terça-feira, 11 de junho de 2013

Itaboraí adere ao programa de combate à violência contra jovens negros


Governo Federal investirá R$ 180 milhões em 13 municípios fluminenses

O prefeito de Itaboraí  assina, ainda neste mês, o Termo de Adesão ao programa “Juventude Viva: Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra”, do Governo Federal, que conta com a adesão do Governo do Estado desde o último dia 13 de Maio. O objetivo é dar atenção especial aos jovens negros de 15 aos 29 anos de idade, os que mais sofrem, segundo pesquisas, todos os tipos de violência, e não só a do preconceito racial.

Para falar sobre o projeto, o superintendente estadual de Juventude, Tiago Santana, esteve na segunda-feira (03/6) em Itaboraí, a convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo o representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a pesquisa mostra a realidade do Rio de Janeiro, e o governo federal, em parceria com o Estado e a Prefeitura, vai investir em ações para mudar este quadro.

“O governo federal investirá cerca de R$ 180 milhões em 13 municípios fluminenses que aparecem nas pesquisas como os que mais apresentam casos de violência contra jovens negros. Segundo pesquisas feitas em todo o país, 70% dos homicídios contra jovens negros concentram-se em apenas 132 municípios brasileiros, sendo que 13 são do Rio de Janeiro. Em 2010, 26.854 jovens entre 15 e 29 anos foram vítimas de homicídio, ou seja, 53%,5 do total, sendo que 74,6% dos jovens assassinados eram negros”, disse Tiago, acrescentando que, para Itaboraí aderir ao programa, o município terá de apresentar um mapeamento do estudo da violência contra o jovem negro, definindo bairro por bairro.

Segundo o coordenador municipal de Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Henrique Souza, foi criado em Itaboraí o Projeto Juventude Viva em Nosso Município, que terá como meta uma série de ações para reverter este quadro apresentado pelo governo federal.

“Vamos inserir nos bairros uma nova realidade em termos de educação, cultura etc. Várias secretarias municipais estarão envolvidas neste projeto, e desenvolverão, nos próximos quatro anos, ações como cursos de teatro, música e qualificação profissional para jovens negros ou não de baixa renda na faixa etária de 15 a 29 anos”, explicou Henrique Souza.

O vice prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, falou que o objetivo do projeto é reduzir a vulnerabilidade da juventude negra à violência e prevenir a ocorrência de homicídios, sensibilizando a opinião pública sobre a banalização da violência e valorização da vida dos jovens negros.

Os 13 municípios fluminenses por ordem de violência contra jovens negros de 15 a 29 anos de idade, segundo pesquisa divulgada pelo governo federal, são: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Itaboraí, Cabo Frio, Niterói, Volta Redonda, Macaé, Magé e Angra dos Reis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares