quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

86 Mil preservativos serão distribuídos no Carnaval de Itaboraí

O Programa de DST, AIDS e Hepatites Virais vai distribuir 86 mil preservativos masculinos.
O objetivo é proteger a população contra o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de orientar sobre o uso da camisinha. A distribuição acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

A campanha “Se rolar, use camisinha” pretende incentivar o uso do preservativo em todas as relações sexuais. “Estamos seguindo o tema proposto pelo Ministério da Saúde, que tem como público-alvo jovens gays de 15 a 24 anos. Temos observado que este grupo não dá a devida importância para a gravidade desta doença e, por questões comportamentais, evitam usar a camisinha, transmitindo o vírus HIV indiscriminadamente”, explica a coordenadora do programa no município, Eledir Terra.

Segundo dados do MS, de 1998 a 2010, o percentual de casos da doença na população heterossexual nessa faixa etária caiu 20,1%. Já entre os homossexuais das mesmas idades houve aumento de 10,1%. A campanha também chama a atenção para o risco do álcool que, durante o carnaval, tem elevado consumo e, geralmente, as pessoas deixam a camisinha de lado.

Exames de HIV 


Terminada a folia, a campanha continua com foco no incentivo à realização do exame para diagnóstico. 


Testes de HIV, sífilis e hepatites, para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, são realizados diariamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva, que fica na Av. Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/n, Nancilândia, Itaboraí. Mais informações pelo telefone (21) 2645-8070    (21) 2645-8070      

Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares