sexta-feira, 28 de junho de 2013

Itaboraí promove I Encontro do Programa Saúde na Escola


Integrar e articular ações de educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Este é o objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), que promoveu o I Encontro do PSE na Escola Municipal Prof.ª Marly Cid Abreu, em Nancilândia. Durante o evento, foram apresentadas as metas e ações que deverão ser executadas pelas escolas do município, em conjunto com as equipes de Saúde da Família até o fim deste ano.

Os estudantes do município serão beneficiados com avaliação antropométrica e oftalmológica, promoção e avaliação da saúde bucal e mental, verificação da situação vacinal, segurança alimentar e da alimentação saudável, conscientização da cultura de paz e direitos humanos, educação sexual e reprodutiva, além de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids, uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

O programa é uma iniciativa das secretarias municipais de Saúde e de Educação, responsáveis por acompanhar e coordenar o projeto em 26 instituições de ensino de Itaboraí. Este ano, o programa irá contemplar 9.159 alunos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a intenção é ampliar o alcance do programa para todas as 89 unidades de ensino do município.

“É importante que os profissionais de saúde saibam quantos alunos cada escola atende, em qual turno e quais os horários de funcionamento das escolas, uma vez que o trabalho das equipes do PSE é baseado nesses dados”, afirma Edilson.

Em abril passado, foi realizado a Semana Saúde na Escola, na qual o foco foi a prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular,com a participação de 12 escolas municipais e 10 equipes de Saúde da Família.

A subsecretária de Educação Integral, Clemária Ramos, acredita que, para o alcance dos objetivos do PSE, é fundamental compreender que não existe educação sem saúde, e nem saúde sem educação.

“Para termos uma população saudável precisa-se de educação. É um grande desafio fazer do jovem o protagonista de sua história na prevenção de doenças”, comenta Clemária.

O Programa Saúde na Escola contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. A intenção é evitar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Os beneficiários do programa são os estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação, saúde e comunidade escolar.

Relação das escolas com suas respectivas equipes de saúde da família:

Creche M. Luiz Antonio Mira de Souza

E. M. Pimentel de Carvalho

E. E Lucas da Silva

E. Mz. Pref. João de Magalhães

E. E. Pedro Amorim

E. M. Adelaide de Magalhães Seabra

E. M. Jornalista Alberto Torres

E. M. Pref. Símaco Ramos de Almeida

E. E. Profª Inocência de Ferreira

E. M. Padre Hugo Montedonio Rego

E.M. Luzia Gomes de Oliveira

C. E. Hilka de Araújo Peçanha

CIEP 415 Miguel de Cervantes

E. M. Neusa da Silva Salles

E. E. Jovina Amaral de Oliveira

E. M. José Leandro

E. M. Izaura Zainotti Peccini

E. M. Profª Suzete Pereira Goettnauuer

E.M. Adhemario Rodrigues de Oliveira

E. M. Genesio da Costa Cotrim

Centro M. Educação Infantil Morar Feliz

E. M. Comunitária

E. M. Mariana da Gloria

E. M. José Ferreira

E. M. Amélia Guimarães Fernandes

E. M. Natércia Rodrigues Rocha



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares