segunda-feira, 3 de junho de 2013

Professores de Itaboraí concluem curso de formação continuada em parceria com a Uerj


A Secretaria de Educação de Itaboraí realizou, na noite de quarta-feira (29/05), a entrega da “Caixa da História de Itaboraí” a 200 professores do munícipio. O evento, que aconteceu no Esporte Clube comercial, celebrou a formatura do curso de formação continuada oferecido aos docentes sobre a história da criação e o cotidiano da cidade.

O curso, durante todo o mês de maio, contou com a parceria da Escola de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Com o objetivo de transformar os professores do município em multiplicadores da história da cidade, as aulas tiveram como foco o tema deste ano adotado pela Secretaria: “Educação de Itaboraí: resgate das memórias por um futuro transformador”.

Dois professores de cada unidade escolar e utros profissionais da educação receberam a caixa, contendo um livro, um CD ROM, mapas e fichas com material pedagógico a ser trabalhado junto aos alunos do Município. Os educadores contemplados têm, ainda, o dever de propagar os ensinamentos aos docentes de suas respectivas escolas.

“Os professores que estiveram aqui no curso, assim com eu, também puderam aprender muitas coisas novas e importantes sobre a nossa cidade. Agora, vamos trabalhar essa temática com nossos alunos, o que será muito enriquecedor”, afirmou a subsecretária de Educação Integral e Projetos Estratégicos de Itaboraí, Clemária Ramos.

Criador e desenvolvedor do projeto, o professor da Uerj e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Luis Reznik destacou a importância de os alunos da rede municipal conhecerem bem a história da cidade.

”Comecei a discutir sobre a valorização desse assunto há muito tempo. O projeto piloto foi em 2009, e estamos aprimorando cada vez mais. Com mais conhecimentos, produzimos mais materiais didáticos para que os estudantes possam conhecer melhor a história do lugar onde vivem”, disse Reznik.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares