segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Itaboraí anuncia construção de Unidade de Saúde no bairro Sossego


O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, lançou   a pedra fundamental para a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Sossego.  Durante a cerimônia de início das obras, Helil também anunciou que o bairro receberá drenagem e pavimentação nas Ruas João Augusto de Andrade, Martinho Luna Alencar, Nossa Senhora das Graças e Travessa Nossa Senhora das Graças. A Praça do Sossego será revitalizada, e transformada numa nova área de lazer. Ao todo, mais de R$ 2 milhões serão investidos somente nesta comunidade. A previsão é a de que, até o fim deste ano, os trabalhos estejam concluídos.

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana e do vereador Ézio Barcellos (PRTB), além de diversos secretários municipais e da comunidade local.

“Este evento representa um marco para a nossa administração em 2013. Estamos resgatando uma promessa feita no governo anterior, que não conseguiu colocá-la em prática”, disse Helil Cardozo. “A população está descrente da política e do poder público. Mas estamos resgatando a autoestima perdida, mostrando atitudes e ações concretas, como as que estamos fazendo na área da saúde deste o início da nossa gestão”.

Na nova unidade de saúde, a população vai poder contar com consultas médica e odontológica, serviços de enfermagem, exames laboratoriais, preventivo, pré-natal, tratamento para hipertensão e diabetes, além de medicação e vacinas. Todas as unidades de saúde construídas durante a atual gestão da Prefeitura serão obedecerão às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Itaboraí irá implantar um novo conceito de saúde municipal. Vamos construir unidades mais próximas das residências dos moradores para que eles possam receber os primeiros atendimentos ainda em casa. Este é o objetivo das unidades de saúde: levar uma saúde digna e avançada à população itaboraiense”, acrescentou Helil Cardozo.

A unidade a ser construída no bairro Sossego é caracterizada como de “Tipo I”, destinada a abrigar uma equipe composta por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários, recepcionista e serviços gerais. Os profissionais terão capacidade para atender até 1.200 famílias.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Edilson Francisco dos Santos, a obra deste posto está orçada em R$ 415.451,35 e será realizada com recursos do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura. A diferença nos custos de construção, compra de mobiliário e contratação de pessoal correrão por conta do Município.

“Estamos dando o pontapé inicial para a construção de 11 Unidades Básicas de Saúde no município. A do bairro de Sossego irá desafogar o Posto de Saúde Milton Rodrigues da Rocha e aproximar o atendimento a esta comunidade. Nestes seis primeiros meses, investimos pesado no atendimento do Hospital Municipal e reabrimos o Atendimento Médico de Emergência, em Itambi. Nosso desafio agora é reorganizar a rede de atenção básica do município. Queremos que a comunidade acompanhe e fiscalize a obra para que, em dezembro, possamos comemorar a entrega desta unidade”, afirmou Edilson.

Moradora há 30 anos do bairro, a aposentada Elizethe da Costa Dias, 72 anos, comemorou a novidade.

“A abertura de um posto de saúde na nossa comunidade é a melhor coisa que poderia ter acontecido. Será muito bom, principalmente para nossas crianças e idosos, que precisam de atendimento médico com frequência. O espaço estava sem utilidade e, a partir de agora, além de nosso bairro contar com um espaço de saúde, nossas ruas receberão asfalto. Vamos ficar livres da poeira e da lama”, disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares