quinta-feira, 13 de junho de 2013

Itaboraí apresenta mascote do Meio Ambiente


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí apresentou, na quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Ambiente, em solenidade no Salão Nobre da Prefeitura, a mascote que representará o Programa de Educação Ambiental, projeto que tem o objetivo de introduzir novas práticas pedagógicas para fortalecer a consciência crítica dos jovens alunos sobre o assunto. Entre os 10 finalistas, o caranguejo desenhado pelo estudante foi um caranguejo, desenhado pelo estudante Breno Lucas dos Santos, do 8° ano da Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, do bairro João Caetano.

“Este evento serviu para, acima de tudo, unir a sociedade e o governo. É por meio de uma atitude lúdica e alegre como essa que conseguimos começar a mudar o pensamento das crianças e, consequentemente, dos futuros adultos, disse o vice-prefeito, Audir Santana. “Eu vejo com grande satisfação o vencedor ter sido um caranguejo, que representa muito bem o nosso município, com toda uma cultura em torno do manguezal que temos em Itambi. O que posso dizer é que, principalmente na educação, na gestão Helil Cardozo, o caranguejo deixou de andar para trás, e agora só anda para a frente.”, completou Audir Santana, que sugeriu a realização de concursos semelhantes para escolher mascotes para outras secretarias.

Participaram da votação mais de 100 desenhos feitos por alunos do 4° ao 9° ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal. Uma comissão julgadora formada por profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo elegeu os 10 finalistas, levando em consideração a pertinência ao tema, a originalidade e a criatividade.

“Gostaria muito que vocês, pais, alunos e diretores, saíssem daqui unidos com uma consciência maior em relação à natureza. Nós vamos adotar uma postura cada vez mais firme em relação à educação ambiental, mas os resultados só serão colhidos se todos refletirem e ajudarem. De nada adianta ficar indignado com o desmatamento e a poluição se a pessoa joga lixo no chão”, disse André Barros, subsecretário de Meio Ambiente, ao lado da secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, e do vereador Ezio Barcelos (PRTB), que acompanhou o evento.

O primeiro colocado foi contemplado com um tablet de última geração. O segundo recebeu uma máquina digital, e o terceiro, um celular. Estes três primeiros ganharam, ainda, uma bolsa integral para um curso que poderá ser de inglês, espanhol ou informática, à escolha do aluno. O quarto colocado levou para casa um MP4 e, do quinto ao décimo, um kit de brindes.

“Sempre tive vontade de ter um tablet. Desenho desde pequeno e, quando soube do concurso, tive que participar. Pensei no caranguejo porque moro em Itambi, próximo ao manguezal, e sei da importância dele pra nossa cidade. Agora, graças a ele, tenho um tablet para poder estudar melhor e me divertir”, disse o vencedor, Breno Lucas, acompanhado de sua mãe, Cristiane Souza.

O desenho classificado em segundo lugar representa uma laranja, de autoria do aluno Leonardo Franco, da Escola Municipal Joaquim da Silva, que, de tão elogiado, poderá servir de mascote para Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares