quinta-feira, 27 de junho de 2013

Itaboraí vai realizar monitoramento eletrônico em ônibus


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, finaliza, até o fim deste mês, o projeto de monitoramento eletrônico das frotas de ônibus do município. O objetivo de fiscalizar os coletivos é proporcionar mais segurança e comodidade aos usuários do serviço de transporte público da cidade. A partir da conclusão do estudo, o prefeito Helil Cardozo enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei que obriga os ônibus a utilizarem localizadores GPS (Global Positioning System).

Faz parte do projeto a realização de uma licitação para a disponibilização da tecnologia que permitirá a implementação do Centro de Controle Operacional (CCO), de onde será feito o monitoramento dos coletivos.

“Essas adaptações fazem parte do plano de ordenação de trânsito de Itaboraí. O município está em um processo de modernização acelerada, e ações como essa já se mostram indispensáveis”, diz o secretário de Transportes, Cláudio Ivanoff.

Com a adoção do sistema, os pontos de ônibus serão dotados de dispositivos que auxiliarão os usuários a  acompanhar a localização do ônibus. A tecnologia a ser instalada nos pontos poderá ser disponibilizada como contrapartida do uso de espaço publicitário nas paradas.

Tarifas mais baratas

Em seis meses de atuação, a Secretaria Municipal de Transportes de Itaboraí já realizou várias ações para melhorar o tráfego na cidade. Em janeiro, a passagem dos ônibus municipais foi reduzida de R$ 2,80 para R$ 2,65, obedecendo ao decreto n° 001, assinado pelo prefeito Helil Cardozo. Em fevereiro, a Prefeitura iniciou a operação “Ordenação do Tráfego de Manilha”, com a colocação de placas de sinalização no bairro, a colocação de semáforos na BR 101, que corta o bairro e a troca do local de dois pontos de ônibus, que, há cerca de uma semana, receberam novas coberturas.

O Centro da cidade também ganhou intervenções. Em maio, dois pontos foram desmembrados para receberem ônibus municipais e intermunicipais separadamente. A ação diminuiu o problema crônico de engarrafamento, principalmente nas horas do “rush”. No mesmo mês, foram contratados mais 11 orientadores de trânsito, que trabalham em parceria com os agentes do município em toda a extensão da Av. 22 de Maio.

Entre as próximas intervenções estão a implementação de espaços de   estacionamento rotativo e do bilhete único, fazendo a integração do urbano com o intermunicipal, a construção de novos terminais, a modernização dos semáforos, a regulamentação das concessões para vans, moto-taxi e autonomias para taxis e a criação de uma comissão de fiscalização para cada modal de trânsito, além da produção do plano executivo, visando a construção e a implementação do monotrilho na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares