domingo, 25 de agosto de 2013

Prefeitos do Conleste vão levar propostas a Brasília

Consórcio quer ações imediatas de combate aos impactos da instalação do Comperj

Preocupados com a possibilidade de crescimento desordenado em suas cidades por causa da instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaboraí, representantes dos 15 municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) levarão, nos próximos dias, uma série de reivindicações à Casa Civil da Presidência da República. O vice-governador Luiz Fernando Pezão garantiu o apoio do Estado com investimentos na região e ficou de agendar a reunião em Brasília para a primeira quinzena de setembro.

Segundo o presidente do Conleste e prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, que esteve no início da semana com o vice-governador, no Palácio Guanabara, os prefeitos que formam o Consórcio vão se reunir na próxima segunda-feira (26/8) em Niterói, antes da ida a Brasília. O encontro será a partir das 17h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

“No encontro, será montada a agenda para a reunião de Brasília. Vamos discutir três eixos estruturantes que serão transformados em projetos: mobilidade urbana, segurança e saneamento. Esses projetos estruturantes mexerão diretamente com a Petrobras, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social - BNDES”, disse Helil Cardozo.

Em abril, quando foi eleito presidente do Conleste, Helil criticou o que qualificou de má vontade da presidente da Petrobras, Graça Foster, em atender as demandas dos municípios do leste fluminense. Ele disse ainda que a Petrobras “não está construindo em Itaboraí uma padaria, mas um empreendimento enorme e que não trata a questão do impacto causado nos municípios com a responsabilidade que deve ser tratada”.

O diretor geral do Conleste e secretário de Trabalho e Renda de Itaboraí, Álvaro Adolpho, que também participou do encontro com Pezão na sede do governo estadual, afirma que devem ser efetuadas ações efetivas na região do Comperj, para evitar o desordenamento como ocorreu em Duque de Caxias e Macaé, onde a Petrobras é bastante atuante.

Pouco depois de assumir a presidência do Conleste, em abril, Helil Cardozo assinou parcerias com o Governo do Estado para elaborar o Plano Diretor de estruturação Territorial do Leste Fluminense (PET). Também foi assinado, na época, um Termo de Cooperação Técnica com o secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, visando promover a integração de políticas públicas, a troca de informações e de experiências, por meio de apoio técnico e operacional nas temáticas de desenvolvimento regional, abastecimento, aquicultura e pesca. Felipe Peixoto também participou da reunião no início da semana com o vice-governador em Laranjeiras.

Os municípios que formam o Conleste são: Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Cachoeiras de Macacu, Maricá, Teresópolis, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Araruama, Tanguá, Guapimirim, Magé, Saquarema e Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares