resíduos de construção, entre outros, para processamento e aproveitamento no município, gerando emprego e renda. Muitos participantes reconheceram que, antes mesmo da implantação do processo de coleta seletiva, é necessário se trabalhar a consciência ambiental na cidade.

“A Conferência teve um resultado muito bom, fruto de um debate em alto nível sobre as ideias trazidas pelos participantes. Foi uma verdadeira demonstração de civilidade e democracia. Dentre os tópicos levantados, pretendemos iniciar, de fato, a coleta seletiva, logo após fazermos um trabalho de conscientização da população para a importância de separar o seu lixo no intuito de facilitar a reciclagem”, disse André Pereira, subsecretário de Meio Ambiente, ao lado da secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Légora.

Além de preparar o município para a Conferência Estadual, o evento teve como objetivo divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal 12.305/2010. Com isso, visando facilitar a discussão e a elaboração das propostas, a temática discutida foi subdivida em quatro eixos: Educação ambiental, Produção e consumo sustentáveis; Redução de impactos ambientais e Geração de trabalho, emprego e renda.

A Conferência foi aberta à população e contou com a participação de representantes da sociedade civil e do Poder Público, instituições ligadas às questões ambientais, como a Agenda 21, e de membros do Legislativo, como os vereadores Deoclécio Machado (PT), Ézio Barcellos (PRTB), Zé Manel (PV), Clemílson Mixaria (PSDB), Rosana Rosa (PC do B), Sandro Construforte (PR) e Bill (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares