sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conleste se reúne para discutir abastecimento de água

Visando um desenvolvimento sustentável e a racionalização da água da bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu, a Prefeitura de Itaboraí, através da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou uma reunião para estudar questões sobre abastecimento água no município. Um assunto que interessa não só as industriais que estão se instalando na cidade como também toda a população que é abastecida pela bacia.

Pensando nisso, foi criado o Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense do Rio de Janeiro (PET-Leste) que tem como objetivo proporcionar uma forma sustentável de desenvolvimento para os novos empreendimentos que estão se instalando em Itaboraí. O projeto também visa uma evolução demográfica compatível com a infraestrutura de água, esgoto, coleta de lixo, saúde, educação, lazer, sistema viário rodoviário e ferroviário.

“Toda a região precisa esta ciente que a água é um bem que pode ser reutilizável, mas é escasso. Temos que entender que o desenvolvimento tem que ser sustentável, caso contrário enfrentaremos grandes problemas no futuro”, garantiu Miguel Jorge, secretário executivo do subcomitê da microbacia do leste metropolitano.

Segundo Jorge, o Rio Guapimirim e o Rio Macacu desaguam na bacia que abastece Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Maricá, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Teresópolis, Araruama e Saquarema. “Precisamos nos unir para encontrar uma maneira de racionalizar melhor a água. Temos que planejar o amanhã, não somente o presente”, afirmou.

Com a implantação desse plano, as industrias que estão se instalando no município terão uma estrutura sustentável para que o município não tenha futuros problemas como a falta d´água. “Essas reuniões são fundamentais para o melhor desenvolvimento econômico e social da cidade e para preservação do meio ambiente. Estamos trabalhando para que a água chegue em todas as torneiras durante muito tempo,” disse Adelmo Santos, secretario de Meio Ambiente e Urbanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares