segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Itaboraí registra menor índice de casos de dengue este ano


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí divulgou o quarto Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado na cidade. De acordo com o mapeamento feito no início deste mês, o índice registrado foi de 2,1%, menor percentual do ano. O valor também aponta para uma queda de 0,8% em relação ao último levantamento realizado em maio. Em março, o balanço indicava 3,6%; e em janeiro, 2,4%.
Mesmo com o resultado positivo, o secretario municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, afirma que a cidade deve permanecer alerta, pois os números indicam que o município está em situação de médio risco para casos de dengue. O índice de infestação aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é abaixo de 1%.
“As ações são realizadas na medida em que a Secretaria é notificada por agentes de saúde e moradores sobre a situação dos bairros. O LIRAa, além de nos dar subsídios para o nosso trabalho, também nos mostra a participação da população no combate à dengue”, avaliou Edilson. “Temos em mente que os meses finais do ano são períodos críticos com relação ao mosquito, e que necessitam de ações preventivas. Caso seja necessário, vamos implantar novas estratégias”.
O monitoramento para traçar o mapa da dengue em Itaboraí foi realizado em 40 mil residências espalhadas por toda a cidade. Ao todo, 192 profissionais, entre agentes de controle a endemias, supervisores de campo e técnicos de laboratório, fizeram a inspeção domiciliar com o intuito de mapear as áreas propensas à proliferação do mosquito da dengue.
Para o subsecretário de Vigilâncias em Saúde, Geraldo Vieira Sobrinho, a queda no índice é resultado das ações de mutirão nos bairros contra a proliferação do mosquito e da colaboração da população.
"Podemos dizer que vivemos um bom momento, mas não é hora de baixarmos a guarda. Temos que continuar a investir na prevenção. Não basta só a Prefeitura fazer sua parte. Cada morador deve evitar que sua residência seja um foco de dengue”, reforçou.
O próximo LIRAa deverá acontecer em outubro.
Números
Também houve diminuição no número de casos notificados de dengue. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 1º de agosto de 2013, foram registrados 6.163 casos da doença em Itaboraí, sem óbito.
Criadouros
A pesquisa feita em Itaboraí revelou que 47% dos focos estão em domicílios. Os campeões de criadouros continuam sendo tambores, barris e tonéis para armazenamento de água (46,7%) Em seguida vem lixo (26%), pneus (14,7%), vasos e pratos de plantas (6,7%), ralos e calha (3,3%) e outros (2,6%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares