quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estudantes de Itaboraí ganham ônibus adaptados e com ar-condicionado


Itaboraí recebeu, no fim da tarde de quarta-feira (29/05), dois novos ônibus escolares que servirão aos alunos da rede municipal. Os veículos, zero quilômetro, são dotados de ar-condicionado e elevador para o embarque de cadeirantes. Em cerca de 20 dias, mais nove ônibus devem ser entregues, com os mesmos equipamentos.
A chegada dos veículos é resultado de um convênio do município com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os ônibus complementarão a frota municipal, que, até então, não tinha veículos com adaptações para o transporte de portadores de deficiência, nem ar-condicionado.
Além dos ônibus, haverá, ainda, a aquisição, pela Prefeitura, de quatro vans, que serão utilizadas exclusivamente para o transporte dos estudantes portadores de deficiência na cidade. Dessa forma, o município vai garantir que os 43 alunos nessa situação tenham transporte diário e gratuito, de casa para a escola, em trajeto de ida e volta.
“É muito importante que possamos dar a todos os nossos estudantes as mesmas oportunidades. Para isso, estamos implementando na cidade o programa Transporte Eficiente, que garantirá aos portadores de necessidades especiais transporte de ida e volta à escola, com as melhores condições”, disse o prefeito Helil Cardozo. “Esses dois primeiros ônibus são apenas o início, não só desse projeto, mas de um processo de modernização da frota, dando mais segurança e o conforto que nossos estudantes merecem”.
O subsecretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Souza, lembra que, por pouco, o município não perde a oportunidade de receber os novos veículos do FNDE.
“Esses ônibus poderiam ter chegado há mais tempo ao município, mas a gestão anterior da Prefeitura não agilizou a documentação necessária. Fomos obrigados a correr contra o tempo, pois tivemos apenas três meses, a partir de 1º de janeiro, para agilizar todo o processo e não perder o prazo para receber os ônibus, que expirava em abril”, lembrou Souza. “A vinda desses ônibus é como se fosse a chegada de um filho para nós”.
Os ônibus entregues já podem circular a partir desta segunda-feira. Para os veículos que ainda estão por vir, a Prefeitura irá contratar mais motoristas, que serão devidamente capacitados, num curso com duração de uma semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares