quinta-feira, 6 de junho de 2013

Itaboraí mobiliza população no Dia do Desafio

A população de Itaboraí acordou mais cedo e com muita disposição na quarta-feira (29/05) para o Dia do Desafio, evento celebrado em nível mundial, que visa estimular a saúde através da prática de exercícios físicos. Às 7 horas da manhã, profissionais de educação física ligados à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer já estavam no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), oferecendo práticas de ginástica laboral para os trabalhadores.
“O nosso intuito é o de conscientizar a população em prol da promoção dos exercícios. Com o avanço tecnológico, muitas pessoas tendem a ficar cada vez mais sedentárias, e isto é ruim para o corpo. Nada melhor do que um evento como este para chamar a todos para saírem de casa e se movimentarem”, disse o subsecretário de Esporte e Lazer, Alexandre Arêas.
Durante uma hora, a Praça Marechal Floriano Peixoto recebeu um trio elétrico com professores, que ministraram aulas de macroginástica, além de atividades recreativas. Cerca de 150 pessoas participaram, incluindo membros da Guarda Mirim e do projeto Vida em Movimento.
“Este tipo de evento é maravilhoso. É bom acordar cedo e vir ouvir essa música agitada com os amigos. Não gosto de ficar parada. Temos que aproveitar a vida da melhor maneira possível, cuidando da mente e também do corpo” - disse a dona de casa Edila dos Santos, 63 anos, moradora do bairro Venda das Pedras.
Profissionais de educação física também ofereceram aulas de ginástica laboral nas repartições públicas. Houve, ainda, prática esportiva no ginásio de Manilha e no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), com uma série de jogos-treinos entre escolinhas de futebol locais, entre categorias do pré-mirim (sub-11) ao infantil (sub-15), mobilizando cerca de 100 crianças e adolescentes.
“Gosto bastante de jogar bola na escolinha, e atuar no Alzirão é muito especial”, disse Leonardo Luiz Souza, de 14 anos, morador do bairro Vila Brasil, que treina há cinco anos como armador na Escolinha de Futebol Planalto, do bairro Planalto Marambaia.
Foram realizadas, também, atividades recreativas nas escolas municipais e estaduais. Uma grande aula de jump também estava prevista para ocorrer à noite, na Praça Marechal Floriano Peixoto, além de uma apresentação no Baile da Maior Idade.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
De forma simbólica, os municípios competem entre si para levarem o maior número de gente possível aos exercícios. Em 2013, Itaboraí está disputando com a cidade paulista Ribeirão Pires.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares