sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Municípios do Comperj discutem ações conjunta


O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Fernando Guimarães, receberam  a vice-prefeita de São Gonçalo, Mariangela Valvieffe, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Fabiano Gonçalves. O objetivo do encontro foi acertar a implantação de um Arranjo Produtivo Local (APL) para integrar os três municípios localizados na região do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

"Esse acordo será fundamental para o nosso crescimento. Não podemos pensar individualmente. Temos que olhar para todo o conjunto. Estamos para receber um grande empreendimento, mas que pode se transformar em pesadelo caso não haja um planejamento. Fico muito feliz em ver que os representantes das nossas cidades vizinhas estão aqui para que possamos crescer juntos", disse Helil Cardozo.

APL é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais localizados em um mesmo território desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. A intenção é que a ação sirva para aumentar a produtividade, enraizar as riquezas locais, elevar o desenvolvimento, expandir e modernizar as bases produtivas e fazer crescer as ofertas de emprego e renda em Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, podendo, ser levado posteriormente aos demais municípios do entorno do Comperj.

Além do "APL do Comperj", existem apenas outros quatro Arranjos em estudo de implantação no país, localizados em Ipojuca (PE), Maragogipe (BA), Ipatinga (MG) e Rio Grande (RS). Este último município foi representado no evento desta terça-feira em Itaboraí, por meio de seu prefeito, Alexandre Lindenmeyer, que demonstrou o sucesso do empreendimento em sua cidade.

"Fiz questão de comparecer não apenas para trazer a experiência técnica e teórica de Rio Grande, mas para podermos compartilhar o nosso aprendizado. Com a evolução e o desenvolvimento dos nossos municípios, não somos apenas nós que ganhamos, mas todo o Brasil, com mais ofertas de trabalho, renda e novas tecnologias", disse Lindenmeyer, revelando que Rio Grande obteve crescimento de quase 20 mil pessoas com carteira assinada nos últimos sete anos.

A reunião contou, ainda, com a presença de integrantes da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do ex-prefeito de Vitória e ex-deputado federal Luiz Paulo Velloso, que atualmente é consultor do Sebrae, e trabalha em auxílio ao desenvolvimento da APL do Comperj.

"O caminho certo para os municípios que querem realmente evoluir é o de buscar a união para explorar seus pontos positivos. O melhor passo é realizar uma administração intensiva, em conjunto com a Petrobras e o BNDES, mantendo diálogo permanente com as empreiteiras", disse Luiz Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares