sábado, 22 de junho de 2013

Itaboraí inicia resgate de blocos e escolas de samba para o carnaval 2014


A Prefeitura de Itaboraí deu início ao processo de resgate do carnaval de rua da cidade, com um almoço, esta semana, entre integrantes dos antigos blocos e escolas de samba do município e representantes da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí (Liesi). O encontro foi promovido pelo presidente da Fundação Cultural de Itaboraí (FCI), Cláudio Rogério Dutra. Segundo ele, o objetivo foi o de reaproximar os dirigentes e buscar o início do processo de reorganização das agremiações.

“É necessário que vocês se unam, e que as instituições carnavalescas se oficializem. Dessa forma, projetos poderão ser criados em suas próprias comunidades e trarão verbas e mais autonomia”, disse o presidente da FCI.

Ainda segundo Cláudio Rogério, a subvenção, que antes era concedida pela Prefeitura aos blocos e escolas de samba como forma de ajudar na produção dos desfiles, não é mais permitida. Além de apoiar o trabalho nas comunidades, Cláudio Rogério afirma que pretende auxiliar as agremiações a conseguir verbas por meio da Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanett), e que, para isso, conta com o apoio da Liesi.

Presente ao almoço, a representante da Liga, Ana Paula Araújo, anunciou o desenvolvimento do projeto “Vem Sambar”, que visa organizar eventos nas comunidades, buscando o resgate dos antigos ensaios de blocos e escolas e a geração de renda. Durante os eventos, serão eleitas as musas de cada distrito. A ideia é a de que, no Dia Mundial do Samba, em 7 de dezembro, uma delas seja escolhida a Rainha do Carnaval.

“Queremos buscar eventos e programações para as comunidades se sustentarem. O 'Vem Sambar' é o primeiro deles, mas queremos desenvolver outros e promover o desfile de escolas e blocos já no próximo ano”, afirmou Ana Paula Araújo.

Caso ocorra já em 2014, o desfile não terá caráter competitivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares